SAÚDE DENTRO E FORA DE CASA
Prevenir doenças é também obrigações nas relações humanas, pois deve vir do povo e crescer como um ideal. Nós como seres humanos, possuidores de um cérebro que segundo os estudiosos existe a mais de 350 milhões de anos, temos que saber que podemos prevenir doenças se usarmos o nosso cérebro.
Toda pessoa deve obedecer aos princípios básicos de higiene em sua casa, contribuindo, assim para o bem estar geral.
Antes de reclamar os danos causados pelos vizinhos, o mau cheiro proveniente de seu lixo acumulado, o criadouro de insetos que representa a água empoça no seu quintal, Devemos verificar os estragos que podemos causar pelas nossas próprias atitudes e avaliar o risco verdadeiro causado pela água suja de nosso tanque de lavagem de roupa que escoa no terreno e muitas vezes na rua.
Prevenir doenças e promover a saúde, não é só missão do governo e sim de cada um de nós, deve vir do povo, e ser alimentado pelo saber e crescer como um ideal. É uma obrigação nas relações humanas, assim sendo, as campanhas de educação sanitárias, tem por objetivo fazer chegar a todos os escolares do Brasil, através de seus professores, e de nós profissionais da área, os benefícios do ensinamento para conservar e prevenir as doenças, através dos ensinamentos de higiene, limpeza, asseio, alimentação e bons hábitos, com isso estará evitando as doenças, proporcionando mais saúde não só física mais mental e social.
Deus colocou na própria natureza para o bem da humanidade sofredora, as ervas medicinais, os brutos, os cereais e vegetais.
Sem pretender curar todas as doenças e sem querer dispensar a ciência, pois também é obra de Deus e graça a esta ciência muitas vidas foi salvas, se não estivermos fé em perfeita harmonia com Deus nada disso adianta, a natureza tem um poder incalculável e infinito com o bem estar do homem, basta saber usar e aproveitar o que a natureza nos oferece.
A propósito leia na sagrada escritura, na visão de Ezequiel no exíli (EZ 47,12), referindo-se à reconstrução do templo em Jerusalém, estas palavras que encontram eco no apocalipse de São João (1022,2): (as árvores) produzirão novos frutos de mês em mês, porque suas águas provem do santuário, pelo que seus brutos servirão de alimento e suas folhas de remédio.
2 - A cura das nossas doenças está na natureza, assim com as doenças, se não respeitar a harmonia do mundo o homem poderá ser instinto da face da terra.
Se a natureza é uma imensa farmácia, porque não unir o que há de valido nos avanços da ciência para resultados eficientes nas prevenções e nas curas, basta educar o povo a se prevenir contra as doenças, ter como hábito a tomar seguidamente aqueles chás de ervas que sabem que lhe fazem bem, e ser moderado e cuidadoso nas alimentações, que às vezes só serve para prejudicar a nossa saúde, qualidade e quantidade alimentam e previnem doenças. Nós podemos e devemos ter uma boa horta em nossa casa, se tivermos espaço. As hortaliças na medicina doméstica têm um papel fundamental em nossas refeições. Só terá boa saúde aquele que se alimentar racionalmente. As hortaliças não são só recomendadas como valor alimentício, mas também pelo seu uso medicinal assim como as frutas têm também o seu papel importante, para fins nutritivos e terapêuticos. Para podermos desempenhar as nossas mais variadas atividades é necessária boa saúde, e para tê-la cabe a nós recolher o que é melhor, por sua vez depende da alimentação, uma boa saúde, alimentação correta nos proporciona, saúde física, saúde mental e moral.
Uma criança bem alimentada cresce com maior rapidez e aprende com maior facilidade. Sucesso do trabalhador depende de uma boa alimentação. O professor Alfrânio Peixoto, de saudosa memória, disse que “não fazemos nada de bom, porque estamos de dieta”.
“A humanidade, com os dentes, cava a própria sepultura”.
Diz um sábio “O homem não morre, mata-se”, escreve o Dr. Gustavo Armbrust “Uma das causas da morte prematura está na alimentação irracional”. 3 - Para o bem de todos, seria conveniente divulgar pelo rádio c pela imprensa, na escola e na igreja, toda a verdade a respeito da alimentação. As autoridades, que tem o poder de decidir sobre como transformar em felicidade, mas não o fazem, uns porque não lhes interessa, outras por ignorância, outros por falta de amor do próximo, querem somente tirar proveito do sofrimento do povo para se perpetuarem no poder, os poucos bons são a minoria não conseguem levar avante os seus ideais. O homem tem feito grandes progressos no campo das ciências. E constantemente nos surpreende, idoneidade moral, senso de justiça, amor ao próximo, espiritualidade, conhecimento de Deus.
Um bom homem a cavalo disse a alguém: alguém vale mais que um mau homem de avião e por falar em bom homem isso vale para uma boa mulher também, a informação e a prevenção tem não só salvado muitas pessoas, mas também evitados danos irreversíveis, por estes motivos é recomendado que todas as pessoas tenham em local bem visível alguns números de telefones para qualquer eventualidade, ex:
- Hospital;
- Polícia: 190;
- Corpo de bombeiros;
- Pronto Socorro;
- Ambulatório Municipal;
- Copel Sanepar
Obs.: Todo tipo de acidente domiciliar seja: quebradura, envenenamento, desmaio ou queimadura, não faça nada se não tiver conhecimento científico, ou seja, ter recebido treinamento por um profissional do ramo, um mal atendimento poderá agravar ou até matar o acidentado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário