CONTADOR DE ACESSO

contador de acesso grátis

segunda-feira, 23 de maio de 2011

TRÊS BARRAS DO PARANÁ.

TRES BARRAS DO PARANA
Antigo Distrito de Catanduvas conseguiu emancipação no dia 13 de maio de 1980, sendo batizada de Três Barras do Paraná - PR, nome este escolhido à partir de três nascentes de água, localizadas na extensão da Rua Mato Grosso denominada de Vila Alta, que se encontram para formar o Rio Três Barras, afluente do Rio Guarani, que por sua vez deságua no Rio Iguaçu. Seus primeiros habitantes pertencem a família Prestes, provenientes do sul do Brasil, mais precisamente pelo Sr. Timóteo Bernardes Prestes (in memorian) que chegou a Três Barras do Paraná - Pr entre o final da década de 40 e início da de 50. Entre seus habitantes mais antigos vivos encontra-se o Sr. Gomercindo Moreschi que habita esta terra desde meados da década de 50 construindo uma família unida e muito respeitada por todos os tri barrenses. No passado Três Barras ja foi palco de sangrentas lutas produzidas por grileiros, pistoleiros de aluguel e foragidos da justiça.Também ocorreram brigas eleitorais acirradas e mortes violentas. No entanto hoje é habitada por pessoas pacatas e trabalhadoras que possuem um índice de desenvolvimento humano satisfatório, produto interno bruto acima da média nacional para municípios menores de 15.000 mil habitantes e uma arrecadação municipal altíssima que vem batendo seus próprios recordes todos os anos.

Significado do Nome:
Etimologia. Três Vem do latim “três”, com referência a cardinal dos conjuntos equivalentes a um conjunto de três membros. (FT, ABHF).
Barras Substantivo masculino plural. O termo “barra” origina-se do celta “barr”, que designa pedaço ou desembocadura de rio. (PJMS).
da Contração da preposição “de” (posse), com o artigo masculino “o”.
Paraná Origina-se do guarani “Pa’ra”, (Pará)...mar + “nã (anã)”...semelhante: semelhante ao mar, rio grande igual ao mar, parente do mar. (FF, AN). Segundo Gonçalves Dias, o termo vem do tupi, “Paraná”, significando rio veloz.
Aniversário da Cidade
13 de Maio (O município foi fundando em 13 de maio de 1980, através da Lei Estadual 7.305/80).

CARACTERÍSTICAS:
No passado, ainda como distrito de Catanduvas - PR, sua forte economia baseava-se na extração da madeira e no cultivo do feijão onde se tornou referência nacional neste segmento. Hoje em dia caracteriza-se pela diversificação de culturas como: milho, soja, tabaco, feijão, etc. além de ser uma grande bacia leiteira e possuir enorme rebanho de gado de corte. Sua produção avícola é uma das maiores da região e a suina é referência estadual em qualidade e quantidade de animais. O comércio de Três Barras do Paraná Paraná é muito bem estruturado, considerando-se o padrão e os costumes do povo local. Conta aproximadamente com mais de 300 estabelecimentos comerciais, com expedição de alvará pela prefeitura, nas mais diversas atividades comerciais além de indústrias madeireiras, fecularia ecológica e um laticínio que conta com uma grande industrialização de derivados de leite e fabrica de iogurte.
Clima Subtropical Úmido Mesotérmico.
Temperatura Média Verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22° C). Invernos com geadas pouco frequentes (temperatura média inferior a 18° C), sem estação seca definida.
Aniversário 13 de maio Fundação 1980 Gentílico tri barrense
25° 25' 08" S 53° 10' 51" O25° 25' 08" S 53° 10' 51" O
Municípios limítrofes Cascavel, Boa Vista da Aparecida, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Catanduvas, Quedas do Iguaçu e Nova Prata do Iguaçu.
Características geográficas

TRÊS BARRAS DO PARANÁ
PREFEITO:
GERSO FRANCISCO GUSSO – DEM
2008 – A 2012
UIDADE FEDERATIVA PR (18)
ESTADO Paraná
CEP - INICIAL 85485000
CEP - FINAL 85485000
LATITUDE -25, 4100
LONGITUDE -53, 1600
ALTITUDE 562 m
ÁREA KM² 509,1 km
CÓDIGO IBGE 27858
CÓDIGO CORREIO 6774
DISTÂNCIA CAPITAL 461 km
POPULAÇÃO 13057 h
CENSO DEMOGRÁFICO IBGE
MASCULINO 1996 - MASCULINO 6644 h
FEMININO 1996 - FEMININO 6413 h
CENSO DEMORÁFICO
VARIAÇÃO -10,26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário