VIVA BEM ENQUANTO PODE. CONSELHO DE UM AMIGO
"A Alegria de Estar Vivo" "Se você é forte, deveria ser bondoso. Se você é extremamente inteligente, deveria ser simples. Se você é rico deveria ser humilde. Em outras palavras: Se for humilde será rico. Ser for simples será inteligente. Se for bondoso, será forte. Se você sabe escutar e sábio. Há milênios os filósofos e os cientistas estudam o homem e procuram dar uma definição aceitável: Vejo no ângulo que eu vejo, leigo que sou nessa ária que estou me propondo a escrever, e muito difícil de entender o homem em sua natureza, origem e evolução. Por mais que a Bíblia esclareça em Gêneses 1º Livro da Bíblia, e o Livro escrito por Charles Darwin a Origem da vida, embola o meio do campo como se diz na gíria. Esse livro Traz riquíssimas explicações científicas.
Sempre em todos os seus textos dando ênfase na evolução das espécies humana. O contrario da Bíblia Sagrada que enfatiza a Criação da espécie humana. Desde o conhecer a ti mesmo torna-se difícil para um leigo compreender o que está escrito, a não ser com auxílio de alguém entendido no assunto. De Sócrates a profundas motivações do renascimento, até a forma marcadamente antropológica da filosofia Obs: ( A Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. ) mais recente existem controvérsia entre a Criação e a Evolução das espécies" Eu li muito só Sócrates e inúmeros livros de psicologia, como também, já pelo mínimo umas quatro vezes o livro da Origem da Vida de Charles Darwim, com tudo isso me mantenho firme que o homem é realmente uma criação de Deus. Aqui onde eu moro é igual a muitos outros lugares, guardada as devidas proporções, é um lugar abençoado por Deus, o ar é puro e existe uma tranqüilidade de um verdadeiro paraíso eu e a minha esposa Zelinda temos esse privilégio em olhar todos os dias nessa organização da natureza, beleza harmonia e o que não falta por aqui, harmonia é um termo que designa o Universo, coisas deste Universo ordenado, desde as estrelas, partículas da areias do Rio Iguaçu das margens de Salto Osório.
Por vezes, você caminha pela vida com o olhar voltado para o chão, pensamento em desalinho, como quem perdeu o contato com sua origem divina. Olha, mas não vê... Escuta, mas não ouve. Toca, mas não sente...Perdido na névoa densa que envolve os próprios passos, não percebe que o dia o saúda e convida a seguir com alegria, com disposição, com olhar voltado para o horizonte infinito, que lhe acena com o perfume da esperança, não importa onde você mora,
Considere que seu caminhar esta protegido pelo céu, o céu é a nossa casa não é solitário os teus passos, e suas dores e angústias não passam despercebidas diante dos olhos atentos do Criador, que lhe concede a dádiva de viver.
Sua vida na terra tem um propósito único, um plano de felicidade elaborado especialmente para você. Por isso, não deixe que as nuvens das ilusões e de revoltas infundadas contra as leis da vida, tornem seu caminhar denso e lhe toldem a visão do que é belo e nobre o céu e a terra.
Siga adiante refletindo na oportunidade milagrosa que é o seu viver.
Inspire profundamente e medite na alegria de estar vivo, coração pulsante, sangue correndo pelas veias, e você,vivo, atuante, compartilhando deste momento do mundo, único, exclusivo. E você faz parte dele seja feliz com a sua consciência ame a vida,
Sinta quão delicioso é o aroma do amanhecer, o cheiro da grama, da terra após a chuva, do calor do sol sobre a sua cabeça, ou da chuva a rolar sobre sua face.
Sinta o imenso prazer de estar vivo, de respirar. Respire forte e intensamente, oxigenando as idéias, o corpo, a alma. Sinta o gosto pela vida.
Detenha-se a apreciar as pequeninas coisas que dão sentido à vida. Se no lugar que você mora lhe falta espaço, vá até a \Praça Pedro Alzides Giraldi e contemple o aroma da das flores, ou então na praça de teu lugar, imagine que você esta no meio do campo onde o céu é o limite.
Aquela flor miúda cheirosa e bela que, em meio as pedras sobrevive linda, perfumosa, a brilhar como se fosse grande te estimulará a ser como ela.
Sinta-se vivo ou viva ao apreciar o vôo da borboleta ou do pássaro à sua frente.
Escute os barulhos da natureza, a água a escorrer no riacho, ou simplesmente aprecie o céu, com suas nuvens a formar desenhos engraçados fazendo e desfazendo-se sobre seus olhos. Quão maravilhosa é a vida!Não importa se venta forte, ou cai pedras de gelo como aconteceu no dia 29 de Agosto aqui no Salto Osório acabando com as nossas parabólicas, não faz mal é o sinal do céu que Deus existe nos alertando que devemos aproveitar os dias bons para trabalhar, produzir, tudo em nome do nosso Criador.
Mas, se o céu estiver escuro e você não puder olhá-lo, detenha-se no micro universo, olhe o chão. Quanta vida há no chão...
Minúsculos seres caminhando na terra, na grama... A formiga na sua luta diária pela sobrevivência... A aranha, a tecer sua teia caprichosamente, As cutias procriando na sombra dos meus arvoredos alguns eu plantei outros cresceram com a ajuda dos animais que espalharam sementes e ao cair na terra germinaram, cresceu e produziu frutos e sombras para os seres se agasalharem, e tantas outras coisas para ver, ouvir, sentir, cheirar, para fazer você sentir- se vivo.
Observar a natureza é pequeno exercício diário que fará você relaxar, esquecer por instantes as provas, ora rudes, ora amenas, que a vida nos impõe.
Somos caminhantes da estrada, somando, a cada dia, virtudes às nossas vidas ainda medíocres, mas que se tornarão luminosas e brilhantes.
Aprenda a dar valor à dádiva da vida. Isso fará o seu dia se tornar mais leve e, em silêncio, sem palavras, sem pensamentos de revolta, você terá tido um momento de louvor a Deus.
Aprenda a silenciar o íntimo agitado e a beneficiar-se das belezas do mundo que Deus lhe oferece.
A sabedoria do sábio aprecia a natureza, o que Deus deseja para nos, que fôssemos aliados (a) do homem no seu progresso, oferecendo o alimento, dando-lhe os meios de defender-se das intempéries se alimentando e se curando usando o que tem na natureza criado por Deus, tudo funcionando harmoniosamente.
E, sobretudo, sendo o universo o colírio diário suavizando as aflições da vida.
OBS: A frase do cabeçalho do texto não encontrei o autor
Escritor e historiador: Antonio Monteiro da Silva