CONTADOR DE ACESSO

contador de acesso grátis

segunda-feira, 23 de maio de 2011

PALMITAL - PARANÁ

PALMITAL
Município de Palmital
Brasão
Hino
Fundação Não disponível
Gentílico
palmitalense
Prefeito(a)
Darci Jose Zolandek (PMDB)
(2005–2008)
Localização
Localização de Palmital no Paraná
Localização de Palmital no Brasil
24° 53' 34" S 52° 12' 10" O24° 53' 34" S 52° 12' 10" O
Unidade federativa
Paraná
Mesorregião
Centro-Sul Paranaense IBGE/2008 [1]
Microrregião
Pitanga IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Pitanga, Santa Maria do Oeste, Laranjal, Mato Rico, Roncador, Marquinho, Goioxim
Distância até a capital Não disponível
Características geográficas
Área 815,893 km²
População 15.548 hab. est. IBGE/2009 [2] Densidade 20,3 hab./km²
Altitude 840 m
Clima Não disponível
Fuso horário UTC-3
Indicadores IDH 0,67 médio PNUD/2000 [3]
PIB R$ 68.428 mil IBGE/2005 [4]
PIB per capita R$ 4.118,00 IBGE/2005 [4]
Palmital é um município brasileiro do estado do Paraná. Localiza-se a uma latitude 24º53'35" sul e a uma longitude 52º12'10" oeste, estando a uma altitude de 840 metros. Sua população estimada em 2004 era de 16.690 habitantes. Sua economia é baseada na pecuaria leiteira e corte.
Possui uma área de 661,11 km².
1.1 Referências
1. a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
2. ↑ Estimativas da população para 1º de julho de 2009 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (14 de agosto de 2009). Página visitada em 16 de agosto de 2009.
3. ↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000).
Os vinte e um (21) municípios que integram a região de Cantuquiriguaçu, tem muitas semelhanças em suas histórias, a começar pelos pioneiros que desbravaram as suas terras, oriundos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os índios as revoltas provocadas por conflitos covernamentais. E o que mais marcou a história foi à revolução de 1920, que manchou o solo do oeste paranaense, com sangue de muitos inocentes, foi derramado sem saber para que estivessem lutando, e os que sabiam tinha interesses financeiros e estaduais, não respeitando a inocência dos humildes camponeses logrados por falsas promessas, que no final só restava amarguras e sofrimento.
Município brasileiro situados no Oeste do estado do Paraná região cobiçada por grandes empreendedores que só queriam levar vantagem em tudo. Estes municípios foram fundados na região que compreende a faixa de fronteira do Brasil com as Repúblicas do Paraguai e Argentina.
Toda a vasta gleba de terras que, dos Campos de Guarapuava, estende-se ao ocidente do Paraná, até a Cidade de Foz do Iguaçu, nos lindes extremos do nosso País com aquelas Repúblicas sul-americanas, embora já conhecida por diversos personagens, desde a época do descobrimento e povoamento dos Campos de Guarapuava, permaneceu desconhecida por muitos anos, isto é, a partir das entradas das bandeiras paulistas e primeiras expedições espanholas até o ano de 1888
Quando foi fundada a Colônia Militar do Iguaçu, que deu origem à Cidade de Foz do Iguaçu, primeiro centro populacional instalado na linha divisória do Brasil com aqueles dois Países co-irmãos. Regida por uma legislação especialíssima, a faixa de fronteira, apesar de fertilidade das suas terras e das inesgotáveis riquezas naturais de que é dotada, permaneceu inexplorada e desconhecida até a bem poucos anos.
A Cidade de Quedas do Iguaçu, assim como tantas outras, que surgiram em pleno sertão ocidental do
Estado do Paraná é uma conquista da moderna civilização e fruto da cultura que ali vem se formando nos últimos tempos.
Como parte de sua história, conta-se que o território onde hoje se situa os municípios de Catanduvas, Guaraniaçu, foi palco de graves acontecimentos ocorridos durante o período revolucionário de 1922 a 1925, quando se verificaram sangrentos combates entre as tropas legalistas e revolucionárias, saindo vitoriosas as forças legalistas, depois de fragorosa derrota imposta aos revolucionários. Os habitantes dos municípios lindouros tinham nas reservas florestais, sua principal riqueza natural.
A primeira estrada de rodagem traçada e construída, ligando os Municípios de Guarapuava a Foz do Iguaçu, passando por Cantagalo, Virmond, Laranjeiras do Sul, Guaraniaçu, teve execução no período de 1917 a 1922, pelo engenheiro civil Francisco Natel de Camargo.
Em 1934.

GUARANIAÇU PR.

GUARANIAÇU CIDADE DO PARANÁ
É um município brasileiro situado no Oeste do estado do Paraná. O Município de Guaraniaçu foi fundado na região que compreende a faixa de fronteira do Brasil com as Repúblicas do Paraguai e Argentina.
Toda a vasta gleba de terras que, dos Campos de Guarapuava, estende-se ao ocidente do Paraná, até a Cidade de Foz do Iguaçu, nos lindes extremos do nosso País com aquelas Repúblicas sul-americanas, embora já conhecida por diversos personagens, desde a época do descobrimento e povoamento dos Campos de Guarapuava, permaneceu desconhecida por muitos anos, isto é, a partir das entradas das bandeiras paulistas e primeiras expediçõ espanholas até o ano de 1888
Quando foi fundada a Colônia Militar do Iguaçu, que deu origem à Cidade de Foz do Iguaçu, primeiro centro populacional instalado na linha divisória do Brasil com aqueles dois Países co-irmãos. Regida por uma legislação especialíssima, a faixa de fronteira, apesar de fertilidade das suas terras e das inesgotáveis riquezas naturais de que é dotada, permaneceu inexplorada e desconhecida até há bem poucos anos.
A Cidade de Guaraniaçu, como tantas outras, que surgiram em pleno sertão ocidental do Estado do Paraná, é uma conquista da moderna civilização e fruto da cultura que ali vem se formando nos últimos tempos.
Como parte de sua história, conta-se que o território onde hoje se situa o Município de Guaraniaçu, foi palco de graves acontecimentos ocorridos durante o período revolucionário de 1922 a 1925, quando se verificaram sangrentos combates entre as tropas legalistas e revolucionárias, saindo vitoriosas as forças legalistas, depois de fragorosa derrota imposta aos revolucionários.
Quando da fundação do povoado, que recebeu a denominação de Rocinha, os seus habitantes tinham nas reservas florestais, sua principal riqueza natural.
A primeira estrada de rodagem traçada e construída, ligando os Municípios de Guarapuava a Foz do Iguaçu, passando por Guaraniaçu, teve execução no período de 1917 a 1922, pelo engenheiro civil Francisco Natel de Camargo.
Em 1934, foi criado e instalado o Distrito Judiciário de Guaraniaçu e, em 1951, foi elevado à categoria de município autônomo.
O topônimo Guaraniaçu é de origem Guarani e quer dizer Lobo Habitante Daságuas Grandes. Aniversário Fundação 14 de novembro de 1951
Gentílico guaraniaçuano ou guaraniaçuense
Localização 25° 06' 03" S 52° 52' 40" O25° 06' 03" S 52° 52' 40" O

GUARANIAÇU
PREFEITO:
JURACI RONALDO GAZELLA
2008 – Á 2012
UIDADE FEDERATIVA PR (18)
ESTADO PARANÁ
CEP - INICIAL 85.400000
CEP - FINAL 85.400000
LATITUDE -25,1000
LONGITUDE -58.8600
ALTITUDE 923 m
ÁREA KM² 1234,4 km²
CÓDIGO IBGE 9303
CÓDIGO CORREIO 6130
DISTÂNCIA CAPITAL 437 km
POPULAÇÃO 15.959 h
CENSO DEMOGRÁFICO IBGE 9302
MASCULINO 1996 - MASCULINO 10008 h
FEMININO 1996 - FEMININO 9601 h
CENSO DEMORÁFICO
VARIAÇÃO -18,62
Guaraniaçu
Paraná – PR
Histórico
O Município de Guaraniaçu foi fundado na região que compreende a faixa de fronteira do Brasil com as Repúblicas do Paraguai e Argentina.
Toda a vasta gleba de terras que, dos Campos de Guarapuava, estende-se ao ocidente do Paraná, até a Cidade de Foz do Iguaçu, nos lindes extremos do nosso País com aquelas Repúblicas sul-americanas, embora já conhecida por diversos personagens, desde a época do descobrimento e povoamento dos Campos de Guarapuava, permaneceu desconhecida por muitos anos, isto é, a partir das entradas das bandeiras paulistas e primeiras expedições espanholas até o ano de 1888, quando foi fundada a Colônia Militar do Iguaçu, que deu origem à Cidade de Foz do Iguaçu, primeiro centro populacional instalado na linha divisória do Brasil com aqueles dois Países co-irmãos. Regida por uma legislação especialíssima, a faixa de fronteira, apesar de fertilidade das suas terras e das inesgotáveis riquezas naturais de que é dotada, permaneceu inexplorada e desconhecida até há bem poucos anos. A Cidade de Guaraniaçu, como tantas outras, que surgiram em pleno sertão ocidental do Estado do Paraná, é uma conquista da moderna civilização e fruto da cultura que ali vem se formando nos últimos tempos. Como parte de sua história, conta-se que o território onde hoje se situa o Município de Guaraniaçu, foi palco de graves acontecimentos ocorridos durante o período revolucionário de 1922 a 1925, quando se verificaram sangrentos combates entre as tropas legalistas e revolucionárias, saindo vitoriosas as forças legalistas, depois de fragorosa
derrota imposta aos revolucionários. Quando da fundação do povoado, que recebeu a denominação de Rocinha, os seus habitantes tinham nas reservas florestais, sua principal riqueza natural. A primeira estrada de rodagem traçada e construída, ligando os Municípios de Guarapuava a Foz do Iguaçu, passando por Guaraniaçu, teve execução no período de 1917
a 1922, pelo engenheiro civil Francisco Natel de Camargo.
Em 1934, foi criado e instalado o Distrito Judiciário de Guaraniaçu e, em 1951, foi elevado à categoria de município autônomo.
O topônimo Guaraniaçu é de origem Guarani e quer dizer Lobo Habitante das Águas Grandes. Gentílico: guaraniaçu ano ou guarani açuense
Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Guaraniaçu, pela lei n.º 790, de 14-11-1951, desmembrado de Guarapuava. Sede no povoado de Rocinha atual distrito de Guaraniaçu. Constituído de 2 distritos: Guaraniaçu e Catanduvas, desmembrados do município de Laranjeiras do Sul (ex-Iguaçu). Instalado em 14-12-1952. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: Guaraniaçu e Catanduvas. Pela lei municipal n.º 50, de 13-07-1955, é criado o distrito de Mato Queimado (expo voado) e anexado ao município de Guaraniaçu. Pela lei municipal n.º 52, de 13-07-1955, é criado o distrito de Faxinal de São João (ex-povoado) e anexado ao município de Guaraniaçu. Pela lei municipal n.º 51, de 13-07-1955, é criado o distrito de Campo Bonito (expo voado) e anexado ao município de Guaraniaçu. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 5 distritos: Guaraniaçu, Campo Bonito, Catanduvas, Faxinal de São João e Mato Queimado. Pela lei estadual n.º 4245, de 25-07-1960, desmembra do município de Guaraniaçu o distrito de Catanduvas. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: Guaraniaçu, Campo Bonito, Faxinal de São João e Mato Queimado. Pela lei estadual n.º 5724, de 20-12-1967, é criado o distrito de Bela Vista e anexado ao município de Guaraniaçu.
Pela lei estadual n.º 5752, de 1-04-1968, é criado o distrito de Borman e anexado ao município de Guaraniaçu. Pela lei estadual n.º 5494, de 31-01-1967, é criado o distrito de Diamante e anexado ao município de Guaraniaçu. Pela lei estadual n.º 5747, de 18-03-1968, é criado o distrito de Guaporé e anexado ao município de Guaraniaçu. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 6 distritos: Guaraniaçu, Bela Vista, Borman, Campo Bonito, Diamante e Guaporé. Não aparecendo os distritos de Faxinal de São João e Mato Queimado foram extintos.
Pela lei estadual n.º 8403, de 31-10-1986, alterada pela lei estadual n.º 9117, de 14- 11-1989, que modificou os seus limites, desmembra do município de Guaraniaçu o distrito de Campo Bonito. Elevado à categoria de município. Pela lei estadual n.º 9316, de 11-07-1990, desmembra do município de Guaraniaçu o distrito de Diamante do Sul. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 4 distritos: Guaraniaçu, Bela Vista, Borman e Guaporé. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-05-2001.tttGuaraniaçu Paraná – PR

Histórico:
O Município de Guaraniaçu foi fundado na região que compreende a faixa de fronteira do Brasil com as Repúblicas do Paraguai e Argentina.
Toda a vasta gleba de terras que, dos Campos de Guarapuava, estende-se ao ocidente do Paraná, até a Cidade de Foz do Iguaçu, nos lindes extremos do nosso País com aquelas Repúblicas sul-americanas, embora já conhecida por diversos personagens, desde a época do descobrimento e povoamento dos Campos de Guarapuava, permaneceu desconhecida por muitos anos, isto é, a partir das entradas das bandeiras paulistas e primeiras expedições espanholas até o ano de 1888, quando foi fundada a Colônia Militar do Iguaçu, que deu origem à Cidade de Foz do Iguaçu, primeiro centro populacional instalado na linha divisória do Brasil com aqueles dois Países co-irmãos. Regida por uma legislação especialíssima, a faixa de fronteira, apesar de fertilidade das suas terras e das inesgotáveis riquezas naturais de que é dotada, permaneceu inexplorada e desconhecida até há bem poucos anos.
A Cidade de Guaraniaçu, como tantas outras, que surgiram em pleno sertão
ocidental do Estado do Paraná, é uma conquista da moderna civilização e fruto da cultura que ali vem se formando nos últimos tempos.
Como parte de sua história, conta-se que o território onde hoje se situa o Município de Guaraniaçu, foi palco de graves acontecimentos ocorridos durante o período revolucionário de 1922 a 1925, quando se verificaram sangrentos combates entre as tropas legalistas e revolucionárias, saindo vitoriosas as forças legalistas, depois de fragorosa derrota imposta aos revolucionários.
Quando da fundação do povoado, que recebeu a denominação de Rocinha, os seus habitantes tinham nas reservas florestais, sua principal riqueza natural. A primeira estrada de rodagem traçada e construída, ligando os Municípios de Guarapuava a Foz do Iguaçu, passando por Guaraniaçu, teve execução no período de 1917 a 1922, pelo engenheiro civil Francisco Natel de Camargo. Em 1934, foi criado e instalado o Distrito Judiciário de Guaraniaçu e, em 1951, foi elevado à categoria de município autônomo.
O topônimo Guaraniaçu é de origem Guarani e quer dizer Lobo Habitante das Águas Grandes. Gentílico: guaraniaçuano ou guaraniaçuense Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Guaraniaçu, pela lei n.º 790, de 14-11-1951, desmembrado de Guarapuava. Sede no povoado de Rocinha atual distrito de Guaraniaçu. Constituído de 2 distritos: Guaraniaçu e Catanduvas, desmembrados do município de Laranjeiras do Sul (ex-Iguaçu). Instalado em 14-12-1952. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos:

Guaraniaçu e Catanduvas.
Pela lei municipal n.º 50, de 13-07-1955, é criado o distrito de Mato Queimado (expo voado) e anexado ao município de Guaraniaçu.
Pela lei municipal n.º 52, de 13-07-1955, é criado o distrito de Faxinal de São João (ex-povoado) e anexado ao município de Guaraniaçu.
Pela lei municipal n.º 51, de 13-07-1955, é criado o distrito de Campo Bonito (expo voado) e anexado ao município de Guaraniaçu.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 5 distritos: Guaraniaçu, Campo Bonito, Catanduvas, Faxinal de São João e Mato Queimado.
Pela lei estadual n.º 4245, de 25-07-1960, desmembra do município de Guaraniaçu o distrito de Catanduvas. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: Guaraniaçu, Campo Bonito, Faxinal de São João e Mato Queimado. Pela lei estadual n.º 5724, de 20-12-1967, é criado o distrito de Bela Vista e anexado ao município de Guaraniaçu.
Pela lei estadual n.º 5752, de 1-04-1968, é criado o distrito de Borman e anexado ao município de Guaraniaçu.
Pela lei estadual n.º 5494, de 31-01-1967, é criado o distrito de Diamante e anexado ao município de Guaraniaçu.
Pela lei estadual n.º 5747, de 18-03-1968, é criado o distrito de Guaporé e anexado ao município de Guaraniaçu.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 6 distritos:
Guaraniaçu, Bela Vista, Borman, Campo Bonito, Diamante e Guaporé. Não aparecendo os distritos de Faxinal de São João e Mato Queimado foram extintos. Pela lei estadual n.º 8403, de 31-10-1986, alterada pela lei estadual n.º 9117, de 14- 11-1989, que modificou os seus limites, desmembra do município de Guaraniaçu o distrito de Campo Bonito. Elevado à categoria de município.
Pela lei estadual n.º 9316, de 11-07-1990, desmembra do município de Guaraniaçu o distrito de Diamante do Sul. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 4 distritos: Guaraniaçu, Bela Vista, Borman e Guaporé.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.
Cadastro de Autoridades

PODER EXECUTIVO
GUARANIAÇU
JURACI RONALDO CAZELLA - PMDB
PREFEITO
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NEVES, 394 - CX. POSTAL 71
85400-000 GUARANIAÇU - PR
Telefone: COM (45) 3232-1162 FAX (45) 3232-1433
ELÓI CASSOL - PDT
VICE-PREFEITO
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NEVES, 394 - CX. POSTAL 71
85400-000 GUARANIAÇU - PR
Telefone: COM (45) 3232-1162

PODERLEGISLATIVO DA CIDADE DE GUARANIAÇU
PRESIDENTE DA CÂMARA
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NEVES, 358
CENTRO 85400-000 GUARANIAÇU - PR
Telefone: COM (45) 3232-1149 COM (45) 3232-1759 FAX (45) 3232-1828
ALTEMIR FUNES JUNIOR - PSDB
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NEVES, 358
85400-000 GUARANIAÇU - PR
FRANCISCO ALVES DA CRUZ - DEM
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NEVES , 358
85400-000 GUARANIAÇU - PR
HÉLIO MORAES DE JESUS - PMDB
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NAVES , 358
85400-000 GUARANIAÇU - PR
IRONDI DE OLIVEIRA SANTOS - DEM
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NAVES , 358
85400-000 GUARANIAÇU - PR
NERI DE JESUS DO BONFIM - PR
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NAVES , 358
85400-000 GUARANIAÇU - PR
OLMIR SANTIN - PMDB
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NAVES, 358
85400-000 GUARANIAÇU - PR
OSMÁRIO DE LIMA PORTELA - PDT
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NAVES , 358
85400-000 GUARANIAÇU - PR
VITOLOR DOS SANTOS ALMEIDA - PR
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NAVES , 358
85400-000 GUARANIAÇU - PR
VOLNEI ANTONIO DALL´AGNOLO - PMDB
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ABILON DE SOUZA NEVES , 358
85400-000 GUARANIAÇU – PR.

VIRMOND

VIRMOND HISTÓRIA DA CIDADE


O coronel Frederico Guilherme Virmond chegou a Guarapuava no ano de 1952, vindo da cidade de Rio de janeiro, onde nascera. Enfrentou as necessidades iniciais, inerentes aos padrões da época e fundou a fazenda Amola Faca, de onde se origina os fundamentos históricos do município de Virmond.
Em 1884 o coronel Frederico Virmond figurava como Cenarista na freguesia de Nossa Senhora do Belém de Guarapuava.. Neste mesmo ano foi criado o Distrito do Algodoeiro, denominação dada pelo então parlamentar, pelo fato de ter sido plantado algodão às margens do Rio Iguaçu, naquela região conhecida por Território da Paz. No ano de 1920 o Cônsul polonês Casemiro Gutuchowski adqueriu a Fazenda Amola Faca, seu objetivo era juntar famílias de imigrantes poloneses dispersas pelo Estado e Brasil afora. A iniciativa foi coroada de êxito, justificando plenamente o fato da maioria da população atual de Virmond ser de origem eslava. As primeiras levas de imigrantes que chegaram ao país, o fizeram por conta de um acordo internacional, onde o estado responsabilizada por todas as despesas decorrentes, dede o transporte até a estalação dos colonos na terra designada. Este acordo subvencionado foi suspenso com o passar dos anos, passando a existir então a imigração espontânea, na qual, o papel do Estado era limitado. Fixara-se na região do Amola Faca, além de poloneses, também imigrantes ucranianos e alemães.
Em 13 de Setembro de 1943, por força do Decreto Federal nº 5,812, sancionada pelo presidente Vargas, foi criado o Território Federal do Iguaçu. A capital da nova unidade federal passou a ser Laranjeiras do Sul, que nesta época chamava-se Iguaçu, e Virmond passou a jurisdição iguaçuense. Esta situação perdurou até 1946, quando o Território do Iguaçu foi extinto e esta ária foi reincorporada ao estado do Paraná. Pela Lei nº 02, de 10 de outubro de 1947, foi criado o Distrito Administrativo de Virmond, com território pertencente ao município de Laranjeiras do Sul. Em 17 de maio de1990, através da Lei Estadual nº 9,250, sancionada pelo governador Álvaro Fernandes Dias, o distrito foi elevado à categoria de município, com território desmembrado do município de Laranjeiras do Sul. A instalação oficial ocorreu no dia 01 de janeiro de 1993, Virmond pertence à MICRORREGIÃO 18 ( CANTUQUIRIGUAÇU).

DADOS COMPREMETARES:

O início da ocupação da localidade de Virmond se deu na década de 20 com a chegada de famílias de pioneiros descendentes de poloneses russos
E vindos de Curitiba, Rio Grande do Sul, São Mateus do Sul, Água Branca e outras localidades. Os pioneiros chegaram se organizaram e
Construíram os ranchos em forma de mutirão. Derrubaram as matas e plantaram milho, feijão, arroz e trigo. Criavam porcos e galinhas. Virmond é um Município tradicional pois grande parte de seus pioneiros permanecem na localidade. Criado através da Lei Estadual nº 9.250, de 16 de Maio de 1990, e instalado em 1º de Janeiro de 1993, foi desmembrado de Laranjeiras do Sul.
Aniversário da Cidade 17 de Maio
Padroeiro Nosso Senhor do Monte Claro 26 de Agosto

CARACTERÍSTICAS

Clima Subtropical Úmido Mesotérmico.
Temperatura Média Verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22° C).
Invernos com geadas pouco frequentes (temperatura média inferior a 18° C), sem estação seca definida.
Localização: Centro-Sul paranaense
Centro-Sul Paranaense
Limites Candói,Cantagalo,Laranjeiras do Sul.
Acesso Rodoviário
Distâncias da capital

Cidade de Vermont
Prefeito municipal:
Elias farh neto
2008 Á 2012
UIDADE FEDERATIVA PR (18)
ESTADO Paraná
CEP - INICIAL 85390000
CEP - FINAL 85390000
LATITUDE -25,3600

SIGNIFICADO DO NOME:
Aniversário da Cidade.
A região Guarapuava engloba, além de Virmond, os municípios de Turvo, Rio Bonito do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Quedas do Iguaçu, Porto Barreiro, Pinhão, Nova Laranjeiras, Marquinho, Laranjeiras do Sul, Inácio Martins, Guarapuava, Goioxim, Foz do Jordão, Espigão Alto do Iguaçu, Cantagalo, Candói e Campina do Simão. Esse município paranaense fica na região Sul brasileiro. Para comprar algum produto, efetuar uma venda, lazer e saúde, os moradores de Virmond, optam em fazê-los principalmente nas cidades: Cascavel, Guarapuava, Laranjeiras do Sul. A cidade de Virmond possui uma área de 2434, 176 km². Situado na região Centro-Sul Paranaense, este município do estado de Paraná possui aproximadamente 4024 habitantes. (fonte: IBGE) Opiniões e Comentários sobre Virmond
Aniversário da Cidade A cidade de Virmond A cidade A cidade de Virmond A região Guarapuava engloba, além de Virmond, os municípios de Turvo, Rio Bonito do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Quedas do Iguaçu, Porto Barreiro, Pinhão, Nova Laranjeiras, Marquinho, Laranjeiras do Sul, Inácio Martins, Guarapuava, Goioxim, Foz do Jordão, Espigão Alto do Iguaçu, Cantagalo, Candói e Campina do Simão. Esse município paranaense fica na região Sul brasileiro. Para comprar algum produto, efetuar uma venda, lazer e saúde, os moradores de Virmond, optam em fazê-los principalmente nas cidades: Cascavel A região Guarapuava engloba, além de Virmond, os municípios de Turvo, Rio Bonito do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Quedas do Iguaçu, Porto Barreiro, Pinhão, Nova Laranjeiras, Marquinho, Laranjeiras do Sul, Inácio Martins, Guarapuava, Goioxim, Foz do Jordão, Espigão Alto do Iguaçu, Cantagalo, Candói e Campina do Simão. Esse município paranaense fica na região Sul brasileiro. Para comprar algum produto, efetuar uma venda, lazer e saúde, os moradores de Virmond, optam em fazê-los principalmente nas cidades: Cascavel, Guarapuava, Laranjeiras do Sul. A cidade de Virmond possui uma área de 2434, 176 km². Situado na região Centro-Sul Paranaense, este município do estado de Paraná possui aproximadamente 4024 habitantes. (fonte: IBGE) Opiniões e
Comentários sobre Virmond

VIRMOND

PODER LEGISLATIVO DA CIDADE DE VIRMOND
NEIMAR GRANOSKI - PP
PRESIDENTE DA CÂMARA
Endereço Comercial: R DUQUE DE CAXIAS , 50
85390-000 VIRMOND - PR
Telefone: COM (42) 3618-1006 FAX (42) 3618-1006
CLEOMAR DEMETRIO - PPS

VEREADOR
Endereço Comercial: R DUQUE DE CAXIAS , 50
85390-000 VIRMOND - PR
Telefone: ()
ELIZEU KOMINECK - PP

VEREADOR
Endereço Comercial: R DUQUE DE CAXIAS , 50
85390-000 VIRMOND - PR
Telefone: ()
HELIO ZANOVELLO - PSDB

VEREADOR
Endereço Comercial: R DUQUE DE CAXIAS , 50
85390-000 VIRMOND - PR
Telefone: ()
MARCOS ROBERTO DE PAULA - PTB

VEREADOR
Endereço Comercial: R DUQUE DE CAXIAS , 50
85390-000 VIRMOND - PR
Telefone: ()
NEIMAR GRANOSKI - PP

VEREADOR
Endereço Comercial: R DUQUE DE CAXIAS , 50
85390-000 VIRMOND - PR
Telefone: ()
NICOLAU RUSSEN - PV

VEREADOR
Endereço Comercial: R DUQUE DE CAXIAS , 50
85390-000 VIRMOND - PR
Telefone: ()
MARIA LUCI NEULS - PT

VEREADORA
Endereço Comercial: R DUQUE DE CAXIAS , 50
85390-000 VIRMOND - PR
Telefone: ()
MARILDE DA ROSA - PDT

VEREADORA
Endereço Comercial: R DUQUE DE CAXIAS , 50
85390-000 VIRMOND - PR
Telefone: ()
SANDRA LESSI ROSSETIM - PMDB
VEREADORA

Endereço Comercial: R DUQUE DE CAXIAS , 50
85390-000 VIRMOND - PR
HISTÓRIA DA CIDADE DE GOIOXIM – PARANÁ
REGIÃO CENTRO DO PARANÁ
Criado através da Lei Estadual nº 11.183 de 30 de outubro de 1995, foi desmembrado do Município de Cantagalo.
Significado do Nome
Goioxim é vocábulo indígena que significa rio pequeno. Da língua caingangue goio: rio; e xin: pequeno. Aniversário da Cidade
30 de Outubro
CARACTERÍSTICAS
Goioxim é um município brasileiro do estado do Paraná.
Cidade de goioxim
Prefeito:
Olívio augustinho cars - pmdba
(2008 á 2012)
UNIDADE FEDERATIVA PR (18)
ESTADO PARANÁ
CEP - INICIAL 85, 162000
CEP - FINAL 85, 162000
LATITUDE -25, 1800
LONGITUDE -51, 9800
ALTITUDE 973 m
ÁREA KM² 694,5 Km²
CÓDIGO IBGE 8650
CÓDIGO CORREIO 6109
DISTÂNCIA CAPITAL 318 km
POPULAÇÃO 7993 h
CENSO DEMOGRÁFICO IBGE
MASCULINO 1996 - MASCULINO 3901 h
FEMININO 1996 - FEMININO 3565 h
CENSO DEMORÁFICO 7,05

Clima Clima Subtropical
Temperatura Média 19° C
Localização Município da Região Centro no Estado do Paraná
Limites: GOIOXIM. RESERVA. DO IGUAÇU. CANDÓI. NOVA. LARANJEIRAS. SÃO JORGE. D'
OESTE. MANGUEIRINHA

HISTÓRIA DA CIDADE DE GOIOXIM - PARANÁ.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Guarapuava o distrito com a denominação de Juquiá.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito permanece nomunicípio. Pelo decreto-lei estadual n.º 199, de 30-12-1943, o distrito de Juquiá passou a denominar-se Goioxim.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Goioxim permanece no município de Guarapuava. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Pela lei estadual n.º 7575, de 12-05-1982, transfere o distrito de Goioxim do Município de Guarapuava para o novo município de Cantagalo.
Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o distrito de Goioxim permanece no Município de Cantangalo.
Elevado à categoria de município com a denominação de Goioxim, pela lei estadual n.º 11183, de 30-10-1995, desmembrado de Cantangalo. Sede no antigo distrito de Goioxim. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997. Em divisão territorial datada de 15-VII-1999, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V 2001. Alteração Toponímica Distrital:
Juquiá para Goioxim alterado, pelo decreto-lei estadual n.º 199, de 30-12-1943.
Tranferência Distrital:
Pela lei estadual n.º 7575, de 12-05-1982, transfere o distrito do município de Guarapuava Para o novo município de Cantagalo. Criado através da Lei Estadual nº 11.183 de 30 de outubro de 1995, foi desmembrado do Município de Cantagalo.
Aniversário da Cidade 30 de Outubro

PODER EXECUTIVO

GOIOXIM

OLIVO AGOSTINHO CALSA - PMDB
PREFEITO
Endereço Comercial: R LAURINDO CORDEIRO DE SOUZA, 184
85162-000 GOIOXIM - PR
Telefone: COM (42) 3656-1002 COM (42) 3656-1108 FAX (42) 3656-1002
LAURI BOLIGON - PT
VICE-PREFEITO
Endereço Comercial: R LAURINDO CORDEIRO DE SOUZA , 184
85162-000 GOIOXIM - PR
Telefone: COM (42) 3656-1002 FAX (42) 3656-1002

PODER LEGISLATIVO DA CIDADE DE GOIOXIM
ELVIO INACIO ZORZANELLO - PDT
PRESIDENTE DA CÂMARA
Endereço Comercial: R MATO GROSSO, 35
CENTRO 85162-000 GOIOXIM - PR
Telefone: COM (42) 3656-1054 FAX (42) 3656-1054
DENÍLSON FERREIRA RAMOS - PPS
VEREADOR
Endereço Comercial: R MATO GROSSO, 35
85162-000 GOIOXIM - PR
DUARTE FERREIRA DE RAMOS - PMDB
VEREADOR
Endereço Comercial: R MATO GROSSO, 35
85162-000 GOIOXIM - PR
Telefone: ()
ELSON LUIZ GUTERVIL - PP

VEREADOR
Endereço Comercial: R MATO GROSSO, 35
85162-000 GOIOXIM - PR
Telefone: ()
ELVIO INACIO ZORZANELLO - PDT
VEREADOR
Endereço Comercial: R MATO GROSSO, 35
85162-000 GOIOXIM - PR
Telefone: ()
JAIR FERREIRA DAS CHAGAS - PT

VEREADOR
Endereço Comercial: R MATO GROSSO, 35
85162-000 GOIOXIM - PR
Telefone: ()
JOSÉ CELSO FERREIRA - PTB
VEREADOR
Endereço Comercial: R MATO GROSSO, 35
85162-000 GOIOXIM - PR
Telefone: ()
NEUTON MARCONDES PEDROSO - PPS

VEREADOR
Endereço Comercial: R MATO GROSSO, 35
85162-000 GOIOXIM - PR
Telefone: ()
ORLANDO NEGRELLI - PMDB

VEREADOR
Endereço Comercial: R MATO GROSSO, 35
85162-000 GOIOXIM - PR
Telefone: ()
VALMIR ROZA - PT

VEREADOR
Endereço Comercial: R MATO GROSSO, 35
85162-000 GOIOXIM - PR
Cadastro de Autoridades


MARQUINHO CIDADE DO PARANÁ


Endereço Comercial: R 07 DE SETEMBRO , S/N
85168-000 MARQUINHO - PR
Telefone: COM (42) 3648-1102 FAX (42) 3648-1102
ADEMILSON ANTÔNIO TROC VARELA - PDT
VICE-PREFEITO
Endereço Comercial: R 07 DE SETEMBRO , S/N
85168-000 MARQUINHO - PR
Telefone: COM (42) 3648-1102

PODER LEGISLATIVO DA CIDADE DE MARQUINHO
MEINALDO PADILHA SCHUTER - PSB
PRESIDENTE DA CÂMARA
Endereço Comercial: R NAPOLEÃO PADILHA, S/N
85168-000 MARQUINHO - PR
Telefone: COM (42) 3648-1134 FAX (42) 3648-1134
ADELIR CONRADO - PMDB

VEREADOR
Endereço Comercial: R NAPOLEÃO PADILHA,
85168-000 MARQUINHO - PR
ANTONIO SANTOS VAZ - PSDB

VEREADOR
Endereço Comercial: R NAPOLEÃO PADILHA,
85168-000 MARQUINHO - PR
EDSON LUIZ DE MELO - PDT
VEREADOR
Endereço Comercial: R NAPOLEÃO PADILHA,
85168-000 MARQUINHO - PR
EDUARDO GURALSKI - PPS
VEREADOR
Endereço Comercial: R NAPOLEÃO PADILHA,
85168-000 MARQUINHO - PR
JOACIR JOSE TROC VARELA - PDT
VEREADOR
Endereço Comercial: R NAPOLEÃO PADILHA,
85168-000 MARQUINHO - PR
MEINALDO PADILHA SCHUTER - PSB
VEREADOR
Endereço Comercial: R NAPOLEÃO PADILHA,
85168-000 MARQUINHO - PR
WILSON RODRIGUES CALIXTRO - PSDB

VEREADOR
Endereço Comercial: R NAPOLEÃO PADILHA,
85168-000 MARQUINHO - PR

ZENO ZIMOLONG - PSB
VEREADOR
Endereço Comercial: R NAPOLEÃO PADILHA,
85168-000 MARQUINHO - PR
VERONICA OLIVEIRA DOS SANTOS MINUZZI - PPS

VEREADORA:
Endereço Comercial: R NAPOLEÃO PADILHA,
85168-000 MARQUINHO - PR
Microrregião: Centro-Sul paranaense
Municípios limítrofes: Santa Maria do Oeste, Guarapuava, Campina do Simão, Cantagalo, Palmital e Marquinho.

TRÊS BARRAS DO PARANÁ.

TRES BARRAS DO PARANA
Antigo Distrito de Catanduvas conseguiu emancipação no dia 13 de maio de 1980, sendo batizada de Três Barras do Paraná - PR, nome este escolhido à partir de três nascentes de água, localizadas na extensão da Rua Mato Grosso denominada de Vila Alta, que se encontram para formar o Rio Três Barras, afluente do Rio Guarani, que por sua vez deságua no Rio Iguaçu. Seus primeiros habitantes pertencem a família Prestes, provenientes do sul do Brasil, mais precisamente pelo Sr. Timóteo Bernardes Prestes (in memorian) que chegou a Três Barras do Paraná - Pr entre o final da década de 40 e início da de 50. Entre seus habitantes mais antigos vivos encontra-se o Sr. Gomercindo Moreschi que habita esta terra desde meados da década de 50 construindo uma família unida e muito respeitada por todos os tri barrenses. No passado Três Barras ja foi palco de sangrentas lutas produzidas por grileiros, pistoleiros de aluguel e foragidos da justiça.Também ocorreram brigas eleitorais acirradas e mortes violentas. No entanto hoje é habitada por pessoas pacatas e trabalhadoras que possuem um índice de desenvolvimento humano satisfatório, produto interno bruto acima da média nacional para municípios menores de 15.000 mil habitantes e uma arrecadação municipal altíssima que vem batendo seus próprios recordes todos os anos.

Significado do Nome:
Etimologia. Três Vem do latim “três”, com referência a cardinal dos conjuntos equivalentes a um conjunto de três membros. (FT, ABHF).
Barras Substantivo masculino plural. O termo “barra” origina-se do celta “barr”, que designa pedaço ou desembocadura de rio. (PJMS).
da Contração da preposição “de” (posse), com o artigo masculino “o”.
Paraná Origina-se do guarani “Pa’ra”, (Pará)...mar + “nã (anã)”...semelhante: semelhante ao mar, rio grande igual ao mar, parente do mar. (FF, AN). Segundo Gonçalves Dias, o termo vem do tupi, “Paraná”, significando rio veloz.
Aniversário da Cidade
13 de Maio (O município foi fundando em 13 de maio de 1980, através da Lei Estadual 7.305/80).

CARACTERÍSTICAS:
No passado, ainda como distrito de Catanduvas - PR, sua forte economia baseava-se na extração da madeira e no cultivo do feijão onde se tornou referência nacional neste segmento. Hoje em dia caracteriza-se pela diversificação de culturas como: milho, soja, tabaco, feijão, etc. além de ser uma grande bacia leiteira e possuir enorme rebanho de gado de corte. Sua produção avícola é uma das maiores da região e a suina é referência estadual em qualidade e quantidade de animais. O comércio de Três Barras do Paraná Paraná é muito bem estruturado, considerando-se o padrão e os costumes do povo local. Conta aproximadamente com mais de 300 estabelecimentos comerciais, com expedição de alvará pela prefeitura, nas mais diversas atividades comerciais além de indústrias madeireiras, fecularia ecológica e um laticínio que conta com uma grande industrialização de derivados de leite e fabrica de iogurte.
Clima Subtropical Úmido Mesotérmico.
Temperatura Média Verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22° C). Invernos com geadas pouco frequentes (temperatura média inferior a 18° C), sem estação seca definida.
Aniversário 13 de maio Fundação 1980 Gentílico tri barrense
25° 25' 08" S 53° 10' 51" O25° 25' 08" S 53° 10' 51" O
Municípios limítrofes Cascavel, Boa Vista da Aparecida, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Catanduvas, Quedas do Iguaçu e Nova Prata do Iguaçu.
Características geográficas

TRÊS BARRAS DO PARANÁ
PREFEITO:
GERSO FRANCISCO GUSSO – DEM
2008 – A 2012
UIDADE FEDERATIVA PR (18)
ESTADO Paraná
CEP - INICIAL 85485000
CEP - FINAL 85485000
LATITUDE -25, 4100
LONGITUDE -53, 1600
ALTITUDE 562 m
ÁREA KM² 509,1 km
CÓDIGO IBGE 27858
CÓDIGO CORREIO 6774
DISTÂNCIA CAPITAL 461 km
POPULAÇÃO 13057 h
CENSO DEMOGRÁFICO IBGE
MASCULINO 1996 - MASCULINO 6644 h
FEMININO 1996 - FEMININO 6413 h
CENSO DEMORÁFICO
VARIAÇÃO -10,26.

IBEMA

IBEMA - PARANÁ
ARAMITAM ANTONIO FORTUNATO
Prefeito municipal
(2008 á 2012)
Á PR (18)
ESTADO PARANÁ
CEP - INICIAL 85478000
CEP - FINAL 85478000
LATITUDE -251000
LONGITUDE -53, 0000
ALTITUDE 910 m
ÁREA KM² 156,1 km²
CÓDIGO IBGE 9757
CÓDIGO CORREIO 6148
DISTÂNCIA CAPITAL 450 km
POPULAÇÃO 5927
CENSO DEMOGRÁFICO IBGE 9757
MASCULINO 1996 - MASCULINO 3544 h
FEMININO 1996 - FEMININO 3212 h
CENSO DEMORÁFICO
VARIAÇÃO -12,28
Cadastro de Autoridades

PODER EXECUTIVO

IBEMA
ARAMITAN ANTONIO FORTUNATO - PMDB
PREFEITO
Endereço Comercial: AV NEY EUIRSON NAPOLI, 1426
CENTRO 85478-000 IBEMA - PR
Telefone: COM (45) 3238-1347 FAX (45) 3238-1347
ANTÔNIO BORGES RABEL - DEM
VICE-PREFEITO
Endereço Comercial: AV NEY EUIRSON NAPOLI, 1426
CENTRO 85478-000 IBEMA - PR
Telefone: COM (45) 3238-1347

PODER LEGISLATIVO DE IBEMA
LUIZ PEREIRA - PMDB
PRESIDENTE DA CÂMARA
Endereço Comercial: R LINO BENO LENZ, 913 - CAIXA POSTAL: 25
85478-000 IBEMA - PR
Telefone: COM (45) 3238-1162 FAX (45) 3238-1338
ANTONIO DE SOUZA - PTB
VEREADOR
Endereço Comercial: R LINO BENO LENZ,
85478-000 IBEMA - PR
Telefone: ()
JOSE DOS SANTOS - PP
VEREADOR
Endereço Comercial: R LINO BENO LENZ,
85478-000 IBEMA - PR
Telefone: ()
JOSE RIBEIRO DE BONFIM - PDT
VEREADOR
Endereço Comercial: R LINO BENO LENZ,
85478-000 IBEMA - PR
Telefone: ()
LUIZ PEREIRA - PMDB
VEREADOR
Endereço Comercial: R LINO BENO LENZ,
85478-000 IBEMA - PR
Telefone: ()
NEREU GLABA - DEM
VEREADOR
Endereço Comercial: R LINO BENO LENZ,
85478-000 IBEMA - PR
Telefone: ()
PAULO PIRACELI DOS PASSOS - PMDB
VEREADOR
Endereço Comercial: R LINO BENO LENZ,
85478-000 IBEMA - PR
Telefone: ()
RONALDO ARROSI - PMDB
VEREADOR
Endereço Comercial: R LINO BENO LENZ,
85478-000 IBEMA - PR
Telefone: ()
EVA FARIAS ARROSI - PDT
VEREADORA
Endereço Comercial: R LINO BENO LENZ,
85478-000 IBEMA - PR
Telefone: ()
SILVANA VIGO - PMDB
VEREADORA
Endereço Comercial: R LINO BENO LENZ,
85478-000 IBEMA - PR

CIDADE DE PINHÃO - PARANÁ
O extremo território do município de Pinhão esta localizado exatamente ao meio dos campos de Guarapuava e de Palmas, duas regiões que estão marcadas, na historiografia paranaense e brasileira, por ocasião de suas tomadas de posse. Os campos de Guarapuava foram descobertas apartir de l771, e os de Palmas em 1839, Há contestação quanto à descoberta de ambos, mas não quanto a sua ocupação.
Os primeiros habitantes da região eram por votorões, Camés e Dorins com algumas aldeias localizadas nos Campos de Pinhão. Estes povos conviveram pacificamente com o colonizador branco por pouco tempo, e salvo ações de alguns chefes indíginas, que se celebrizaram por sua diplomacia, não demorou muito e ávida dos primeiros habitantes desta região se tornou difícil, até que o gentio fosse empurrado sertões adentram, ou então incorporado à nova cultura, ajudando a formar uma nova etnia, a do caboclo paranaense.
A região dos campos de Pinhão, à margem da picada, que leva aos Campos de Palmas, foi alvo de estabelecimento de destemidos, homens, que enfrentando todo o tipo de dificuldade se fixaram naquelas paragens. Silvério de Oliveira e sua mulher Antonio Maria de Jesus foram os pioneiros e deram à sua propriedade o nome de Pinhão.
No ano de 1884, pouco tempo depois da descoberta dos Campos de Palmas, Silvério doou a seus filhos aquelas propriedade. Nesta época a família Oliveira construiu uma fortaleza na fazenda Pinhão, o objetivo era de se defender dos freqüentes ataques indíginas. A casa, que foi feita de pedra, resistiu bravamente às ações predatórias, e se constituiu uma espécie de símbolo da resistência do abnegado colonizador de Pinhão.
Mais tarde tatalaram na comunidade as famílias de Pedro Segundino da Silveira, Antonio Prestes da Rocha e Filisbino de Souza Bueno. Estes pioneiros reúnem-se e constroem uma capela e a dedicam ao Divino Espírito Santo. Chegam também e se estala comercialmente o Sr. Job Azevedo. O povoado se fortalece e cresce se tornando famosas as festanças dedicadas ao Senhor Divino onde, de bandeira em punho, os festeiros visitavam as casas, e nas ruas as passavam nas cabeças das crianças, para que criassem juízo, agradecendo pelo sucesso da colheita na lavoura.
Nesse quadro, em 212 de dezembro de 1892, Pinhão é elevado á categoria de Distrito judiciário através do Decreto-Lei nº 48, tendo como primeiro escrivão o Senhor Joaquim Alves da Rocha Loures, cujo cartório foi estalado ao lado da Capela do Divino Espírito Santo. Na divisão territorial de 19366, Pinhão aparecia com Distrito no Território do Município de Guarapuava.
Em 1951 Pinhão é elevado à categoria de Distrito Administrativo, como Território pertencente ao Município de Guarapuava. Pela Lei Estadual n° 4.823, de 18 de fevereiro de 1964, foi criado o município de Pinhão, como território desmembrada do município de Guarapuava. O primeiro prefeito municipal foi o Sr. Ozires Seiller Rorys.
Pinhão atualmente pertence à microrregião 18 (CATUQUIRIGUAÇU).


DADOS GERAIS DO MUNICÍPIO

História da Cidade etimologia. Pinhão Palavra formada pelo termo "pinha" e pelo sufixo aumentativo "ao". O termo "pinha" origina-se do latim "pínea", designando o fruto do pinheiro. (ABHF, AGC, FT).
Origem Histórica
Localização

UIDADE FEDERATIVA PR (18)
ESTADO PARANÁ
CEP - INICIAL 85,170000
CEP - FINAL 85,170000
LATITUDE -256800
LONGITUDE -516500
ALTITUDE 1041
ÁREA KM² 2005,6
CÓDIGO IBGE 19301
CÓDIGO CORREIO 6454
DISTÂNCIA CAPITAL 323
POPULAÇÃO 29113
CENSO DEMOGRÁFICO IBGE
MASCULINO 1996 - MASCULINO 13680
FEMININO 1996 - FEMININO 13189
CENSO DEMORÁFICO
VARIAÇÃO 8,35%

25° 41’ 45” S 51° 39’ 36” O25° 41' 45" S 51° 39' 36" O
Região metropolitana Municípios limítrofes Guarapuava, Bituruna, Reserva do Iguaçu, Candói e Coronel Domingos Soares
Características geográficas
Aniversário da cidade de Pinhão: 15 de dezembro

Prefeito Municipal
José Vitorino Prestes Nascido em: 25/01/1953
Pai: Generoso Prestes
Mãe: Josefina Baggio Prestes De família humilde de agricultores, Vitorino iniciou suas atividades na lavoura, onde permaneceu até os seus 26 anos, quando veio pra sede trabalhava no ramo madeireiro, e por estar sempre em contato com pessoas e pelo seu dom de fácil relacionamento, José Vitorino foi convidado a entrar na política, por influência de seu sogro Sebastião de Ávila Mattos, vereador da época. Diante do convite, não exitou e ingressou no meio político. Em 1992 saiu como candidato o vice-prefeito.
Em 1994, Vitorino assume as rédeas do pujante município de Pinhão por seis meses. Pela sua atuação frente à gestão municipal, acabou conhecendo as necessidades da população, e com isso, resolveu lançar-se candidato a prefeito. Não obteve exito na primeira tentativa, mas não desistiu, e em 2004 foi eleito prefeito de pinhão. O fato repetiu-se em 2008 onde reassume os comandos do município até dezembro de 2012. Suas metas e ações são voltadas para o bem comum de todo cidadão. Procura investir em saúde, educação e
transporte escolar com qualidade. Ainda busca a readequação das estradas rurais, bem como o incentivoao pequeno e ao médio produtor rural. No centro da cidade, preocupa-se com o saneamento básico, moradia e o incentivo à implantação de indústrias. No esporte e na cultura, busca investir nas novas gerações para que tenham um futuro ainda melhor. Nas finanças, busca um controle rígido de todas as receitas e despesas, além de promover o pagamento do 13º do funcionalismo em duas etapas. E finalmente, na assistência social, apóia os programas já existente, e busca apoio para implantação de novas ações em prol década cidadão
Cadastro de Autoridades

PODER EXECUTIVO

PINHÃO
JOSÉ VITORINO PRESTES - PP
PREFEITO
Endereço Comercial: AV TRIFON HANYSZ , 220
CENTRO 85170-000 PINHÃO - PR
Telefone: COM (42) 3677-1122 FAX (42) 3677-1122
PAULO CEZAR BASILIO - PSC
VICE-PREFEITO
Endereço Comercial: AV TRIFON HANYSZ , 220
CENTRO 85170-000 PINHÃO - PRPODER LEGISLATIVO DE PINHÃO
DENILSON JOSÉ DE OLIVEIRA - PT
PRESIDENTE DA CÂMARA
Endereço Comercial: AV HIPÓLITO AIRES DE ARRUDA, 28 - CX. POSTAL, 15
PINHÃO – PR 85170-000 PINHÃO – PR
Telefone: COM (42) 3677-1321 FAX (42) 3677-1321
AROLDO ANTUNES DOMINGUES - PPS
VEREADOR
Endereço Comercial: AV HIPÓLITO AIRES DE ARRUDA, 28 - CX. POSTAL 15
85170-000 PINHÃO - PR
Denilsom José de Oliveira – PT
Vereador
Endereço comercial: Av. Hipólito Aires de Arruda 28 caixa postal 15
85.170-000 – Pinhão Paraná

DIRCEU JOSE DE OLIVEIRA - PSDB
VEREADOR
Endereço Comercial: AV HIPÓLITO AIRES DE ARRUDA , 28 - CX. POSTAL 15
85170-000 PINHÃO - PR
EZORALDO JOSE ROCHA - PMDB
VEREADOR
Endereço Comercial: AV HIPÓLITO AIRES DE ARRUDA , 28 - CX. POSTAL 15
85170-000 PINHÃO - PR

NORMIR JULIO MACHAJEWSKI - PT
VEREADOR
Endereço Comercial: AV HIPÓLITO AIRES DE ARRUDA , 28 - CX. POSTAL 15
85170-000 PINHÃO - PR
SEBASTIÃO RODRIGUES BASTOS - PSDB

VEREADOR
Endereço Comercial: AV HIPÓLITO AIRES DE ARRUDA , 28 - CX. POSTAL 15

85170-000 PINHÃO - PR
VALDECIR BIASEBETTI - PP

VEREADOR
Endereço Comercial: AV HIPÓLITO AIRES DE ARRUDA , 28 - CX. POSTAL 15
85170-000 PINHÃO - PR

NORIAM COELHO BASILIO - PSC
VEREADORA

Endereço Comercial: AV HIPÓLITO AIRES DE ARRUDA , 28 - CX. POSTAL 15
85170-000 PINHÃO - PR
SOLANGE APARECIDA SANTOS ADRONSKI - PP

VEREADORA
Endereço Comercial: AV HIPÓLITO AIRES DE ARRUDA , 28 - CX. POSTAL 15
85170-000 PINHÃO – PR

Porto Barreiro
História da cidade de Porto Barreiro
Os primeiros habitantes da região foram os índios da família macro-jê, destacando-se os kaingangs (Coroados) e os Guaranis e Xokléng (Botucudos). Eindígenas eram chamadas de bugres ou bugrada. Na época, plantavam milho, abóbora, feijão e mandioca. A fauna era muito rica, sendo comum ver anta, capivara, tateto, paca, tatu e porco-do-mato.
Até o final do século 18 todas as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná eram controlados pelos espanhóis. Devido ao Tratado de Tordesilhas, posteriormente a região ficou com os portugueses, tanto Laranjeiras do Sul, quanto Portos Barreiro ficaram dentro de um sistema de ocupação chamado de Sesmarias. O primeiro a ocupar a região foi José Nogueira do Amaral.
Emancipação. Porto Barreiro pertencia ao município de Laranjeiras do Sul. A criação foi sancionada pela Lei Estadual n° 11.248 em 13 de dezembro de 1995. A instalação da Câmara Municipal foi no dia 1° de janeiro de 1997.
Origem do nome O nome – Porto Barreiro – é uma junção dos distritos de Porto Santana e Barreirinho, sendo que a palavra “barreirinho” passou para o demonstrativo aumentativo: “barreiro”.
O nome “barreirinho” surgiu por existir uma área lamacenta no início da povoação, onde as antas vinham beber água. Daí os primeiros colonizadores batizaram de “barreirinho”, posteriormente mudado para Barreiro.
Porto Barreiro é um município brasileiro do estado do Paraná.

Fundação
13 de dezembro de 1995
““ Localização 25° 32’ 49” S 52° 24’ 28” O25° 32' 49" S 52° 24' 28
Os municípios divisórios:
Laranjeiras do Sul, Virmond, Candoi, Chopinzinho, Rio Bonito do Iguaçu
Cadastro de Autoridades


PODER EXECUTIVO
JOÃO COSTA DE OLIVEIRA - PT

PREFEITO
Endereço Comercial: R DAS CARMÉLIAS, 900
85345-000 PORTO BARREIRO - PR
Telefone: COM (42) 3661-1010 FAX (42) 3661-1010
SANTO ARMINDO MORIN - PT

VICE-PREFEITO
Endereço Comercial: R DAS CARMÉLIAS, 900
85345-000 PORTO BARREIRO - PR
Telefone: COM (42) 3661-1010



Reserva do Iguaçu Paraná














CACHOEIRA DA APARECIDINHA.
É um município brasileiro do estado do Paraná.
Município com áreas de agricultura, pecuária e madeira. Também onde está localizada a Usina Hidrelétrica Governador Ney Braga (Usina Hidrelétrica de Segredo). Desde sua criação ela vem evoluindo cada vez mais, e vem tendo uma boa administração. Antes Rondinha agora Reserva do Iguaçu, cidade que está a cada dia impondo respeito ao Estado, graças à ótima administração da mesma. Em meio à beleza de florestas, campos e um povo acolhedor estão cidade calma conta com três importantes pontos turísticos: Museu Regional do Iguaçu; Casa de Pedra (casarão da Fiat); Santuário do Passo da Reserva. Este artigo é um esboço sobre municípios do estado do Paraná. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


RESERVA DO IGUAÇU

HISTÓRICO
A história do Município de Reserva do Iguaçu está intimamente ligada às de Pinhão e Guarapuava, de cujos territórios e administração foram sendo desmembrado. Aos desbravadores de nossas matas e campos, deve-se o povoamento e progresso desse rincão paranaense. Enfrentando as
Maiores dificuldades e obstáculos, abrindo caminhos, transpondo rios, galgando escarpas e enfrentando animais ferozes.
Também os índios, nas maiorias nômades que circulavam por esta região,
Representavam sério perigo aos desbravadores, com os quais sustentaram contínuas lutas. Para melhor se defenderem desta ameaça, trataram de construir casas de pedra, comparedes cuja espessura chegava a quase um metro. Quando surgia a ameaça de ataque indígena, tratava-se de dar o alarme e reunir toda a vizinhança nestas casas para melhor se defenderem. Até hoje, algumas casas assim ainda existem, como a que se encontra na propriedade da Swedish Match S.A. (antiga Fiat-Lux). No ano de 1875, um tropeiro do Rio Grande do
Sul, ao atravessar o Rio Reserva acidentou-se, rolando com o cavalo rio
Abaixo onde o vau é muito próximo da cachoeira com 25 metros de queda. Clamou aflito para que N. Srª Aparecida o acudisse. Tão fervorosa foi sua súplica que se salvou milagrosamente. O tropeiro, em agradecimento, doou certa quantia de dinheiro para a construção de uma capela às margens daquele local, para que ali todos pudessem venerar a Santa.
O Coronel Elias Ferreira Pacheco, durante sua vida, foi o coordenador dos
Melhoramentos que se fizeram no Santuário, todo construído em granito e que até hoje domina aquelas paragens magníficas. Rondinha, na confluência dos arroios Monjolo e Divisa, surgiram como ponto de pouso, pela fartura de pasto para os animais e da facilidade de obtenção de água dos ditos arroios, para vaqueiros que do Rio Grande do Sul iam tropeando animais eqüinos e bovinos
Para serem comercializados em São Paulo e, para ronda, descanso e conferência dos animais após a passagem do caudaloso Rio Iguaçu.
Distrito criado com a denominação de Reserva, pela lei nº 5149, de 07-06 1965. Subordinado ao município de Pinhão. Elevado à categoria de município com a denominação de Reserva do Iguaçu, pela lei estadual nº 11163, de 04-09-1995, desmembrado com partes dos distritos de Reserva e Pedro Lustrosa do município de Pinhão. Sede no atual distrito de Reserva do Iguaçu ex-
Localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial de 2005.

UIDADE FEDERATIVA PR (18)
ESTADO PARANÁ
CEP - INICIAL 85,195000
CEP - FINAL 85,195000
LATITUDE -258300
LONGITUDE -521000
ALTITUDE 1020 m
ÁREA KM² 836,5 Km²
CÓDIGO IBGE 21752
CÓDIGO CORREIO 6519
DISTÂNCIA CAPITAL 369 Km
POPULAÇÃO 7094 h
CENSO DEMOGRÁFICO IBGE 21752
MASCULINO 1996 - MASCULINO 2907 h
FEMININO 1996 - FEMININO 2623 h
CENSO DEMORÁFICO
VARIAÇÃO 28,28%

Cadastro de Autoridades
PODER EXECUTIVO
RESERVA DO IGUAÇU
SEBASTIÃO ALMIR CALDAS CAMPOS - PMDB
PREFEITO
Endereço Comercial: AV 04 DE SETEMBRO, 614
CENTRO 85195-000 RESERVA DO IGUAÇU - PR
Telefone: COM (42) 3651-8000 FAX (42) 3651-8000
JOÃOZINHO DE ABREU CAMARGO - PDT
VICE-PREFEITO
Endereço Comercial: AV 04 DE SETEMBRO , 614
CENTRO 85195-000 RESERVA DO IGUAÇU - PR
Telefone: COM (42) 3651-8000

PODER LEGISLATIVO DA CIDADE DE RESERVA DO
IGUAÇU PARANÁ
PAULO SÉRGIO NUNES - PDT
PRESIDENTE DA CÂMARA
Endereço Comercial: AV 04 DE SETEMBRO, S/N
85195-000 RESERVA DO IGUAÇU - PR
Telefone: COM (42) 3651-1153 FAX (42) 3651-1153
ADIEL TEIXEIRA DO NASCIMENTO - PMDB
VEREADOR
Endereço Comercial: AV 04 DE SETEMBRO,
85195-000 RESERVA DO IGUAÇU - PR
ANTONIO DA SILVEIRA CALDAS - PP
VEREADOR
Endereço Comercial: AV 04 DE SETEMBRO,
85195-000 RESERVA DO IGUAÇU - PR
ANTONIO MARQUES DE SIQUEIRA - PP
VEREADOR
Endereço Comercial: AV 04 DE SETEMBRO,
85195-000 RESERVA DO IGUAÇU - PR
ANTONIO VENTURA MENDES - DEM
VEREADOR
Endereço Comercial: AV 04 DE SETEMBRO,
85195-000 RESERVA DO IGUAÇU - PR
EDISON DE OLIVEIRA SOARES - PMDB
VEREADOR
Endereço Comercial: AV 04 DE SETEMBRO,
85195-000 RESERVA DO IGUAÇU - PR
JOÃO MARIA DO AMARAL MACHADO - PTB
VEREADOR
Endereço Comercial: AV PEDRO FERREIRA DE SIQUEIRA, 354
85195-000 RESERVA DO IGUAÇU - PR
PAULO SÉRGIO NUNES - PDT
VEREADOR
Endereço Comercial: AV 04 DE SETEMBRO,
85195-000 RESERVA DO IGUAÇU - PR
VITORIO ANTUNES DE PAULA - PTB
VEREADOR
Endereço Comercial: AV 04 DE SETEMBRO,
85195-000 RESERVA DO IGUAÇU - PR
MONIKA ZUBER - PSDB
VEREADORA
Endereço Comercial: AV 04 DE SETEMBRO,
85195-000
RESERVA DO IGUAÇU – PR

Rio Bonito do Iguaçu
Rio Bonito do Iguaçu é um município brasileiro do estado do Paraná.
O território que hoje constitui o município de Rio Bonito do Iguaçu foi movimentado apartir do ano de 1769. Neste período sulcou as água turva do Rio Iguaçu a bandeira explora doura do Capitão Antonio da Silveira Peixoto, que amando do Governador Geral da Capitania de São Paulo, partiu da região de Curitiba a fim de explorar a porção sul e oeste da 5º comarca de São Paulo. Esta bandeira lançou os fundamentos básicos de União da Vitória e prosseguiu viagem, singrando as águas do Rio Iguaçu, explorando suas margens até chegar à sua embocadura no Rio Paraná.
Pelo Planalto através dos Campos Gerais, região foi atingida após o descobrimento e ocupação dos Campos de Guarapuava, apartir 2º parte do século passado. Período em que inúmeras sesmaria foram distribuídas a que se atrevesse à povoá-las nesse imenso quadrilátero, dentre as quais, a semaria dos Nogueiras. Nesta época esta região era amplamente ocupada por povos indíginas do grupo Caingangues, que se dividiam entre Dorins, Camés e Vetores. A família Nogueira que teve na figura de José Nogueira do Amaral seu grande nome, abriu um picadão na mata virgem, ligando as margens do Iguaçu à antiga estrada carroceria de Foz do Iguaçu. Com o passar dos anos a localidade foi sendo povoada, mesmo que parcialmente, por famílias que objetivavam crescer social e economicamente com a região. Rio Bonito foi ária de influência do efêmero Território Federal do Iguaçu, criado em 1943 e cuja capital foi Laranjeiras do Sul. Nesta época já havia se formado no lugar um pequeno povoado, que foi aumentando com a crescente onda migratória, notadamente a alemã e italiana. Pela Lei n° 19, de 30 de novembro de 1953, foi criado Distrito administrativo de Rio Bonito, com território pertencente ao município de Laranjeiras do Sul.
Em 1986 foi criado o conselho de desenvolvimento Comunitário de Rio Bonito, que dentre outras coisas, queria a emancipação política do distrito. No entanto, a negociação arrastara-se por vários anos apesar do empenho político da comunidade, sendo que somente em 1990 é que realmente conseguiram seu intento. Através da Lei Estadual n° 9.222, de 03 de abril de 1990, sancionada pelo Governador Álvaro Fernando Dias, Rio Bonito ganha foros se município emancipado, com território desmembrado de Laranjeiras do Sul. A estalação oficial deu-se em 01 de janeiro de 1993. Rio Bonito do Iguaçu atualmente pertence à MICROREGIÃO 18 CANTUQUIRIGUAÇU.


DADOS DO MUNICÍPIO
Aniversário 19 de Março
25° 29' 27" S 52° 31' 33" O25° 29' 27" S 52° 31' 33" O
Municípios limítrofes Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro, Nova Laranjeiras, Espigão Alto do Iguaçu, Quedas do Iguaçu, Saudade do Iguaçu, Sulina, Chopinzinho e São João.


RIO BONITO DO IGUAÇU PREFEITO
EZA AUGUSTO
BOVINO
UIDADE FEDERATIVA PR (18)
ESTADO PARANÁ
CEP - INICIAL 8534000
CEP - FINAL 8534000
LATITUDE -254800
LONGITUDE -525100
ALTITUDE 700 m
ÁREA KM² 701,4 Km
CÓDIGO IBGE 22156
CÓDIGO CORREIO 6530
DISTÂNCIA CAPITAL 382 km
POPULAÇÃO 14, 450 h
CENSO DEMOGRÁFICO IBGE
MASCULINO 1996 - MASCULINO 5842 h
FEMININO 1996 - FEMININO 4976 h
CENSO DEMORÁFICO
VARIAÇÃO 33,57%


SAUDADE DO IGUAÇU
Saudade do Iguaçu inicio da movimentação para formação do núcleo de colonização, do que hoje seconstitui no município de Saudade do Iguaçu, iniciou-se em 1958, com a estalação da Braviaco S/A – Companhia Brasileira de Viação e Comércio. Nesta época inicio-se o trabalho de desbravamento da região, que teve na figura de Élio Bocalon um de seus colaboradores.
Em 1959, o Sr. Horácio Tavares preparou terreno e plantou roça, a partir daí começaram a chegar outras famílias: Luiz Cevero Stevins, Antonio Giacomelli, Batista Predebon, João Bazejo, Antonio Barbiere e Hélio Bocalan.
A Braviaco era proprietária de extensa ária nesta região, tendo vendido muita terra na localidade, no entanto, no início da década de sessenta apareceu tal de Sr. Taborda, que se autodenominou dono da gleba, passando a vender lotes que já possuíam donos, gerando muitos conflitos agrários que resultaram em mortes. Esta região sudoestina sofreu agruras com as questões de litígios de terras. O pioneiro Batista Predebon, gaucho de Guaporé, ao chegar, adqueriu terras da companhia imobiliária Pinho e terras, nesta mesma região, o que demostra que esta ária disputada por empresas consideradas pesos-pesados, responsável por muitos assentamentos no sudoeste, mas também por muitos dissabores para as famílias desta porção territorial paranaense. Os primeiros comerciantes da localidade foram o Sr. João Bazejo e mais tarde o Senhor Batista Predebon, que vendia basicamente pinga, rapadura e fumo de rolo. O primeiro armazem que forneciam víveres para grande parte da comunidade foi construída pelo Sr. Ângelo Cenci. Nesta época a principal atividade era o extrativismo da madeira, especialmente o pinho (araucária brasileira), e após as derrubadas, os colonos iniciaram o plantiu de feijão e milho, basicamente produtos de subsistência.
Pela Lei Municipal nº 374, e pela Lei Estadual nº08 de 08 de junho de 1973, foi criado o Distrito Administrativo, com denominação de Saudade, e território pertencente ao município de Chupinzinho. Em 01 de março de 1992, através da Lei Estadual nº 9.914, o núcleo foi elevado à categoria de município emanipado, com território desmembrado, do município de Chupinzinho e denominação alterada para Saudade do Iguaçu. A Instalação oficial deu-se em 01 de janeiro de 1993.
Saudade do Iguaçu pertence à (MICROREGIÃO 16 amsop).
Dados do município:


SAUDADE DO IGUAÇU
PREFEITO MUNICIPAL:
ROGÉRIO GALLINA PR
2008 – A- 2012
UIDADE FEDERATIVA PR (18)
ESTADO Paraná
CEP - INICIAL 85568000
CEP - FINAL 85568000
LATITUDE -256800
LONGITUDE -526100
ALTITUDE 650 m
ÁREA KM² 151,3 km
CÓDIGO IBGE 26272
CÓDIGO CORREIO 6711
DISTÂNCIA CAPITAL 410 km
POPULAÇÃO 4931 h
CENSO DEMOGRÁFICO IBGE
MASCULINO 1996 - MASCULINO 1998 h
FEMININO 1996 - FEMININO 1922 h
CENSO DEMORÁFICO
VARIAÇÃO 25,79%

Localização Limites – Chupinzinho, Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu e Sulina.
COMARCA; Chopin Zinho
Padroeira Nossa Senhora Mãe da Igreja.
Comemoração municipal 19 de março
MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO SUDOESTE DO PARANÁ
Os desníveis do rio Iguaçu, fizeram aparecer este grande número de quedas dágua, e fez este rio ser um dos maiores rios brasileiros na contribuição da geração de energia elétrica. Existem no seu percurso cincorepresas para aproveitamento hidroelétrico. São (elas: 1) Usina Gov. Bento Munhoz da Rocha Neto, município de Pinhão, capacidade de geração de energia 1.676.000 KW; 2) Usina Gov. Ney Aminthas de Barros Braga, município de Mangueirinha, capacidade de geração de energia 1.260.000 KW; 3) Usina Hidrelétrica de Salto Caxias, município de Capitão Leônidas Marques, capacidade de geração de energia 1.240.000 KW; 4) Usina Hidrelétrica de Salto Santiago, município de Saudade do Iguaçu, capacidade de geração de energia de 1.332.000 KW; 5) Usina Hidrelétrica de Salto Osório, município de Quedas do Iguaçu, capacidade de geração de energia de 1.050.000 KW.Principais Pontos Turísticos

Usina Hidrelétrica de Salto Santiago

A Usina Hidrelétrica de Salto Santiago (UHSS) está localizada no estado do Paraná, no município de Saudade do Iguaçu (a 40 km de Laranjeiras do Sul), no rio Rio Iguaçu tem uma capacidade instalada de 1.420 MW.
Cadastro de Autoridades

PODER EXECUTIVO :

SAUDADE DO IGUAÇU
ROGÉRIO GALLINA - PR
PREFEITO
Endereço Comercial: R FREI VITO BERSCHEID , 708
85568-000 SAUDADE DO IGUAÇU - PR
Telefone: COM (46) 3246-1166 FAX (46) 3246-1166
VICE-PREFEITO
Endereço Comercial: R FREI VITO BERSCHEID , 708
85568-000 SAUDADE DO IGUAÇU - PR
Telefone: COM (46) 3246-1166

NOVA LARANJEIRAS

NOVA LARANJEIRAS
Um pouco da história:
A história registra que a primeira construção, em 1947, foi um hotel, hospedagem dos mascates e motoristas que transportavam madeira para a construção da ponte que liga o Brasil ao Paraguai. O Sr. João Karpinski era o dono deste primeiro hotel e também primeiro comerciante do Rio das Cobras.
Em 1947, começaram a se deslocar as famílias do norte do Rio do Grande do Sul, principalmente de origem italiana, para esta localidade. O primeiro a adquirir terras foi o Sr. Avelino Badotti. População 11.577
Os novos povoados traziam, quase sempre, alguns recursos pecuniários para sua instalação, plantavam cereais, criavam suínos e gado. O cultivo era feito em pequenas áreas pela própria família.
A maior produção da década de 50, na região, foi o trigo que além da cultura de subsistência era o mais comercializado, cultura essa que atualmente está em último lugar na produção, devido a falta de estímulo do governo na década de 70, sendo que a região, devido ao clima, é própria para este cereal. Também na época era plantado milho, arroz e feijão como cultura de subsistência.
Os meios de transporte utilizados eram cavalos e carros de boi, a cultura era o artesanato.
A primeira indústria foi de propriedade do Sr. Avelino Badotti e Virgílio Macarini, construída em 1957para o aproveitamento da araucária e madeiras de lei derrubadas para o plantio.
A falta de mão-de-obra para prestar trabalhos na indústria fez com que viessem para Nova Laranjeira (Rio das Cobras) os primeiros operários.
Com a instalação da indústria e devido a distância dos maiores centro é que foi instalado o primeiro comércio tendo como proprietário o Sr. João Ribeiro de Camargo (João Milico).
Logo que se estabeleciam, os imigrantes eram empregados na construção de estradas em suas respectivas colônias.
Entre o período de 1955 e 1972 a energia consumida era gerada por motores a óleo diesel, além dos tradicionais candeeiros com gordura de porco dentro de um recipiente com um pavio e dos lampiões a querosene.
Na história de Nova Laranjeira não se pode deixar de destacar a fundação da Copel, em 1973 inaugurou a primeira rede elétrica fazendo gerar motores da indústria Ceú Azul Madeiras, dando assim um grande impulso no progresso e bem estar social da então Vila Nova Laranjeiras.
A partir daí, a Copel criou um programa de crescimento no sentido de levar energia, também, para o homem do campo evitando o exôdo rural da nossa população. Em 13 de março de 1962, pela Lei nº4556 foi criado o Distrito de Nova Laranjeira, sendo um Distrito Administrativo e Judiciário de Vila Nova Laranjeiras, conforme o artigo 5 da referida Lei fica criado no Município de Laranjeiras do Sul o nome e seguintes divisas: partindo do Rio União, segue por este até cair no Rio das Cobras, deste ponto por linha seca pela divisa da Campanha Agrícola Industrial do Iguaçu, chegando ao Rio Xagú e por este até a ponte do Rio Guarani da Estratégica, subindo pela estrada da Erveira, até alcançar a Serra dos Macacos, dividindo por linha seca pelo Divisor da Erveira até divisa do Cocho Grande, então ligando a Serra da União ao ponto de partida.
Na mesma data foi criado o Cartório, na Gestão do Prefeito Municipal Alcindo Natel de Camargo, sendo o primeiro Cartório Ely Antonio Nardello. A primeira pessoa registrada foi Floraídes Maria Provin, em 13 de agosto de 1962.
Desde o ano de 1964 o Distrito tinha seus representantes políticos na Câmara de Vereadores. O primeiro Vereador foi Virgílio Macarini que exerceu o cargo entre 1964 e 1968. O segundo Vereador foi Alfredo Badotti exercendo o cargo entre 1968 e 1972. O terceiro foi Taylor Antonio Cachoeira exercendo o cargo entre os anos 1972 e 1976. Na seqüencia vieram Nélvio Veronese, eleito pelo Partido Arena, sendo Presidente da Câmara de Vereadores e exercendo o cargo até 1982 e Adão Dutra Bueira que também atuou como Presidente da Câmara de Vereadores. Entre os anos 1989 e 1992 foram vereadores do Distrito de Nova Laranjeira Maria das Neves Rosa (PMDB), Nelci Veronese (PTB), Antonio Leonel Onetta (PFL), e pelo Distrito do Guarani da Estratégica José Lineu Gomes (PMDB), Argemiro Lorençatto (PMDB), nos anos anteriores foram vereadores pelos Distritos, Antonio Ribeiro de Oliveira, Arnoldo Gomes de Salles, Pedro Alves e Lourival Silva.
Em 16 de maio de 1990 pela Lei nº 9249 e alterada a redação do artigo 1 desta Lei nº 9478 fica criado o Município de Nova Laranjeira com território desmembrado do Município Laranjeiras do Sul, com sede na localidade de Nova Laranjeira e as seguintes divisas: inicia na Barra do Rio União com o Rio das Cobras, até a ponte do Rio Xagú onde passa a estrada da Fazenda Velha, numa distância de aproximadamente 14.250m rumo de 72º 00 SE, confrontando a Barra do Tigre com o Arroio dos Macacos, subindo por este até encontrar outro arroio a esquerda que vai até a sua cabeceira. Seguindo por uma estrada secundária até a encruzilhada da estrada da Erveira indo rumo a Laranjeiras do Sul, até a cabeceira do Rio Lambedor, descendo por este até encontrar o Rio Barreiro, descendo este no Rio Piquiri encontrando a Barra do Rio Cascudo confrontando com o Município de Palmital, subindo o Rio Cascudo a sua cabeceira, desde numa linha seca de aproximadamente 4.500m rumo N-S, a cabeceira do Rio Guarani, descendo o Rio Guarani até a divisa do Município de Guaraniaçu e Espigão Alto, confrontações estas com o Município de Guaraniaçu, seguindo uma linha seca de 1.500m de distância, rumo 86º 30º SE até se encontrar a antiga estrada Ponta Grossa-Foz do Iguaçu, seguindo até o Rio União, descendo até o ponto de partida confrontando com o Município de Espigão Alto.
A instalação do Município foi realizada no dia 1º de janeiro de 1993. Daí em diante Nova Laranjeira passou a apresentar um grande desenvolvimento diante da região, sua população acreditando no seu Município passou a investir na sua agroindustrialização, educação e agricultura.
Sete anos depois de sua criação, o Município sofreu as conseqüências de um forte vendaval que arrasou a cidade no dia 13 de junho de 1997, resultando em estado de calamidade pública conforme Decreto nº078/97. O Município teve seus quadros urbano e rural destruídos, verificou-se um total de 200 residências destruídas, além dos pontos comerciais e órgãos públicos.
Transportes:
O Programa Administrativo do Governo Paranaense a partir da primeira República passou a objetivar a união de todas as regiões do Paraná por meio de estradas.
Pela localização da sede de Nova Laranjeira dando acesso a vários distritos da região e estrada que liga Nova Laranjeira ao Piquiri pelo Norte, e ao Sul ligando Nova Laranjeira à Fazenda Velha, para Oeste tem a BR277, Nova Laranjeiras esta no Km478 e, é ligada pela BR473 ao Município de Quedas do
Iguaçu, também é cortada pela ferrovia "Ferroes te" que liga Guairá ao Porto de Paranaguá. Todos os direitos reservados. Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Nova Laranjeira.

PREFEITO MUNICIPAL
DE NOVA LARANJEIRA
EUGÊNIO MILTOM BITTENCOURT – PT
2008 A 2012
UIDADE FEDERATIVA PR (18)
ESTADO PARANÁ
CEP - INICIAL 8535000
CEP - FINAL 8535000
LATITUDE -25.3000
LONGITUDE -525300
ALTITUDE 700
ÁREA KM² 1191,9
CÓDIGO IBGE 17057
CÓDIGO CORREIO 6367
DISTÂNCIA CAPITAL 386
POPULAÇÃO 17.183 h.
CENSO DEMOGRÁFICO IBGE
MASCULINO 1996 - MASCULINO 8957 h
FEMININO 1996 - FEMININO 8225 h
CENSO DEMORÁFICO
VARIAÇÃO -34,22

Cadastro de Autoridades
PODER EXECUTIVO
NOVA LARANJEIRAS
EUGENIO MILTON BITTENCOURT - PT
PREFEITO
Endereço Comercial: R RIO GRANDE DO SUL, 2122
85350-000 NOVA LARANJEIRAS - PR
Telefone: COM (42) 3637-1148 FAX (42) 3637-1148
EDILSON JOSÉ MAROSTICA - PPS
VICE-PREFEITO
Endereço Comercial: R RIO GRANDE DO SUL, 2122
85350-000 NOVA LARANJEIRAS - PR
Telefone: COM (42) 3637-1148

ANTONIO ALVES DA CRUZ - PT
PRESIDENTE DA CÂMARA
Endereço Comercial: R RIO GRANDE DO SUL, 2122
CENTRO 85350-000 NOVA LARANJEIRAS - PR
Telefone: COM (42) 3637-1282 FAX (42) 3637-1202
ANTONIO AIRTON TROCKI - PR

VEREADOR

Endereço Comercial: R RIO GRANDE DO SUL, 2122
85350-000 NOVA LARANJEIRAS - PR
ANTONIO ALVES DA CRUZ - PT

VEREADOR

Endereço Comercial: R RIO GRANDE DO SUL, 2122
85350-000 NOVA LARANJEIRAS - PR
AVELINO LAURENÇA DOS SANTOS - PTB

VEREADOR

Endereço Comercial: R RIO GRANDE DO SUL, 2122
85350-000 NOVA LARANJEIRAS - PR
GABRIEL DA VEIGA ESPINDOLA - PT

VEREADOR

Endereço Comercial: R RIO GRANDE DO SUL, 2122
85350-000 NOVA LARANJEIRAS - PR
IVO NAIRNEI - PT

VEREADOR

Endereço Comercial: R RIO GRANDE DO SUL, 2122
85350-000 NOVA LARANJEIRAS - PR
JOSÉ LUIZ WITTMANN - PTB

VEREADOR

Endereço Comercial: R RIO GRANDE DO SUL, 2122
85350-000 NOVA LARANJEIRAS - PR
LEONILDO GALVÃO - PR

VEREADOR

Endereço Comercial: R RIO GRANDE DO SUL, 2122
85350-000 NOVA LARANJEIRAS - PR
RAFAEL ARCANJO FORTUNA - PPS

VEREADOR

Endereço Comercial: R RIO GRANDE DO SUL, 2122
85350-000 NOVA LARANJEIRAS - PR

ZILDA APARECIDA GUERRA - PSDB

VEREADORA
Endereço Comercial: R RIO GRANDE DO SUL, 2122

85350-000 NOVA LARANJEIRAS - PR



CAMPO BONITO

MUNICÍPIO DE CAMPO BONITO
PREFETO MUNICIPAL
ANTONIO CARLOS DOMINIAK
2008 Á 2012
UNIDADE FEDERATIVA PR (18)
ESTADO PARANÁ
CEP - INICIAL 85450000
CEP - FINAL 85450000
LATITUDE - 25.1000
LONGITUDE 52.9800
ALTITUDE 720
ÁREA KM² 438,2
CÓDIGO IBGE 4055
PR 473 e 483
CÓDIGO CORREIO 5908
DISTÂNCIA CAPITAL 454 km
POPULAÇÃO
CENSO DEMOGRÁFICO IBGE 1996
MAULINO 12.522
FEMININO 12.314
TOTAL 24, 836
CENSO DEMORÁFICO 2007
T Variação. 21,52% OTAL 24.48

CÓDIGO CORREIO 5908
DISTÂNCIA CAPITAL 454 km
POPULAÇÃO
CENSO DEMOGRÁFICO IBGE
MAULINO 1996 2576
FEMININO 1996 2357
TOTAL 4933
CENSO DEMORÁFICO 2007 4426
VARIAÇÃO 10,28%
Campo Bonito

Limites: Braga Ney, Campina da Lagoa, Cascavel, Catanduvas e Guaraniaçu. PADROEIRA São Sebastião 20 de janeiro
Data de Comemoração Municipal – 31 de outubro
é um município brasileiro do estado do Paraná.
A cidade é essencialmente agrícola, tendo maior parte de sua população local izada no campo. Ela é conhecida também por belas cachoeiras e lugares com muita área verde, a população é formada por imigrantes italianos, alemães, ucranianos, poloneses e outros. Os primeiros habitantes chegaram a Campo Bonito em 1924, fugindo das batalhas na região decorrente da Revolução de 1924.

HISTÓRIA DA CIDADE

No período de 1923 a 1925, a região foi alvo de combates comandados pelo Gal. Isidoro Dias Lopes e a Coluna Prestes, sob o comando de Luiz Carlos Prestes.Foi neste período, mais precisamente em 1924, que chegaram a Campo Bonito os primeiros desbravadores integrantes da tropa de soldados que vinham do Rio Grande do Sul, com destino a Foz do Iguaçu. Só a partir da década de 50, com a colonização, é que a região se desenvolveu com a chegada de gaúchos, catarinenses e paranaenses da região de Irati que vieram desenvolver a cultura do café, agricultura de subsistência e criação de suínos.Criado através da Lei Estadual nº 8.403, de 31 de outubro de 1986, foi desmembrado de Guaraniaçu.

Cadastro de Autoridade

PODER EXECUTIVO
CAMPO BONITO
ANTONIO CARLOS DOMINIAK - PR
PREFEITO
Endereço Comercial: R PREF. DARCISIO ROBERTO GRASSI , 101
85450-000 CAMPO BONITO - PR
Telefone: COM (45) 3233-1282 FAX (45) 3233-1285
IRINEU RONALDO BUDKE - PT
VICE-PREFEITO
Endereço Comercial: R PREF. DARCISIO ROBERTO GRASSI , 101
85450-000 CAMPO BONITO - PR
Telefone: COM (45) 3233-1282

PODER LEGISLATIVO DA CIDADE DE CAMPO BONITO
MARIO WEBER - PPS
PRESIDENTE DA CÂMARA
Endereço Comercial: R PREFEITO DARCISIO R. GRASSI , 101
85450-000 CAMPO BONITO - PR
Telefone: COM (45) 3233-1260 FAX (45) 3233-1260
ALCEU JOSE BERNARDI - PP
VEREADOR
Endereço Comercial: R PREFEITO DARCISIO R. GRASSI , 101
85450-000 CAMPO BONITO - PR
CLAUDIO ABRAHAO PICOLLI - PMDB
VEREADOR
Endereço Comercial: R PREFEITO DARCISIO R. GRASSI , 101
85450-000 CAMPO BONITO - PR
JULVAN CARLOS HEMERICH - PT

VEREADOR
Endereço Comercial: R PREFEITO DARCISIO R. GRASSI , 101
85450-000 CAMPO BONITO - PR
LUCIANO SCIMEONI - PT

VEREADOR
Endereço Comercial: R PREFEITO DARCISIO R. GRASSI , 101
85450-000 CAMPO BONITO - PR
MARIO WEBER - PPS
VEREADOR
Endereço Comercial: R PREFEITO DARCISIO R. GRASSI , 101
85450-000 CAMPO BONITO - PR
NELSON ANDRE CHIOSSI BARONI - PP
VEREADOR
Endereço Comercial: R PREFEITO DARCISIO R. GRASSI , 101
85450-000 CAMPO BONITO - PR
Telefone: ()
SAMUEL MARCHETTI - PP

VEREADOR
Endereço Comercial: R PREFEITO DARCISIO R. GRASSI , 101
85450-000 CAMPO BONITO - PR
VILSON GIACOMINI JUNIOR - PT
VEREADOR
Endereço Comercial: R PREFEITO DARCISIO R. GRASSI , 101
85450-000 CAMPO BONITO - PR
CREUZA MARIA LIMA - PMDB

VEREADORA
Endereço Comercial: R PREFEITO DARCISIO R. GRASSI , 101
85450-000 CAMPO BONITO – PR



CANDOI – ESTADO DO PARANÁ - HISTÓRICO
Gentílico: candoianos
Formação Administrativa
Em divisão territorial datada de 31-XII-1936, figura no município de Guarapuava o distrito de Candói.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito figura no município de Guarapuava.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Candói permanece no município de Guarapuava.
Elevado à categoria de município com a denominação de Candói, pela lei estadual n.º 9353, de 27-08-1990, desmembrado de Guarapuava. Sede no antigo distrito de Candói. Constituído de 2 distritos: Candói e Paz. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 2 distritos:
Candói e Paz. Em divisão territorial datada de 15-VII-1999, o município é constituído do distrito Sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.
Cantagalo é um município brasileiro do estado do Paraná. Localiza-se a uma
Candói de origem: caingangue "Cando-Y” ... (eu tenho a arma). É um município brasileiro, do estado do Paraná.Sua população estimada em 2007 de 15.670 habitantes. As terras do município de Candói foram imemorialmente habitadas pelos índios Votorões. Sendo referência obrigatória por quantos queriam se inteirar de fatos ocorridos na região compreendida entre o rio Cavernoso, Pinhão, Jordão e Iguaçu.
O ato pioneiro (de invasão, dominação e extermínio dos povos indígenas) da região do Candói coube ao capitão Manoel Elias de Araújo e sua esposa, Clara madalena dos Santos, donos de grande área de terras entre o rio Cavernoso, Jordão e Iguaçu. O casal não teve filhos e adotou uma criança, a quem batizaram de Ponciano José de Araújo, e que mais tarde seria padre. O padre Ponciano foi vigário da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá, hoje Palmeira, no período de 1825 a 1832.
Em 21 de dezembro de 1892, foi criado o Distrito Policial de Candoy. No dia 5 de abril de 1913, através da Lei n.º 1.316 foi criado o Distrito Administrativo. Em 30 de dezembro de 1948, através da Lei n.º 199, foi alterada a grafia de Candoy, para Candói. O nome do município, de origem caingangue, é referência ao Rio Candói, aluente da margem direita do Rio Jordão. Trata-se de uma homenagem ao Cacique Candoy, antigo chefe dos índios Votorões.
Em 27 de agosto de 1990, pela Lei Estadual n.º 9.353, foi criado o município, com o território desmembrado do município de Guarapuava. A instalação oficial deu-se em 1º de janeiro de 1993. Segundo o pesquisador José Carlos Veiga Lopes “o índio Candoy
“Enfermou-se e foi batizado pelo padre Chagas com o nome de Hipólito no dia 13 de agosto de 1812, (o padre chamava-o pelo nome de Candoy)”. Os terrenos de Candoy foram concedidos pelo Governo ao tenente Manuel Elias de Araújo, também conhecido Elias Manuel de Araújo, casando-se com Clara Madalena dos Santos em 12 de janeiro de 1783, aonde foram morar na fazenda do Pugas, em Palmeira. Elias faleceu em 10 de maio de 1829. No mapa dos campos de Guarapuava, organizado pelo padre Chagas em 1821, com a divisão das propriedades e seis respectivos donos, nenhuma está em nome de Manuel Elias de Araújo e no lugar onde está atualmente o município de Candói, está escrito Campo Real e Campo do Norte, a doação deve ter sido posteriormente. Como o casal não tinha filhos, foi o padre Ponciano que herdou a fazenda de Candoy.
Apesar de ser padre, Ponciano tinha filhos, que os reconheceu. No dia 4 de outubro de 1855, Pedro Alexandre Penna, João de Abreu e Araújo e Cândido José de Almeida, cadastraram no lugar denominado Candoy, obtida por herança do padre Ponciano, uma sesmaria de campos de criar, logradouros e matos de lavrar, medindo duas léguas de comprimento e quarto de fundo, dividindo ao sul pelo rio Jordão, ao norte pelo rio Cavernoso, a leste pelo ribeirão denominado Candói e a oeste por diversos, entre os quais o rio Jordão e o arroio Corvo Branco. Administração Lista dos prefeitos do município de Candói

Elias Farah Neto
1993 (jan) - 1997 (jan)
Prefeito
Primeiro Prefeito, eleito por voto direto;
Donini
1997 (jan) - 2001 (jan)
Prefeit
Prefeito eleito por voto direto;
Elias Farah Neto
2001 (jan) - 2005 (dez)
Prefeito
Prefeito eleito por voto direto;
Mauricio Mendes de Araujo
2005 (jan) - 2008 (dez)
Prefeito
Prefeito eleito por voto direto;
Elias Farah Neto
2009 (jan) - 2013 (dez)
Prefeito ELIAS FARAH NETO
Prefeito eleito por voto direto;

MUNICÍPIO DE CANDÓI
PREFETO MUNICIPAL
ELIAS FARAH NETO - PSDB
2008 Á 2012
UNIDADE FEDERATIVA PR (18)
ESTADO PARANÁ
CEP - INICIAL 85.14000
CEP - FINAL 85.14000
LATITUDE 25,5600
LONGITUDE -52.5000
ALTITUDE 950
ÁREA KM² 1526,3
CÓDIGO CORREIO 5916
CÓDIGO IBGE 4428
DISTÂNCIA CAPITAL 340kM
POPULAÇÃO
CENSO DEMOGRÁFICO IBGE
MAULINO 6569
FEMININO 6209
TOTAL
CENSO DEMORÁFICO 2007
TOTAL 12778
VARIAÇÃO 12,61%

CÓDIGO CORREIO 5908
DISTÂNCIA CAPITAL 454 km
POPULAÇÃO
CENSO DEMOGRÁFICO IBGE
MAULINO 1996 2576
FEMININO 1996 2357
TOTAL 4933
CENSO DEMORÁFICO 2007 4426
VARIAÇÃO 10,28%

PODER EXECUTIVO
CANDÓI
ELIAS FARAH NETO - PSDB
PREFEITO
Endereço Comercial: R XV DE NOVEMBRO , 1761
85140-000 CANDÓI - PR
Telefone: COM (42) 3638-8000 FAX (42) 3638-8034

GILVAN FRANCISCO CZARNIESKI - PSDB
VICE-PREFEITO
Endereço Comercial: R XV DE NOVEMBRO , 1761
85140-000 CANDÓI - PR
Elias Farah Neto
1993 (jan) - 1997 (jan)

Prefeito
Primeiro Prefeito, eleito por voto direto;
Donini
1997 (jan) - 2001 (jan)
Prefeito
Prefeito eleito por voto direto;
Elias Farah Neto
2001 (jan) - 2005 (dez)
Prefeito
Prefeito eleito por voto direto;
Mauricio Mendes de Araujo
2005 (jan) - 2008 (dez)
Prefeito
Prefeito eleito por voto direto;
Elias Farah Neto
2009 (jan) - 2013 (dez)
Prefeito
Prefeito eleito por voto direto;

GEOVANI IVATIUK - PSDB
PRESIDENTE DA CÂMARA
Endereço Comercial: AV ALFREDO ANTONIO BUDEL , 1047 - CX. POSTAL 17
85140-000 CANDÓI - PR
Telefone: COM (42) 3638-1158 FAX (42) 3638-1865
ANTONIO CARLOS DE ARAÚJO - PTB

VEREADOR
Endereço Comercial: AV ALFREDO ANTONIO BUDEL , - CX. POSTAL 17
85140-000 CANDÓI - PR
Telefone: ()
ARLINDO KALISZAK SIRIGALLI - PSDB

VEREADOR
Endereço Comercial: AV ALFREDO ANTONIO BUDEL , - CX. POSTAL 17
85140-000 CANDÓI - PR
Telefone: ()
AURIMAR TEIXEIRA DA ROSA - PR
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ALFREDO ANTONIO BUDEL , - CX. POSTAL 17
85140-000 CANDÓI - PR
Telefone: ()
GIOVANE IVATIUK - PSDB

VEREADOR
Endereço Comercial: AV ALFREDO ANTONIO BUDEL , - CX. POSTAL 17
85140-000 CANDÓI - PR
Telefone: ()
JOÃO OLIVEIRA RAMOS - PMDB
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ALFREDO ANTONIO BUDEL , - CX. POSTAL 17
85140-000 CANDÓI - PR
Telefone: ()
LEONIDAS MATTOS DE DEUS - PSDB

VEREADOR
Endereço Comercial: AV ALFREDO ANTONIO BUDEL , - CX. POSTAL 17
85140-000 CANDÓI - PR
Telefone: ()
LEONIDES ANTUNES DESCHK - DEM
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ALFREDO ANTONIO BUDEL , - CX. POSTAL 17
85140-000 CANDÓI - PR
Telefone: ()
VALMIR CZARNIESKI - PSDB
VEREADOR
Endereço Comercial: AV ALFREDO ANTONIO BUDEL , - CX. POSTAL 17
85140-000 CANDÓI - PR
Telefone: ()
VALTER OLIVEIRA DA LUZ - PSDB

VEREADOR
Endereço Comercial: AV ALFREDO ANTONIO BUDEL , - CX. POSTAL 17
85140-000 CANDÓI – PR