CONTADOR DE ACESSO

contador de acesso grátis

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CONSTRUIR UMA FAMÍLIA


CONSTRUIR UMA FAMÍLIA FELIZ

 
Em todas as famílias, independentemente da sociedade, ou dos padrões econômicos, cada membro ocupa determinada posição ou tem determinado estatuto, marido, mulher, filho ou irmão, sendo orientados por papéis. Papéis estes, que não são mais do que, as expectativas de comportamento, de obrigações e de direitos que estão associados a uma dada posição na família ou no grupo social. Esta é mais uma história que de maneira acidental, causal ou espiritual foi montada em uma família, que de maneira pedagógica podemos de uma forma ou de outra investir em nossa convivência conjugal e familiar. Acredite, existem acontecimentos que ocorrem unicamente para ensinar à todos que possam com ele aprender qualquer coisa de útil para suas vidas, razão pela qual me proponho a contar esta história que aconteceu com uma família, cujo casal tornara grandes amigos nosso, se não fosse assim não teriam a confiança de nos relatar a grande trajetória conjugal e familiar que a tiveram. Passo a passo de suas vidas será contada neste texto. Esta história começar em uma pequena comunidade do Rio Grande do Sul, Água do Meio, distrito da cidade de passo fundo, neste lugar morava uma família  pequenos agricultores, família grande 5 filhos e muito pouca terra. Teófilo para aumentar a sua renda familiar se especializou na criação de abelhas, o mel extraído lhe dava segurança em poder sustentar os seus filhos. Candinha esposa do

Sr. Teófilo vendia leite, queijo e outros derivados do leite os quais era entregue no comércio de água do Meio. Os filhos maiores do casal estudavam, e nas horas de folga auxiliavam o casal nas mais variedades atividades.  Uma família feliz na medida do possível. Aos domingos todos iam á igreja, isso era sagrado para a família Antunes, o Sr. Teófilo e sua esposa Candinha preservavam a moral como prioridade em suas vidas, os bons costumes e educação tinham como base na estrutura de uma família cristã, e obediente as leis regidas pelo homem. Cinco filhos três com idade escolar, cada um tinha a sua personalidade, dons individuais, diferentes entre si, cada qual com a sua vocação é importante observar os talentos de seus filhos, é necessário os pais observar para poder ajudá-los a desenvolver a sua vocação, coisa pouco dado atenção nas famílias moderna. Talentos são desconsiderados por alguns, o que vale é o interesse financeiro estátus pessoais ou contentamento  familiar, seguindo às vezes a profissão dos pais. Senhor Teófilo já com os seus quarenta anos de idade, parecendo ter cinqüenta, não ingeria álcool, não fumava, não era jogador, e tinha um lema que se orgulhava em contar: Homem para ser bem homem tem que: Servir o exército, casar e ter filhos, plantar árvores e escrever um livro.  Livro ele  Tropeçava nas palavras quando queria se Justificar, Teófilo era um grande contador de histórias tinha uma memória invejável, prova disso foi quando ele me concedeu esta entrevista lembrava-se de detalhes com tanta certeza e detalhes que somente uma memória jovem e bem exercitada poderia dar estas informações. Teófilo amava todos os seus filhos de igual proporção é justo nem poderia ser diferente, o seu desejo era dar a eles um bom futuro.

Futuro para todos, estudar era o que Teófilo mais queria que seu filho tivesse, o apoio era contínuo. Ele e sua esposa Candinha freqüentavam todas as reuniões de escola e até mesmo nas tarefas de escolares ele auxiliava, bem, até uma altura, depois não conseguiu mais a sabedoria do filho ultrapassava os seus conhecimentos, a não ser quando se referia em algum assunto pratico o que se aprende na faculdade da vida. O tempo passava, os filhos cresciam, a dificuldade aumentava Senhor Teófilo perdia noites de sono preocupado com o futuro de seus filhos, freqüentemente os meninos comentavam com ele a possibilidade de irem morar na cidade, para continuar estudando e trabalhar em alguma empresa, para que no futuro quando for adulto não passar por sacrifício no labutar de uma terra tão pequena e tão longe de recursos.  Pai Teófilo escutava com calma e lá no fundo do seu coração sabia que seus filhos tinham razão de tanta reclamação, doía na alma de seu Teófilo quando notava no semblante de seus filhos uma serta tristeza e preocupação para com o futuro. Teófilo economizou alguns dinheiros fruto do trabalho do casal.     Contava o Senhor Teófilo que era um sábado, chuvoso, o sol cortava o horizonte,  as criações recolhidas, detalhes que ele fez questão de contar, e entre um suspiro e outro ia traçando a estratégica de sua história, Teófilo tinha o dom poético tocava violão e chegou até a compor algumas músicas, uma das canções que ele mais gostava de cantar era a música o cantar dos passarinhos, letra que ele compôs se inspirando no cantar afinado dos sabias que enfeitavam e engrossava os galhos das árvores. Pássaros é o fruto mais vivo das árvores ele ficava enfurecido quando encontrava um passarinho prezo em uma gaiola, Teófilo depois de uma grande pausa enxugando as lagrima de seus olhos  com a ponta da manga de sua camisa, concluiu a revelação, anunciou aos seus filhos que estava de acordo de ir morar na cidade. Os seus filhos receberam aquela notícia com um largo sorriso na boca, pularam de alegria.

Teófilo vendeu a sua terra e com o dinheiro comprou uma casa na Vila Sapa em Passo Fundo, bem pertinho da estrada de ferro onde os trens quebravam o silêncio da noite com seus apitos O trem buzinava sempre em cada cruzamento ou curva onde o maquinista não tem visão. Por uma questão de segurança, na Região de Passo Fundo era lei anunciar a passagem do trem, muitos acidentes aconteceram, alguns acidentes com mortes, por causa disso, é regra independente do Horário por segurança dos habitantes que por ali trafegavam Senhor Teófilo abservava admirado aqueles trens lembrava-se das histórias de seu pai que contava as proezas de seu avô quando a Companhia de Estrada de Ferro São Paulo Rio Grande construiu essas ferrovias, muitas tragédias aconteceram na construção desta estrada.  Soltando fumaça nos ares, anunciado a chegada do carrossel longo e acarretado de gente e mercadorias que abastecia uma grande região dos pampas do sul.

Teófilo e Candinha, quando se recolhiam, à noite em seus quartos afastados de seus filhos sentiam-se amargurados, tristes e com uma imensa saudade do de sua chacara e da vida que levava no interior da região em água do Meio, não escutavam mais o som da cachoeira que desaguava bem próxima de sua casa, o berro de suas vacas, o cantar dos passarinhos o badalar sonoro do sino da igreja, o ruído das rodas da carroça de boi de seus visinhos transportando pasto para as criações e o mais importante o aroma da natureza expelindo nos ares o ar fresco e puro e o som de seu velho monjolo.

O senhor Teófilo nos contou que ele e sua esposa passaram a maior parte de suas vidas no sertão, não existia rádio vitrola e nem televisão. Não ouvia e nem via guerras, tragédia e nem ladrão. O que mais ouvia  O cantar dos passarinhos, dos grilos, sapos, e corujas. Os galos cantavam nas belas noites, sendo inverno ou verão ao amanhecer eram sua esposa com suas canções que se ouviam, canções religiosas, ou não, não importava ela cantava. Existia música? Ha existia sim. Que saudade?? Teófilo entre um suspiro e outro narrava a sua história. Que saudade do cheiro do café no fogão de lenha, do bolo de milho, aipim, pirão de feijão, galinha ensopada, leite de vaca à vontade, roupa no varal, água da fonte, boi berrando, sol ardente ou geada esparramada pelo pasto. Que saudade?? Saudade dos domingos e das festas do padroeiro de Santo Antonio descia e subia os morros, as nossas crianças soadas, descalços, íamos a festas ou mesmo o terço de domingo sem cansaço. Que saudade dos bailões com luz de lampião, moça de um lado rapazes do outro lado. Ainda usava-se terno e gravata e no cabelo, brilhantina. Moças virgens com seus vestidos rodados e pó de arroz na face descasada ou mal falada eram descartados, era assim que funcionava o sertão este era o costume a tradição sertaneja.

    Quando a sanfona de oito baixos abria o seu fole e a música começava a tocar os rapazes iam tirar os seus pares, as moças não podia se negar a dançar, se isso acontecesse à prenda perdia a razão, era expulsam do salão.

   Quando a dança começava poeira levantava, misturada com picumã dos lampiões, ninguém se em portava, oque queriam mesmo era se divertir. Era assim que funcionava, que saudade daqueles tempos. O tempo foi passando e tudo foi se acabando.

 Não tem mais sertão, não tem mais cantar dos passarinhos, o cantarem suave e acolhedor de minha esposa já não tem o mesmo sentido, não tem mais café no bule bolo de milho fogão de lenha, não tem mais geado no pasto não tem mais leite gordo na guampa dependurado na parede não tem mais bailão a luz de lampião, água da fonte limpa e preciosa.

Que saudade, Comiam o que semeavam na horta e os animais que criavam, pois o dinheiro era pouco. As carnes eram colocadas dentro de salgadeiras para se conservarem.
Quanto à roupa, tinha pouca e era quase toda feita pelas mulheres.
        Dona Candinha Antunes aprendeu a fazer pão com a sua mãe, quando era “mocinha”. Ela pegava a farinha de trigo recém-preparada no moinho que ficava perto de sua casa e levava para casa, onde, horas mais tarde, enfornados em um forno a lenha os saborosos pães já estavam prontos para ser saboreados de longe sentia o cheirinho vindo do forno a lenha. Hoje, aos 55 anos, ainda aguça a fome dos habitantes  de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, no Planalto médio região central do Rio Grande do Sul, com o aroma provocante de suas fornadas quase diárias.
A farinha,  não é mais a mesma. O moinho construído, no começo do século 20, parou de funcionar em 1970 e bem antes disso já havia deixado de moer o trigo por conta das leis federais que prejudicaram a produção em pequena escala.  O casarão de quatro andares construído em madeira quase desapareceu em meio ao mato e, com ele, a história e a tradição cultural dos primeiros imigrantes italianos que viveram na região de água do Meio, ao lado do muinho foi construída uma raia, muitas corridas de cavalos surgiram ali, enquanto os cilindros moíam o trigo os donos das moagens se divertiam, nem sempre dava para trocar por produtos prontos, tinham que aguardar as vezes horas.
 
As crianças, quando iam para a escola, usavam louza em vez de cadernos e giz como lápis. Os meios de transporte, dos que tinham algum dinheiro, era o burro, a carroça e a bicicleta. Ao fim do dia, para se entreterem, ouviam rádio tocado a bateria e as senhoras bordavam roupas, pois naquela altura não havia televisão. Os brinquedos eram feitos pelos pais com tecido, madeira e osso de gado.

      O  sertanejo legítimo jamais esquece as suas raízes,  não consigo esquecer a vida sertaneja tanto que ainda não perdi o costume o Brasil atual tem uma população urbana muito superior à população rural, mas as cidades estão repletas de pessoas que vieram do campo, e se observarmos bem, sempre temos um "pé na roça", por assim dizer, um parente, um amigo que mora ou trabalha no campo.

Que saudade?

  Sertanejo legítimo jamais esquece as suas raízes, eu, por exemplo, vivo na cidade a mais de sessenta anos, mas não esqueço a vida sertaneja do campo,

  O Brasil é um país vasto, com muitas terras. A formação do povo brasileiro resultou num grande patrimônio cultural. Cultura não é só estudar, ler livros; Cultura são os costumes, as maneiras, e nós brasileiros, somos ricos em costumes:

- No Vestir,
- Na Culinária,
- Na Medicina Popular,
- Na Música,
- Nos Ditados,
- Nas Danças,
- Nas Festas,
- No Falar,
- E em várias outras manifestações.

Porém, nossa cultura sofre uma concorrência, dentro do próprio Brasil, quase desleal com outras culturas, em especial o incentivo para os novos escritores , professores agricultores e outros afins.
  Os governos alguns politiqueiros do povo brasileiro, piora muito quando criam leis e é divulgado na média criando uma imagem e uma esperança de apoio aos escritores que não passa de uma falsa mensagem totalmente eleitoreira, que no final mais complicam do que auxiliam. Teófilo sente saudade Que saudade do levantar antes do sol raiar,
de acordar às quatro horas da manhã como antigamente para desleitar a vacada tirar ração, e não esqueço os mínimos detalhes de cada lugarzinho que freqüentei na velha e saudosa chacrinha tudo está gravado na mente e assim tento reviver em forma de poema matuto tudo que vivi naquele passado remoto. Sinto muita felicidade em poder descrever e divulgar a minha terra.
Dantes, não havia água canalizada. Para terem este líquido precioso, tinham de ir à fonte. Não havia luz elétrica. Para se iluminarem, usavam candeias ou candeeiros a petróleo. Para se aquecerem, faziam lume nas lareiras.
Em nível da alimentação, comiam o que semeavam na horta e os animais que criavam, pois o dinheiro era pouco. As carnes eram colocadas dentro de salgadeiras para se conservarem. Que saudade. O computador, o telefone celular e a televisão, entre outros equipamentos tecnológicos de comunicação, estão transformando os usos e costumes do sertão. Está desaparecendo aquele sertão lírico, romântico, descrito por poetas e escritores. O sertão ingênuo, de gente simples, desinformada, vem sendo invadido pelo progresso, para o bem e para o mal. Hoje em dia, os mais distantes recantos do Interior estão antenados com o mundo globalizado. O agricultor está "plugado" com o universo que o cerca. Um exemplo dessa mudança extraordinária é o grande numero de antenas parabólicas e terrestres espalhadas por este "mundão" afora.
O pequeno povoado de Quedas do Iguaçu no Oeste do Paraná onde nós moramos a 44 anos por exemplo, está coberto de antenas parabólicas, um dos grandes símbolos dessa transformação. Os sertanejos já não se sentam mais nos terreiros de casa, ou nas calçadas, para ouvir "histórias ou conversar sobre a lida do dia. Agora, a conversa é outra. A discussão em torno dos últimos acontecimentos divulgados na televisão: o salário mínimo, a crise no Senado, a corrupção o vandalismo que assola a nossa terra, os escândalos, a violência urbana, os preços dos produtos, o pré-sal e a vitória novamente de Obama para a presidência dos Estados Unidos. 99 % dos domicílios brasileiros têm um televisor em casa.
notícias ruins do outro lado do mundo povoam o sertão a alegria dos dedos de prozas se escafederam. O sertão se desencantou se desencontraram  como dizem os sertanejos no seu linguajar próprio, o que nos consola que  ainda não totalmente engolido pela modernidade. A cobertura  natural, feita com o touro, foi substituída pela moderna inseminação artificial. Até a transferência de embrião já é realizada na região. Aos poucos, a motocicleta vem tomando o lugar do cavalo e da bicicleta como meio de transporte principal. A se voltasse o uso das charretes, até que não seria uma má idéia, Quedas do Iguaçu agradecia. A imagem forte do vaqueiro pilchado com tirador, bolhadeira laço e um bom aperos está desaparecendo junto com as antigas festas de apartação, que cedem espaço para as vaquejadas de grande porte
Tudo oque vivemos hoje não passa de ilusão. Voltando na história:
 Tão logo chegaram à cidade todos já estavam encaminhados na escola e alguns já trabalhando um dos filhos de Teófilo de 13 anos de idade conseguiu um trabalho em uma casa veterinária gostou tanto do trabalho que em um belo dia comentou com os seus pais que ele gostaria de estudar a medicina queria ser veterinário, ou médico mais médico do  que veterinário. Foi nesta casa veterinária que a irmã de Valdomiro conheceu um rapaz e se namoraram, o namoro durou um ano e logo providenciaram o noivado e já marcaram a data do casamento.
Foi um belo casamento o Sr Teófilo estava muito contente s sua esposa também, a festa não custou barato, mas o casal Antunes não se importou do gasto queria era ver a sua filha feliz.
    A felicidade da filha não durou muito, o rapaz agora marido de sua filha, era usuário de droga, e da pesada, o convívio do jovem casal se tornava cada dia que passava mais dramático. Ela era ameaçada de morte todos os dias, e apanhava freqüente mente sem motivo, Isaura era uma menina meiga muito bem educada e tinha um comportamento exemplar todos que a conheceram adorava a menina, todos que tomara conhecimento do convívio do casal ficaram profundamente tristes, não podia a família de Teófilo esta passando esta grande tristeza, e a sua filha sendo mal tratada daquela maneira. Pensamento cuidadoso nos convencerá que conflito sério no casamento não é vontade de Deus para nós. Deus criou o casamento para o bem do homem e da mulher. Ele nunca pretendeu que o casamento fosse uma fonte de ódio e de amargos ressentimentos.
     O senhor Teófilo e sua esposa Candinha resolveram arrancar a sua filha da casa, pois ela já a dias não saia de casa proibida pelo seu marido de por os pés fora de casa, e Isaura de medo de seus ameaço, cumprir a rigor as ordens do marido.
O senhor Teófilo aproveitou uma boa oportunidade arrombou a casa e retirou a sua filha de casa. Izaque marido de Isaura soube da invasão logo foi tirar a limpo, chegando agredir o pai de Isaura, teve que chamar a polícia, para apaziguar o caso.
    Isaura sentindo-se protegida pelos pais não voltou mais para a sua casa, e apartir daquela data foi tomado providência para realizar o divórcio, pois o Juiz munido de todas as evidências juntado pelo advogado da Isaura não foi difícil a concretização do processo. Depois de transcorrido um ano Isaura recebeu os documentos do divórcio.
Isaura precisou muito apoio dos pais e amigos, aquele romance, lhe custou muita amargura e sofrimento, ela passou um bom período em estado depressivo motivo do grande amor que ela Cintia pelo seu marido, a decepção foi muito dolorida, jamais ela imaginaria que  aquele grande amor fosse ter este trágico resultado, o seu coração sofreu um grande abalo e refletiu em toda a família. Os pais de Isaura demoraram em se conformar com o ocorrido, não tinham pagado todas as despesas do casamento e acumulou os gastos do divórcio.
 A família Antunes voltou a terem alegria de ver a Isaura de volta ao aconchego do lar segura e saudável, a gravidez foi descartado todos tinham uma grande preocupação não pelo fato de nascer o seu primeiro neto esperado por todos, mas pelo fato do uso de droga do pai, que poderia afetar a saúde da criança.
Isaura aos pouco foi se recuperando deste abalo, foi voltando ao seu estado normal com muito apoio e carinho de seus pais.
Isaura para recomeçar a sua vida, arrumou um trabalho e se dedicava de corpo e alma em seu serviço, aos poucos foi esquecendo-se do romance que devastou o seu coração aos poucos foi recuperando o que foi lhe arrancado. Graças à perseverança e honestidade, Isaura.
honestidade, Isaura conheceu um rapaz, namoram e se casaram, totalmente oposto do que ela conheceu anteriormente, homem trabalhador e muito digno, tiveram três filhos, tudo corria na mais perfeita harmonia, mas com o nascimento do ultimo filho, ela teve uma  de preção pós-parto, só na época os médicos não conhecia profundamente a doença  de preção, era tratado como doença de memória loucura para ser mais direto, ela foi internada em duas clinica, foi tratada com os métodos de choque, hoje condenada pela medicina por se tratar de um sistema não indicado e muito perigoso. Depois de muito tempo de sofrimento que envolveu toda a família, o SR. Teófilo e Dona Candinha não paravam mais em casa só ao lado de sua filha dando os cuidados necessários para sua recuperação.
   Graças a assistências que o seu marido deu ela se recuperou só que o tratamento teve que continuar por muito tempo. Isaura hoje é muito feliz tem uma família maravilhosa e os dias voltaram a brilhar novamente, voltou a paz para todos.
Enquanto o tempo corria em uma marcha lenda conduzindo o drama de Isaura os outros filhos, Lauro, Lucas Valdomiro e Valter na medida do possível iam se arrastando, jovens ainda lutavam para se manter equilibrados.
   Lauro o mais velho dos filhos manteve a sua vida simples de trabalhador em estabelecimento comercial, conheceu uma moça casou-se teve dois filhos, depois de l5 anos de casado se separou da esposa, separação provocado por o vício da bebida, separado conheceu outra pessoa também separada uniram e estão vivendo juntos, ela tem três filhos e muita responsabilidade, pois criar filhos em situação assim  não é fácil.
      Lucas o Quarto filho, o mais rebelde, já muito cedo teve o seu caminho atrapalhado por bebidas, drogas e mulher. Engravidou a namorada, tentou morar junto com ela, mas não deu certo ele dava mais atenção para o vício do que para a sua família, separou-se e teve que pagar por ordem judicial a pensão do filho.
        Lucas continuava trabalhando, o tempo passava e outras mulheres apareceram, casou novamente, e após três anos  separou novamente, fez o divorcio, e tornou a se unir com outra pessoa, muito sofrimento, esta ultima mulher tinha tudo de ruim em uma pessoa, todos os da família sofria juntos, até certo dia teve fim se separaram, e a vida voltou não ao normal, porque para ser normal muita coisa tinha que ser resolvido, e uma das grandes preocupações foram selecionados foi às drogas e a bebida que sumiu da vida de Lucas, um ato de bravura e de grande personalidade, coisa que ninguém acreditava que Lucas fosse capaz de fazer. Hoje Lucas esta vivendo uma vida maravilhosa, sem droga e sem bebida.
   O filho mais novo dês de muito cedo começou a trabalhar namorar, para casar não queria saber. Certo dia alguém tocou o seu coração, se apaixonou e casou-se. Sua esposa troce consigo dois filhos todos vivem muito bem, só que aderiram uma religião que é contra tudo que seu pai gostava Exército, política, santo, transfusão e sangue. No fundo ele tem suas razoes, verificando a bíblia Teófilo encontrou muita coisa que tem muito haver com que ele defende.
    O senhor Teófilo e sua esposa quando olham para traz, bem longe enxergam através dos tempos aquela vida que eles tinham no  Rio Grande do Sul, na chacarasinha, os filhos todos pequenos,aproveitando das coisas que a natureza oferecia, brincando com ossos comparando como fosse bois na invernada, montado em cavalo de pau,perna de pau. Hoje a tecnologia invadiu as nossas crianças, eu me sinto tão desatualizado perto deles que a bem pouco tempo eu era seu professor.
 A qualidade de vida deu um grande salto, é o grande tema deste século, tem gente que olha o mundo e diz, este mundo está mudando outros dizem este mundo está perdido ninguém indireta mais, estamos chegando ao fim, a Armageddon está próximo. Eu sinto que os que têm o hábito de reclamar do mundo são porque começou a se perder nesse espaço infinito criado por Deus, perdeu a sua referência Alguns dizem que o mundo esta mudando, nós mesmos falamos isso aos nossos filhos e amigos, os nossos pais também falava para nós, o mundo esta mudando o mundo está perdido? O mundo sempre esteve mudando, nunca foi novidade, a Bíblia é o maior documento que prova para nós e tira a nossas dúvidas. Oque devemos entender é que a velocidade da mudança nos pega desprevenida, nunca o mundo mudou tão velozmente como nos últimos tempos esta velocidade faz com que agente se perca, se distancie das relações. Pois até mesmo meteoritos de grande proporção esta vindo do céu?
      Só quem coloca os pés, as mãos e a alma na terra sabem o quanto Deus está presente nesta dinâmica tão rica de vida e espiritualidade. Desde tempos antigos, o plantio e a colheita eram celebrados e festejados como tempo de Deus. A terra se abre, recebe a semente, ocorre à fecundação e a vida explode: é a bênção do Deus criador, que fortalece os trabalhadores e a vida familiar.
       Um exemplo concreto: choque de gerações. Durante séculos e séculos, o choque de gerações era choque entre pais e filhos. Geração era entendida como um período de 25 anos, porque supostamente aos 25 anos as pessoas já teriam descendentes, isto é, outra geração. Hoje, choque de gerações é imediato. Por exemplo, um jovem de 21 anos é considerado ultrapassado pela irmã de 19 anos. Por sua vez, o de 21 e a de 19 são considerados ultrapassados pelo outro seu irmão de 15 anos. Imaginem como eu sou considerado por eles! Aliás, eles demonstram isso na linguagem. Eles se referem, por exemplo, ao tempo em que eu tinha 20 anos, que para mim foi agora, sempre como antigamente. Aliás, eles falam: "Pai, é verdade que antigamente...". Quando eu era criança, antigamente era um termo que a gente usava para se referir a gregos e troianos na antigüidade clássica. Eles falam em antigamente fazendo referência ao agora e sentem isso, não apenas falam. Aliás, quando eles querem desqualificar alguma coisa, como algo já ultrapassado, dizem: "Ah, pai, você está falando isso porque você é de outra década". Até o dia em que descobri a resposta e nunca mais eles falaram. Na última vez que eles falaram isso, eu disse: "Ah filho, fica sossegado porque o seu filho vai dizer que você é de outro século ou, pior ainda, de outro milênio".
Tudo tem um peso e uma medida. Em uma reunião de grande massa de gente nós nos deparamos com dezenas de pessoas  que nasceram antes da Segunda Guerra Mundial. Se alguém falar para um jovem que nasceu antes da Segunda Guerra Mundial, guerra que acabou há 60 anos, há mais de meio século, ele não vai acreditar porque para ele a Segunda Guerra Mundial é passado longínquo. Está tão longe para ele quanto para nós está a Guerra do Paraguai, a guerra dos Canudos, a guerra do Contestado, a revolta dos colonos em Francisco Beltrão etc.
As coisas mudam com tanta velocidade que acabamos perdendo as referências. Muitos de nós tínhamos como referência de coisas do nosso dia-a-dia o fim da Segunda Guerra ou a chegada do homem à Lua. Faz 40 anos que o homem chegou à Lua. Se falarmos isso para um jovem, ele achará que se trata de um fato antiqüíssimo. Hoje, a sucessão dos acontecimentos é tão veloz que freqüentemente não lembramos mais deles. Querem um exemplo?  Há 120 anos quantos municípios o Paraná tinha Vocês se lembram da data em que Quedas do Iguaçu foram estaladas, do primeiro prefeito de sua cidade, do primeiro presidente da Câmara de sua cidade, do dia que o homem piso na lua? 
 Já estamos de novo perto do dia de Tiradentes, e daqui a pouco é Natal outra vez. Acabamos de sair do Nata! Ano novo carnaval. Muita atenção nisso: quem não prestar atenção a esse fenômeno não conseguirá entender algumas coisas que estão acontecendo. Meteoritos que cai do céu, recentemente um grande furacão atingiu o nosso município de Quedas do Iguaçu, felizmente só danos materiais
       Partindo do princípio que o homem é produto de um processo, temos que levar em consideração a educação como parte deste processo. Claro que não somos o que lemos, não somos o que aprendemos e sim o que experenciamos, daí surge à sabedoria. Porém não devemos menosprezar a sabedoria nata que trazemos através de nosso diferencial individual. Exemplo os irmãos de uma mesma família, onde tendo o mesmo pai e mãe, manifestam características diferentes sob o mesmo processo educacional.
por este ângulo, existem crianças mais e menos estimuladas em suas ideologias, o que faz a diferença comportamental final, pois se responsável por isto.
Ninguém pode ser responsável individualmente. Os pais, em casa, os professores em instituições educacionais e os líderes da nação – todos juntos são responsáveis por este anômalo crescimento da educação.
O conhecimento acadêmico, por si só, não apresenta grande valor. Pode ajudar as pessoas a ganhar a vida. Mas a educação deve ir além do que uma preparação para ganhar a vida. A idéia de que educação serve para conseguir um emprego é uma visão limitada. Ao invés disso, ela deve preparar a pessoa para a vida, e não, meramente para a sobrevivência. A educação não para ganhar, mas para conduzir a uma vida de bem. Toda educação que divulga o conhecimento mundano e o desenvolvimento de
  atividades intelectuais, mas não promove o caráter é profundamente sem valor.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 

 
 
 
 

 

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

VENDO OU TROCO CASA EM QUALQUER PARTE

Casa para venda ou troca em Salto Osório. Quedas do Iguaçu Rua Piquiri - 64 - Vila residencial de Salto Osóri
 
Troco de casa. Casa com 210m. Terreno 1700m 4 quartos dois banheiros 2 salas 1 cozinha 1 salão para festa com churrasqueira 2 corredores 25 mts. de despenca embutido vários móveis de excelente qualidade embutido. Cozinha com moveis embutida estalada e projetada por arquiteto. Escriturada registrada e averbada com um loteamento com toda estrutura, Clubes com piscina e um conjunto de
vários esportes. Escola de 1º e 2º grau. Ao lado do Parque Aquático municipal. Um mirante anexo ao

loteamento. È impossível colocar tudo aqui o que o local oferece. È um recanto maravilhoso é so vendo para crer. Mirante para olhar o panorama da usina de Salto Osório, toda a vila asfaltada com asfalto novo, uma grande ária para executar caminhadas ao ar livre tanto de dia como de noite por se tratar de uma boa iluminação pública, podemos usufruir de 6000m para caminhadas entre uma mata com árvores nobres flores e muita frutas, abacate mamão manga vergamota laranja e muitas outras, poisexiste um pomar a cada esquina. è um lugar lindo para fazer turismo, perto de grandes recursos médico, segurança total com guardas. Local para um bom investimento turístico. Motivo da troca: morar perto da família, somos aposentado já com idade avançada. A casa foi avaliada em 300.000. Endereço Rua Rio Piquiri Vila Residencial de Salto Osório Quedas do Iguaçu.Pr. ( Obs: depende de olharmos a sua pro piedade.
o

sábado, 9 de fevereiro de 2013

VENDE OU TROCA UMA CASA EM SALTO OSÓRIO

VENDE OU TROCA UMA CASA DE ALTO PADRÃO

ANTONIOMONTEIRODAVIES@HOTMAIL.COM
Vende ou troca uma casa na Vila de Salto Osório. Construção de alto padão.210m2 1700m2 de terreno. Todo murado. 4 quartos. 2 banheiros 2 salas, um salão de festa. 1 cosinha. 2 churrasqueira móveis imbutido de alta linhagem, dispença com 30m2 embutido, garagem para dois carros. Valor 300.000 ou troca por uma casa em Dois Visinhos ou Francisco Beltrão. Motivo familiar.
OBS: Hoje a casa se encontra toda sercada de muro e grade.