CONTADOR DE ACESSO

contador de acesso grátis

sábado, 16 de julho de 2011

UMA IMAGEM DE CARTÃO POSTAL ONDE AS AVES SE IZIBE SEM ECONDERÍGIMO

UMA IMAGEM DE CARTÃO POSTAL

Passados quase 45 anos da época em que não havia, em quedas do Iguaçu, carros e muito menos edifícios, a maior parte - para não dizer quase tudo - foi transformada em ruas e avenidas. Enfim, Quedas do Iguaçu assim como Salto Osório, Espigão Alto do Iguaçu ou Laranjeiras do Sul viram grandes modificações transformando geograficamente o aspecto da natureza. No lugar dos pinheiros nativos com mais de 100 anos consumidos pela industrialização, e em seu lugar cresceram pinos de bem menos valor, germinado em

laboratórios.O verde dos pinheiros nativos foi desaparecendo e sobraram algumas poucas áreas distribuída em formato de canteiros para que a natureza pudesse se manifestar. E se há 500 anos esta terra era repleta de pinheiros, cedro, angico, marfim, jacarandá, marfim e outras tantas madeiras nobres todas crescendo por toda parte. Por que tais espécies não poderiam voltar a ocupar seu merecido espaço?A pergunta já vem sendo respondida por uma porção de paisagistas e pessoas interessadas em resgatar traços da flora nativa no Brasil. Como prova disso, um número cada vez maior de jardins surge, emprestando muita exuberância, tropical idade e um majestosoverde às paisagens, atualmente cinzas, das cidades. Algumas pessoas apreciam bastante a elegância das palmeiras. Outras preferem o aconchego de uma árvore frondosa. Uns gostam de estilo europeu ou até oriental como as tuias e laguinhos as ambuias, os cdros, jacarandá,marfim,juazeiro em fim são tantas as arvores, se alguem tiver a curiosidade de saber os nomes das arvores mais nobres, cuaze todas estão indicando os nomes das ruas da cidade de Quedas do Iguaçu no Paraná. Tem gente capaz de qualquer sacrifício para Ter uma piscina em casa. E há os que querem mesmo é Ter uma hortinha ou um pomar. Enfim gosto cada um tem o seu. Daí a importância de listar as necessidades e desejos, o mais detalhado possível e abrangendo toda a família ou toda comunidade (no caso de Salto Osório comunidade de Quedas do Iguaçu, região essa que moderniza o convívio da sua população, não se esquecendo de preservar a natureza característica da região. É característico do condomínio que eziste no Salto Osório a conservação de jardins com gramas bem tratada. A plantação de flores nos espaços reservado para o embelezamento exterior das casas, Quando bem planejado e executado, Reflete o gosto pela natureza e erradia felicidade nos lares habitados. Um jardim acaba se transformando na extensão natural da casa.
Não é novidade para ninguém e muito menos para você que neste momento está lendo esta matéria que o primeiro passo é dar uma olhada na parte arquitetônica do local e elementos vegetais existentes, certificando-se de alguns itens:
Não reserve espaço para árvores de grande porte muito perto da casa ou construções (08 a 10m de distância): O sistema radicular da árvore pode acabar rachando pisos próximos e até comprometer o alicerce. Deve também respeitar as divisas dos moradores confrontantes, 1.50 cet, nas laterais e 3.00mts. no fundo do terreno, estas metragens variam conforme as normas estabelecidas em condomínio, sempre respeitando em primeira mão a Lei Orgânica do município dos Estado e da Federação brasileira. Além disso, as folhas secas costumam entupir calhas e algum galho, se cair, poderá fazer estragos no telhado. Por este motivo as casa do condomínio de Salto Osório foi construído estilo americano sem muro e sem calhas, seguindo regulamento estabelecido das mais moderna arquitetura. Portanto as arvores não será sacrificadas ali permanecerá por toda a sua vida natural.
O espaço destinado a canteiros floridos deve, preferencialmente, ser deixado em local que possa ter destaque, quando visto de dentro das áreas mais nobres Evite canteiros de formas geométricas rígidas, por outro lado não convém abusar das curvas aleatórias.
Jardineiras de alvenarias devem ter, no mínimo, 40 cm de largura por 60 cm de profundidade. Evite utilizar plantas tóxicas ou espinhosas em locais de fácil alcance pelas crianças.
Não exagerem na utilização de elementos decorativos como estátuas e fontes. Cuidado também com o senso de proporção. Um elemento decorativo muito pequeno num espaço grande desaparece. Muito grande num espaço pequeno tende ao ridículo. Gramado
Um gramado saudável é poderoso elemento decorativo no jardim; a massa verde proporciona funda e realce para árvores, cercas-vivas, canteiros ou espécie isoladas, sem falar na distinção que produz e o efeito decorativo. Afora esta função estética, o gramado oferece também uma área de recreação e repouso para as pessoas. O corte de grama deve ser triturado, servindo de adubo não é recomendado rastelar.
Quando possível plante árvores de porte médio para sombras e pomar com variedades de frutas a gosto dos habitantes é saudável e embeleza o recinto, exemplo é as variedades de árvores frutíferas que são encontrada em quase todo o espaço da região de Salto Osório. Cuidados especiais:
Apesar de sua resistência, as arvores que dão frutas precisa de muito sol. Quando floresce, precisa ser podada com mais freqüência, para que o gramado não fique com uma má aparência.
Não se esquecer da existência de uma variedade enorme de plantas para cada tipo de clima.
Tractebel doará Vila de Salto Osório à Prefeitura A prefeitura de Quedas do Iguaçu e a Tractebel Energia assinaram  o termo de repasse das edificações que se encontram vazias e sem uso na Vila de Salto Osório. Também está sendo feita a transferência ao município de algumas áreas públicas daquela região. “Essas casas poderão ser reconstruídas pela prefeitura atendendo famílias carentes em bairros da cidade”, justifica o chefe da Usina de Salto Osório, Leocir Scopel. Com esse repasse a vila de Salto O´sorio vai ser um forte candidato a ser criado o 1º Distrito de Quedas do Iguaçu, no passado Espigão Alto do Iguaçu ocupava esse espasso de Distrito, om a municipalisação do Espigão Alto ficamos sem essa estrela na nossa Bandeira. Segundo Scopel, assim que a SANEPAR e Tractebel concluírem o projeto de saneamento básico e água potável da Vila, será feita a municipalização do local. Pelo que sabemos já está tudo concluido faltando alguns reparos somente nas ruas da Vila. A empresa também deverá de fazer o recapeamento asfáltico de algumas ruas e a construção de cercas para proteger as áreas ambientais, tambem já está concluida com rarissimas excessões.
Parque Aquático popularmente conhecida com prainha, será patrimônio de Quedas do Iguaçu.
Outro espaço importante que passa para o domínio do município de Quedas do Iguaçu é o Parque Aquático, Clube, Mirante e Casa de Visita. Até então o Parque Aquático era cedido à cidade em forma de comodato, o que dificultava investimentos públicos. “O Parque Aquático também será repassado em definitivo para a prefeitura. Esperamos concluir todo esse processo até o final de 201l”, ressaltou Scopel.
Ele ressaltou que as áreas de reservas e os projetos de meio ambiente continuam em poder da empresa, com autorização dos órgãos ambientais, cadastradas e averbadas em cartório. O prefeito Jacaré disse que deverá anunciar nos próximos dias um projeto de desenvolvimento para aquela região, entre eles a criação de um distrito.
Historiador: Antonio Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário