CONTADOR DE ACESSO

contador de acesso grátis

segunda-feira, 23 de maio de 2011

GUARANIAÇU PR.

GUARANIAÇU CIDADE DO PARANÁ
É um município brasileiro situado no Oeste do estado do Paraná. O Município de Guaraniaçu foi fundado na região que compreende a faixa de fronteira do Brasil com as Repúblicas do Paraguai e Argentina.
Toda a vasta gleba de terras que, dos Campos de Guarapuava, estende-se ao ocidente do Paraná, até a Cidade de Foz do Iguaçu, nos lindes extremos do nosso País com aquelas Repúblicas sul-americanas, embora já conhecida por diversos personagens, desde a época do descobrimento e povoamento dos Campos de Guarapuava, permaneceu desconhecida por muitos anos, isto é, a partir das entradas das bandeiras paulistas e primeiras expediçõ espanholas até o ano de 1888
Quando foi fundada a Colônia Militar do Iguaçu, que deu origem à Cidade de Foz do Iguaçu, primeiro centro populacional instalado na linha divisória do Brasil com aqueles dois Países co-irmãos. Regida por uma legislação especialíssima, a faixa de fronteira, apesar de fertilidade das suas terras e das inesgotáveis riquezas naturais de que é dotada, permaneceu inexplorada e desconhecida até há bem poucos anos.
A Cidade de Guaraniaçu, como tantas outras, que surgiram em pleno sertão ocidental do Estado do Paraná, é uma conquista da moderna civilização e fruto da cultura que ali vem se formando nos últimos tempos.
Como parte de sua história, conta-se que o território onde hoje se situa o Município de Guaraniaçu, foi palco de graves acontecimentos ocorridos durante o período revolucionário de 1922 a 1925, quando se verificaram sangrentos combates entre as tropas legalistas e revolucionárias, saindo vitoriosas as forças legalistas, depois de fragorosa derrota imposta aos revolucionários.
Quando da fundação do povoado, que recebeu a denominação de Rocinha, os seus habitantes tinham nas reservas florestais, sua principal riqueza natural.
A primeira estrada de rodagem traçada e construída, ligando os Municípios de Guarapuava a Foz do Iguaçu, passando por Guaraniaçu, teve execução no período de 1917 a 1922, pelo engenheiro civil Francisco Natel de Camargo.
Em 1934, foi criado e instalado o Distrito Judiciário de Guaraniaçu e, em 1951, foi elevado à categoria de município autônomo.
O topônimo Guaraniaçu é de origem Guarani e quer dizer Lobo Habitante Daságuas Grandes. Aniversário Fundação 14 de novembro de 1951
Gentílico guaraniaçuano ou guaraniaçuense
Localização 25° 06' 03" S 52° 52' 40" O25° 06' 03" S 52° 52' 40" O

