UE TEMOS DE MAIS BELO EM QUEDAS DO IGUAÇU
Vila residencial de Salto Osório
Alunos de Arquitetura conhecem vila residencial e usina de Salto Osório Acompanhados dos professores Fúlvio Feiber e Caroline Nogueira, a turma foi até a Usina de Salto Osório, que fica entre os municípios de São Jorge D'oeste e Quedas do Iguaçu.
Compartilhar esta notícia
Na última semana, acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG foram até a Usina de Salto Osório, que fica entre os municípios de São Jorge D'oeste e Quedas do Iguaçu, onde conheceram também a vila residencial de Salto Osório.
Acompanhados dos professores Fulvio Feiber e Caroline Nogueira, a turma foi recebida pelo gerente da Tractebel Energia, Leocir Scopel. A professora Caroline explica que a vila residencial é formada por projetos executados na década de 70, com construções mistas, compostas por madeira e alvenaria. “As casas são de uma arquitetura incrível. Foi realmente de muito proveito para nossos alunos a oportunidade de visualizar residências deste estilo”, diz Caroline, acrescentando que a casa de visitas foi construída inicialmente para receber um presidente da empresa, e hoje, é utilizada para eventos.
Sem duvida e com toda franqueza, um dos melhores lugares de Quedas do Iguaçu para se viver... A qualidade de vida é espetacular..temos o maior prazer de viver nesse pequeno paraíso dourado de Quedas do Iguaçu.
Você precisa conhecer esse lugar, aqui, temos balneário mantido pela prefeitura com toda a estrutura necessária para dar conforto aos visitantes: churrasqueiras mesas com bancos e tomadas de luz elétrica individual, a nossa prainha é artificial, represada das águas do
Rio Iguaçu, quando foi construída a usina hidrelétrica de Salto Osório. Contornado com uma vasta floresta, que ao ver representa encostar no céu marcando o infinito da terra e as límpidas águas de nossa prainha popularmente apelidada pelos visitantes. Tudo isso a 1000 metros do condomínio Salto Osório. Não esquecendo de admirar o deslumbrate visual panorâmico da usina de Salto Osório, brilha os olhos de quem enxergar . O condomínio Salto Osório foi construído no sistema americano com muitas propriedades luxuosas, administrada por uma diretoria eleita pelos moradores do condomínio e segue a risca o estatuto que rege as normas para não alterar o
visual panorâmico que a natureza nos deu de presente. Para a diversão temos um clube munidos de uma estrutura que satisfaz quase todas as preferências esportivas e recreativas, conta com diversos modalidades esportiva. Programas voltados à saúde, qualidade de vida, esportes, lazer e inclusão social, canxa de esportes, salão dançante, e instalações para jogos de salão. No que se refere a hospedagem, a região conta com um confortável hotel. A natureza deste cantinho de Quedas do Iguaçu, na localidade de
Salto Osório convida todos nós para um passeio embalado pelo cantares dos mais diversos passarinhos, para conhecermos melhor um pouco de seus encantos precisamos aceitar o convite. Muitas bela paisagem exuberante. Natureza, onde suas águas cristalinas deslizam mansamente sobre a sua superfície, anunciando garbosamente a grande obra do nosso mestre arquiteto. No começo da civilização, muito antes do aparecimento da escrita, as experiências e os ensinamentos eram passados às novas gerações pelos mais velhos pela via oral. Naquela época, os contadores de histórias tinham um papel fundamental. No Brasil falta muito para essa mentalidade ganhar corpo. É inegável que as coisas mudaram com a chegada do computador, da internet, e do grande avanço do modernismo. A sabedoria pode estar ali na sala de estar assistindo à televisão ou fazendo crochê no quarto - e muita gente nem percebe, Na minha terra, em Quedas do Iguaçu e em especial em Salto Osório as pessoas gostam de contar história e eu sempre tive esse costume. Também gosto muito de leitura, e de contar histórias os meus quatro livros que escrevi narram historias fantásticas de nossa terra, l00 cem anos de historias de Quedas do Iguaçu está contada em um dos meus livros. Os livros arrancaram das cinzas historias até então desconhecida pelo povo. Por isso tenho facilidade de escrever historias. As minhas principais fontes de informações é a sabedoria dos mais velhos. Uma história bem contada não significa histórias manjadas como Chapeuzinho Vermelho ou Branca de Neve. Procuro mostrar para as crianças jovens, adultos e gente de mais idade que qualquer experiência da vida delas pode virar uma história e interessar a quem está ouvindo lendo ou assistindo em vídeo. Ao caminhar pelas ruas de Salto Ozório e do alto do mirante observo a beleza das águas que despenca da barragem da usina, e sinto no rosto a brisa das águas de nossa prainha. Quando passeio com a minha esposa Zelinda apreciando os encantos da natureza nas manhãs dos dias, logo ao clarear do dia sentimos o barulho captado pelos nossos ouvidos o som da natureza e o cantar dos passarinhos, formando uma orquestra mestrado por aquele que construiu este universo de coisas belas e encantadora.
