CONTADOR DE ACESSO

contador de acesso grátis

sábado, 16 de julho de 2011

DIFERENÇA DO VELHO E O IDOSO 29 01.2010

DIFERENÇA DO VELHO E O IDOSO 29 01.2010

Existe uma barreira muito grande entre a pessoa velha e a pessoa idosa.
A diferença é muito espaçosa entre o velho e o idoso
Existe uma grande diferença entre o velho e o idoso. Podemos afirmar com certeza, que a verdadeira velhice esta no espírito das pessoas, que se entregam a passagem do tempo, esquecendo-se que seu espírito pode permanecer jovem, apesar do seu organismo envelhecer. O espírito pode se manter jovem não interessa se o nosso corpo esta envelhecido, não interessa o estado geral da matéria. As nossas juntas ou articulações podem estar gastas de tanto uso, mas a alma pode e deve ser cuidada.
Eu conheço velhos com 18 anos, e jovem com 70. Cada um com uma maneira diferente de enfrentar a vida. Caro leitor veja como pode ser identificados e classificados em diferente situação os nossos idosos ou velhos. Não podemos fazer o tempo parar, por isso envelhecemos, o avançar do tempo todos envelhece juntos, não justifica a perca da alegria de viver.
A nossa jovialidade não pode ser perdida. Se estamos vivos já e algo para ser comemorado palavras do Ex. vice Presidente Jose Alencar. O que não podemos fazer e colaborar com a morte, acelerando o processo do fim da vida. Devemos ter cuidado com a nossa saúde que ´e muito importante para a vitalidade da alma e do espírito.
A matéria se desgasta com o passar dos tempos, mas não justifica o desgaste de nosso espírito, a matéria pode sofrer desequilíbrio, mas reservamos em tacto o nosso espírito, um espírito jovem depende somente de nos não há passar dos tempos que corroa não podemos nos deicha se abater por isso. O que temos que fazer e aceitar com normalidade as causas que a idade possa causar.
Se tivermos um objetivo na vida, um plano para o futuro devemos abraçar a causa como fosse ainda muito novo na idade, não podemos nos perguntar será que vale apena, estou muito velho (a). O que devemos fazer, e desenvolver o nosso projeto, com entusiasmo, fazendo de conta que estamos no auge da juventude. O importante ´e envelher vivo, cada ano vivido hoje equivale a dez anos na juventude. Devido o pouco tempo que temos e preciso muita garra mais do que quando éramos jovens. Diz um sábio idoso, sonhar e muito bom se paramos de sonhar começamos a morrer. Velho e aquele que desistem de tudo sentam em uma cadeira de balanço só para ver o tempo passar, e fazendo somente atividade de velho ou de velha, jogando dominó, cartas canastra e outras atividades propía de velho ou de velha.
Será que apenas jogar dominó, por exemplo, e conversar contando para as pessoas o que fez quando jovem? Melhor e descobrir o que são atividades para idosos.
Não foi de varde que os nossos cabelos branquearam, na verdade, temos muita coisa para ensinar, algo que nossa vivencia nos trouxe, e que podemos repassar aos mais jovens, os nossos conhecimentos, a quem nos queira e precisam acrescentar em seus conhecimentos. Paciência e humildade enriquecem ainda mais O que de melhor trouxemos. Com o passar dos tempos aprimoramos os nossos conhecimentos, de amar e a capacidade de saber amar. Amar quem nos cerca, amar a natureza, amar a Deus, amar as Obras do Criador, amar a ciência, em fim amar, amar, amar.... À medida que envelhecemos aumenta a capacidade de amar, se perdemos a capacidade de amar, ficamos tristes, são as lembranças boas que nos conforta. Nunca se esta velha (o) para amar alguém.
Podemos entender perfeitamente, cada dia que o idoso vive é o primeiro dia daqueles que nos restam viver, portanto, podemos fazer planos para os demais dias que nos resta. Não vamos julgar que ele pode ser o ultimo, ainda que possa ainda ser. Mas sempre vamos viver pensando no futuro, e vivendo o presente. Velhos ficam apenas lembrando no passado, idoso pensa e faz planos para o futuro.
Devemos sempre olhar a linha do horizonte, tentando descobrir oque existe no outro lado, la onde o sol pode iluminar nossa esperança no futuro, e não apenas nos voltarmos para o passado que, afinal, possa ter sido bom alegre, saudável, prospero e cheio de gloria. Já pensou nisso?. Ter lembranças gostosas e uma coisa maravilhosa, divina, mas se prender nela, apenas viver delas e outra coisa.
Temos que ter uma vida bem ativa, para sermos um idoso saudável, devemos praticar alguns esporte, ou praticar atividades intelectuais ou ambas, viver prazerosamente o tempo que ainda temos de vida, e não ficar lembrando o que já fomos ou sentimos, lembrando que a morte se aproxima. A morte vem de qualquer jeito, não precisamos chamá-la, ela conhecer o caminho, e saberá quando chegar. Deixe a morte em paz ela mesma saibe a hora e o local. Para que facilitar a morte, se podemos colocar obstáculos em seu caminho, atrapalhar a sua velocidade, atrasar a sua trajetória, nao pense na morte fale da vida.
As rugas também diferenciam velho de idosos. Enquanto os idosos têm as suas rugas marcads pelo sorriso, pela alegria de viver, os velhos têm marcados pela amargura que marca seus dias tornando o traçado desalinhado, enferrujado e descorcetante.
Uma linda frase para encerrar.
Idosos e velho pode ter a mesma idade no documento, mas tem idade diferente no espírito e na alma.
com alegria no coração desejo a todos um lindo dia
Quedas do Iguaçu 29 de Janeiro de 20100
Antonio Monteiro da Silv

Nenhum comentário:

Postar um comentário