GUARANIAÇU
PREFEITO:
JURACI RONALDO GAZELLA
2008 – Á 2012
UIDADE FEDERATIVA PR (18)
ESTADO PARANÁ
CEP - INICIAL 85.400000
CEP - FINAL 85.400000
LATITUDE -25,1000
LONGITUDE -58.8600
ALTITUDE 923 m
ÁREA KM² 1234,4 km²
CÓDIGO IBGE 9303
CÓDIGO CORREIO 6130
DISTÂNCIA CAPITAL 437 km
POPULAÇÃO 15.959 h
CENSO DEMOGRÁFICO IBGE 9302
MASCULINO 1996 - MASCULINO 10008 h
FEMININO 1996 - FEMININO 9601 h
CENSO DEMORÁFICO
VARIAÇÃO -18,62
Guaraniaçu
Paraná – PR
Histórico
O Município de Guaraniaçu foi fundado na região que compreende a faixa de fronteira do Brasil com as Repúblicas do Paraguai e Argentina.
Toda a vasta gleba de terras que, dos Campos de Guarapuava, estende-se ao ocidente do Paraná, até a Cidade de Foz do Iguaçu, nos lindes extremos do nosso País com aquelas Repúblicas sul-americanas, embora já conhecida por diversos personagens, desde a época do descobrimento e povoamento dos Campos de Guarapuava, permaneceu desconhecida por muitos anos, isto é, a partir das entradas das bandeiras paulistas e primeiras expedições espanholas até o ano de 1888, quando foi fundada a Colônia Militar do Iguaçu, que deu origem à Cidade de Foz do Iguaçu, primeiro centro populacional instalado na linha divisória do Brasil com aqueles dois Países co-irmãos. Regida por uma legislação especialíssima, a faixa de fronteira, apesar de fertilidade das suas terras e das inesgotáveis riquezas naturais de que é dotada, permaneceu inexplorada e desconhecida até há bem poucos anos. A Cidade de Guaraniaçu, como tantas outras, que surgiram em pleno sertão ocidental do Estado do Paraná, é uma conquista da moderna civilização e fruto da cultura que ali vem se formando nos últimos tempos. Como parte de sua história, conta-se que o território onde hoje se situa o Município de Guaraniaçu, foi palco de graves acontecimentos ocorridos durante o período revolucionário de 1922 a 1925, quando se verificaram sangrentos combates entre as tropas legalistas e revolucionárias, saindo vitoriosas as forças legalistas, depois de fragorosa
derrota imposta aos revolucionários. Quando da fundação do povoado, que recebeu a denominação de Rocinha, os seus habitantes tinham nas reservas florestais, sua principal riqueza natural. A primeira estrada de rodagem traçada e construída, ligando os Municípios de Guarapuava a Foz do Iguaçu, passando por Guaraniaçu, teve execução no período de 1917
a 1922, pelo engenheiro civil Francisco Natel de Camargo.
Em 1934, foi criado e instalado o Distrito Judiciário de Guaraniaçu e, em 1951, foi elevado à categoria de município autônomo.
O topônimo Guaraniaçu é de origem Guarani e quer dizer Lobo Habitante das Águas Grandes. Gentílico: guaraniaçu ano ou guarani açuense
Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Guaraniaçu, pela lei n.º 790, de 14-11-1951, desmembrado de Guarapuava. Sede no povoado de Rocinha atual distrito de Guaraniaçu. Constituído de 2 distritos: Guaraniaçu e Catanduvas, desmembrados do município de Laranjeiras do Sul (ex-Iguaçu). Instalado em 14-12-1952. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: Guaraniaçu e Catanduvas. Pela lei municipal n.º 50, de 13-07-1955, é criado o distrito de Mato Queimado (expo voado) e anexado ao município de Guaraniaçu. Pela lei municipal n.º 52, de 13-07-1955, é criado o distrito de Faxinal de São João (ex-povoado) e anexado ao município de Guaraniaçu. Pela lei municipal n.º 51, de 13-07-1955, é criado o distrito de Campo Bonito (expo voado) e anexado ao município de Guaraniaçu. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 5 distritos: Guaraniaçu, Campo Bonito, Catanduvas, Faxinal de São João e Mato Queimado. Pela lei estadual n.º 4245, de 25-07-1960, desmembra do município de Guaraniaçu o distrito de Catanduvas. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: Guaraniaçu, Campo Bonito, Faxinal de São João e Mato Queimado. Pela lei estadual n.º 5724, de 20-12-1967, é criado o distrito de Bela Vista e anexado ao município de Guaraniaçu.
Pela lei estadual n.º 5752, de 1-04-1968, é criado o distrito de Borman e anexado ao município de Guaraniaçu. Pela lei estadual n.º 5494, de 31-01-1967, é criado o distrito de Diamante e anexado ao município de Guaraniaçu. Pela lei estadual n.º 5747, de 18-03-1968, é criado o distrito de Guaporé e anexado ao município de Guaraniaçu. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 6 distritos: Guaraniaçu, Bela Vista, Borman, Campo Bonito, Diamante e Guaporé. Não aparecendo os distritos de Faxinal de São João e Mato Queimado foram extintos.
Pela lei estadual n.º 8403, de 31-10-1986, alterada pela lei estadual n.º 9117, de 14- 11-1989, que modificou os seus limites, desmembra do município de Guaraniaçu o distrito de Campo Bonito. Elevado à categoria de município. Pela lei estadual n.º 9316, de 11-07-1990, desmembra do município de Guaraniaçu o distrito de Diamante do Sul. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 4 distritos: Guaraniaçu, Bela Vista, Borman e Guaporé. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-05-2001.tttGuaraniaçu Paraná – PR

Histórico:
O Município de Guaraniaçu foi fundado na região que compreende a faixa de fronteira do Brasil com as Repúblicas do Paraguai e Argentina.
Toda a vasta gleba de terras que, dos Campos de Guarapuava, estende-se ao ocidente do Paraná, até a Cidade de Foz do Iguaçu, nos lindes extremos do nosso País com aquelas Repúblicas sul-americanas, embora já conhecida por diversos personagens, desde a época do descobrimento e povoamento dos Campos de Guarapuava, permaneceu desconhecida por muitos anos, isto é, a partir das entradas das bandeiras paulistas e primeiras expedições espanholas até o ano de 1888, quando foi fundada a Colônia Militar do Iguaçu, que deu origem à Cidade de Foz do Iguaçu, primeiro centro populacional instalado na linha divisória do Brasil com aqueles dois Países co-irmãos. Regida por uma legislação especialíssima, a faixa de fronteira, apesar de fertilidade das suas terras e das inesgotáveis riquezas naturais de que é dotada, permaneceu inexplorada e desconhecida até há bem poucos anos.
A Cidade de Guaraniaçu, como tantas outras, que surgiram em pleno sertão
ocidental do Estado do Paraná, é uma conquista da moderna civilização e fruto da cultura que ali vem se formando nos últimos tempos.
Como parte de sua história, conta-se que o território onde hoje se situa o Município de Guaraniaçu, foi palco de graves acontecimentos ocorridos durante o período revolucionário de 1922 a 1925, quando se verificaram sangrentos combates entre as tropas legalistas e revolucionárias, saindo vitoriosas as forças legalistas, depois de fragorosa derrota imposta aos revolucionários.
Quando da fundação do povoado, que recebeu a denominação de Rocinha, os seus habitantes tinham nas reservas florestais, sua principal riqueza natural. A primeira estrada de rodagem traçada e construída, ligando os Municípios de Guarapuava a Foz do Iguaçu, passando por Guaraniaçu, teve execução no período de 1917 a 1922, pelo engenheiro civil Francisco Natel de Camargo. Em 1934, foi criado e instalado o Distrito Judiciário de Guaraniaçu e, em 1951, foi elevado à categoria de município autônomo.
O topônimo Guaraniaçu é de origem Guarani e quer dizer Lobo Habitante das Águas Grandes. Gentílico: guaraniaçuano ou guaraniaçuense Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Guaraniaçu, pela lei n.º 790, de 14-11-1951, desmembrado de Guarapuava. Sede no povoado de Rocinha atual distrito de Guaraniaçu. Constituído de 2 distritos: Guaraniaçu e Catanduvas, desmembrados do município de Laranjeiras do Sul (ex-Iguaçu). Instalado em 14-12-1952. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos:

