A HIGIENE DENTRO E FORA DE CASA
Os germes, bacilos ou bactérias nas águas ou nos alimentos são causadores de muitas doenças. Para evitar o ataque destes malfeitores de nossa saúde, o ideal é a limpeza. A grande preocupação dos órgãos responsáveis por este campo no que tange a conscientização sanitária é fazer com que a população menos esclarecida use a higiene para se prevenir dos inimigos de nossa saúde, germes, bacilos, bactérias, etc. Os insetos como: barata, rato, pulga, piolhos em contatos com animais são responsáveis por muitas doenças. Os alimentos mal preparados, conservados levam para dentro de nosso organismo germes e impurezas.
A água é um veículo que leva para o interior do nosso corpo, para o sangue, elemento da vida, se for limpa é saudável, ou de doença até de morte, se for poluída e contaminada. É um erro pensar que toda água, pelo simples fato de se apresentar aparentemente límpida, é pura.
Ela pode conter germes, bacilos ou bactérias causadores de gastrenterites e, no entanto, apresentar-se relativamente límpida.
Uma outra, pode, ao contrário, encontra-se turva, pouco agradável à vista, mas isenta de elementos nocivos. A aparência, portanto, não é o que deve decidir da boa ou má qualidade da água.
De modo geral, supõe-se que a água de boa qualidade é aquela distribuída pelas autoridades competentes da cidade ou município.
A autoridade pública é responsável pela água que distribui aos consumidores. Essa água apresenta freqüentemente um sabor de desinfetante e isto se deve à presença de cloro que é adicionada a água devido ao seu forte poder bactericida. No interior, nos pequenos núcleos rurais, onde não se dispõe de nenhum sistema público de abastecimento, muitas vezes não existem outras alternativas: a água prove de algum poço de um rio, de um lago, de uma fonte, ou das chuvas. De modo geral, por princípio, as águas superficiais são sempre suspeitas as águas de poços muito profundos, assim como as de chuvas, são mais dignas de se considerarem seguras, do ponto de vista higiênico, embora possam poluir-se, mediante uma captação inadequada.
Não resta dúvida, portanto, que a água para consumo deve constituir um dos fatores mais importantes em casa, perante o perigo de contrair-se doenças pro contágio.
é legal mas poderia ser mais esclarecido né
ResponderExcluir