Enquanto apreciavas-mos a majestosa sinfonia ouvia e sentia a chuva em forma de pingos d’água que umedeciam o chão fofo cobertos por folhas. Poderia até como uma criança imaginar estar pisando em nuvens. E porque não.
Adentramos por uma floresta fechada, de mata virgem, ária reservada e protegida não permitido o aceso na ária só fomos ver que não podia-mos estar ali, minutos depois, encantado pela beleza da natureza não demos conta que o local era proibido de entrar, devido o perigo que oferece ao intrusos. Com a abertura das comportas da usina, torna-se muito arriscado a permanência de pessoas nestes locais. Respirávamos o cheiro de mato, orvalho e terra molhada conduzindo-nos ao espírito de oração e logo enceguida deixaram o local e voltemos ao local seguro e tão belo quanto.
Porem fomos andando, as matas cada vez mais fechadas e à medida que nos aproximávamos ficavas-mos deslumbrados e abeleza unificava-se.Cada árvore, cada galho em sua mais perfeita harmonia tudo perfeito seus galhos enfeitados com as aves de tantas espécies. O vento soprava e muito longe o barulho da cigarra que parecia nos recepcionar, todos os ruídos integravam-se como se fizesse parte de uma sinfonia, podia-se ouvir agora o chiado das águas do rio Iguaçu e das turbinas da usina de Salto Osório que nos levavam a momentos de reflexão e a fantástica leveza nas alturas do mirante.
Em águas cristalinas podemos enfim evocar a Grandiosa Força Divina.
Como em um coro ecoavam a oração diante de uma magnífica queda d’água despencando suavemente da barragem. A beleza das flores possui corações que a elas se assemelham. Todos ali pareciam igualar-se e fazer parte daquele local, como se regressássemos depois de anos afastados da grande verdade.
Continuamos a nossa caminhada e para nossa surpresa as águas vindas do céu tinham nos proporcionado uma beleza volumosa, a quantidade de águas límpidas e puras que caiam refletiam a pureza de nossas almas e a profundidade de nossos sentimentos. A beleza das flores e matas molhadas que aquele lugar abrigava nos enchia de energia e felicidade. Divina.
O condomínio residencial de Salto Osório, possui toda a estrutura para oferecer aos seus habitantes, o melhor conforto: Água tratada, e rede de esgoto administrada pela SANEPAR. Alem de iluminação pública ruas e estradas toda asfaltada, clubes com piscina, campo de futebol, e restaurante com dormitório. Possuem também anexada ao condomínio, vária pontos turísticos, e uma ária de lazer com praia artificial, munida de restaurante. Churrasqueiras com luz elétrica e um ótimo local para acampar.
ARQUITETURA DE PONTA NOS ANOS DE 1970 CASA DA VILA DE SALTO OSÓRIO