Guaraniaçu e Catanduvas.
Pela lei municipal n.º 50, de 13-07-1955, é criado o distrito de Mato Queimado (expo voado) e anexado ao município de Guaraniaçu.
Pela lei municipal n.º 52, de 13-07-1955, é criado o distrito de Faxinal de São João (ex-povoado) e anexado ao município de Guaraniaçu.
Pela lei municipal n.º 51, de 13-07-1955, é criado o distrito de Campo Bonito (expo voado) e anexado ao município de Guaraniaçu.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 5 distritos: Guaraniaçu, Campo Bonito, Catanduvas, Faxinal de São João e Mato Queimado.
Pela lei estadual n.º 4245, de 25-07-1960, desmembra do município de Guaraniaçu o distrito de Catanduvas. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: Guaraniaçu, Campo Bonito, Faxinal de São João e Mato Queimado. Pela lei estadual n.º 5724, de 20-12-1967, é criado o distrito de Bela Vista e anexado ao município de Guaraniaçu.
Pela lei estadual n.º 5752, de 1-04-1968, é criado o distrito de Borman e anexado ao município de Guaraniaçu.
Pela lei estadual n.º 5494, de 31-01-1967, é criado o distrito de Diamante e anexado ao município de Guaraniaçu.
Pela lei estadual n.º 5747, de 18-03-1968, é criado o distrito de Guaporé e anexado ao município de Guaraniaçu.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 6 distritos:
Guaraniaçu, Bela Vista, Borman, Campo Bonito, Diamante e Guaporé. Não aparecendo os distritos de Faxinal de São João e Mato Queimado foram extintos. Pela lei estadual n.º 8403, de 31-10-1986, alterada pela lei estadual n.º 9117, de 14- 11-1989, que modificou os seus limites, desmembra do município de Guaraniaçu o distrito de Campo Bonito. Elevado à categoria de município.
Pela lei estadual n.º 9316, de 11-07-1990, desmembra do município de Guaraniaçu o distrito de Diamante do Sul. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 4 distritos: Guaraniaçu, Bela Vista, Borman e Guaporé.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.
Cadastro de Autoridades

PODER EXECUTIVO
GUARANIAÇU
JURACI RONALDO CAZELLA - PMDB
PREFEITO
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NEVES, 394 - CX. POSTAL 71
85400-000 GUARANIAÇU - PR
Telefone: COM (45) 3232-1162 FAX (45) 3232-1433
ELÓI CASSOL - PDT
VICE-PREFEITO
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NEVES, 394 - CX. POSTAL 71
85400-000 GUARANIAÇU - PR
Telefone: COM (45) 3232-1162

PODERLEGISLATIVO DA CIDADE DE GUARANIAÇU
PRESIDENTE DA CÂMARA
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NEVES, 358
CENTRO 85400-000 GUARANIAÇU - PR
Telefone: COM (45) 3232-1149 COM (45) 3232-1759 FAX (45) 3232-1828
ALTEMIR FUNES JUNIOR - PSDB
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NEVES, 358
85400-000 GUARANIAÇU - PR
FRANCISCO ALVES DA CRUZ - DEM
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NEVES , 358
85400-000 GUARANIAÇU - PR
HÉLIO MORAES DE JESUS - PMDB
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NAVES , 358
85400-000 GUARANIAÇU - PR
IRONDI DE OLIVEIRA SANTOS - DEM
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NAVES , 358
85400-000 GUARANIAÇU - PR
NERI DE JESUS DO BONFIM - PR
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NAVES , 358
85400-000 GUARANIAÇU - PR
OLMIR SANTIN - PMDB
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NAVES, 358
85400-000 GUARANIAÇU - PR
OSMÁRIO DE LIMA PORTELA - PDT
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NAVES , 358
85400-000 GUARANIAÇU - PR
VITOLOR DOS SANTOS ALMEIDA - PR
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NAVES , 358
85400-000 GUARANIAÇU - PR
VOLNEI ANTONIO DALL´AGNOLO - PMDB
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NEVES , 358
85400-000 GUARANIAÇU – PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário