CONTADOR DE ACESSO

contador de acesso grátis

domingo, 15 de maio de 2011

HOMENAGENS

HOMENAGENS


Apelido de família ou sobrenome da onomástica da língua portuguesa, muitas vezes derivado do ofício ou profissão de monteiro. Pode também ter raízes toponímicas, originando-se da palavra “monte”.

Origem A palavra “monteiro” tem por significado “s. m. 1. Guardam de montados, matas, coutados. 2. Caça Caçador de monte. adj. 3. De monteiro ou da montaria.”[1]A profissão de monteiro remontaria aos princípios da monarquia portuguesa, quando se tem notícia do cavaleiro Rui Monteiro, monteiro-mór de D. Afonso Henriques; os genealogistas o consideram o primeiro portador atestado do apelido. O monteiro-mór, do Reino ou local (Ponte de Lima, Viana, etc.), era o funcionário real responsável por superintender ao domínio público: rios, florestas, e em especial às caçadas e coutadas. D. João I de Portugal levava o assunto tão a sério que chegou a escrever um tratado sobre o tema – o Livro da Montaria, sobre o “jogo dos reis”, ou seja, as coutadas reais. O ofício de monteiro estaria ligado à origem, em tempos modernos e com a evolução acadêmica, da profissão de engenheiro florestal. [2] A documentação mais antiga de que se tem notícia aonde aparece o sobrenome proviria do Mosteiro do Lorvão (Coimbra), de 1096. Rui Monteiro seria natural da terra de Penaguião, no alto Douro, e possuidor do padroado da igreja de Santa Ovaia de Andrufe. Seria neto de D. Soeiro Viegas, o qual é citado nas memórias do Rei Afonso III. Recebeu-se com Dª Elvira Gonçalves, fª de D. Gonçalo Moniz e de Dª Maria Annes. Tiveram filhos que continuou o apelido, a saber:

Egas Monteiro, sucessor na casa de Rui Monteiro e no padroado em Andrufe, pai de: Paio Monteiro, sucessor na casa de seu pai,

∞ Dª Teresa Annes, neta paterna de Soeiro Forjaz

Fernão Rodrigues Monteiro († 1237), 4° mestre da ordem dos cavaleiros de Avis Mumio Monteiro, padroeiro da igreja de Valadares em Baião

Rui Monteiro (Filho), segundo Figueiras Gayo

É importante notar também que nem sempre a palavra “monteira” é proveniente de ocupação profissional, podendo assim muitas vezes este sobrenome ser adotado como uma referência à área de residência. O sobrenome popularizou-se sobremaneira e hoje existem em Portugal e no Brasil inúmeras famílias Monteiro com origens distintas e sem qualquer grau de parentesco. O apelido Monteiro é parte de sobrenomes compostos de muitas famílias brasileiras e portuguesas, e.g. Sousa Monteiro, Cunha Monteiro, etc. Também encontramos a forma “Montero” na Espanha, aonde além das origens já citadas há uma mais recente aonde o termo “montero” designaria o trabalho da pedra, podendo assim o sobrenome ser análogo a outros apelidos como Canteiro e Pedreiro.


BRASÃO DOS DA SILVA


A família Silva era uma das mais bem consideradas na península portuguesa. Somos descendentes dos reis de Leão: Dom Guterres Pais, governador da Terra de Maia e um homem bastante rico, que foi pai de Dom Peládio Guterres, governador de Alva. Dom Peládio, por sua vez, teve como seu primogênito Guterre Aldereta da Silva, que era o senhor da Torre da Silva, em Aldereta. Ele lutou junto com Dom Fernando I, rei de Castela, na tomada de Coimbra e, por isso, foi elevado a conselheiro do reino, alcaide-mór do castelo de Santa Eulália, senhor de Aldereta e do Porto da Figueira. O brasão aí ao lado foi concedido por decreto expresso do rei de Portugal.

Mas é importante salientar que nem todo da Silva tem essa origem cheia de pompas e paetês. Na época da escravidão no Brasil, os escravos costumavam assumir o sobrenome de seus senhores, o que justifica a enorme quantidade de Silvas de origens tão diversas que não poderiam vir todos dos reis de Leão.


Zelina e Antonio Monteiro da Silva

DEDICATÓRIA

À minha esposa querida companheira de muitas jornadas Zelina Monteiro

À minha filha Lara Tatiana.

A meus filhos: Junkimar, Jaque Péricles, Lukinei.

Aos meus netos – Daiane, Laura, Marcelo, Péricles Laiza, Lincon, Bruna, Eduardo, Gabriela,

Aos meus genros e noras: Marcos, Rosemari, Eliane e

Lara Tatiana Monteiro Berlatto Lukinei –Jaque Péricres - Junkimar

AS MAIS FACINANTES HISTORIAS DO ESCRITOR ANTONIO MONTEIRO VOCÊ ENCONTRA NAS MELHORES LIVRARIAS DE QUEDAS DO IGUAÇU PR


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário