CONTADOR DE ACESSO

contador de acesso grátis

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

VIVA BEM ENQUANTO ESTIVER VIVO

VIVA BEM ENQUANTO PODE. CONSELHO DE UM AMIGO


"A Alegria de Estar Vivo" "Se você é forte, deveria ser bondoso. Se você é extremamente inteligente, deveria ser simples. Se você é rico deveria ser humilde. Em outras palavras: Se for humilde será rico. Ser for simples será inteligente. Se for bondoso, será forte. Se você sabe escutar e sábio. Há milênios os filósofos e os cientistas estudam o homem e procuram dar uma definição aceitável: Vejo no ângulo que eu vejo, leigo que sou nessa ária que estou me propondo a escrever, e muito difícil de entender o homem em sua natureza, origem e evolução. Por mais que a Bíblia esclareça em Gêneses 1º Livro da Bíblia, e o Livro escrito por Charles Darwin a Origem da vida, embola o meio do campo como se diz na gíria. Esse livro Traz riquíssimas explicações científicas.
 Sempre em todos os seus textos dando ênfase na evolução das espécies humana. O contrario da Bíblia Sagrada que enfatiza a Criação da espécie humana. Desde o conhecer a ti mesmo torna-se difícil para um leigo compreender o que está escrito, a não ser com auxílio de alguém entendido no assunto. De Sócrates a profundas motivações do renascimento, até a forma marcadamente antropológica da filosofia Obs: ( A Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. ) mais recente existem controvérsia entre a Criação e a Evolução das espécies" Eu li muito só Sócrates e inúmeros livros de psicologia, como também, já pelo mínimo umas quatro vezes o livro da Origem da Vida de Charles Darwim, com tudo isso me mantenho firme que o homem é realmente uma criação de Deus. Aqui onde eu moro é igual a muitos outros lugares, guardada as devidas proporções, é um lugar abençoado por Deus, o ar é puro e existe uma tranqüilidade de um verdadeiro paraíso eu e a minha esposa Zelinda temos esse privilégio em olhar todos os dias nessa organização da natureza, beleza harmonia e o que não falta por aqui, harmonia é um termo que designa o Universo, coisas deste Universo ordenado, desde as estrelas, partículas da areias do Rio Iguaçu das margens de Salto Osório.
Por vezes, você caminha pela vida com o olhar voltado para o chão, pensamento em desalinho, como quem perdeu o contato com sua origem divina. Olha, mas não vê... Escuta, mas não ouve. Toca, mas não sente...
Perdido na névoa densa que envolve os próprios passos, não percebe que o dia o saúda e convida a seguir com alegria, com disposição, com olhar voltado para o horizonte infinito, que lhe acena com o perfume da esperança, não importa onde você mora,
Considere que seu caminhar esta protegido pelo céu, o céu é a nossa casa não é solitário os teus passos, e suas dores e angústias não passam despercebidas diante dos olhos atentos do Criador, que lhe concede a dádiva de viver.
Sua vida na terra tem um propósito único, um plano de felicidade elaborado especialmente para você. Por isso, não deixe que as nuvens das ilusões e de revoltas infundadas contra as leis da vida, tornem seu caminhar denso e lhe toldem a visão do que é belo e nobre o céu e a terra.
Siga adiante refletindo na oportunidade milagrosa que é o seu viver.
Inspire profundamente e medite na alegria de estar vivo, coração pulsante, sangue correndo pelas veias, e você,vivo, atuante, compartilhando deste momento do mundo, único, exclusivo. E você faz parte dele seja feliz com a sua consciência ame a vida,
Sinta quão delicioso é o aroma do amanhecer, o cheiro da grama, da terra após a chuva, do calor do sol sobre a sua cabeça, ou da chuva a rolar sobre sua face.
Sinta o imenso prazer de estar vivo, de respirar. Respire forte e intensamente, oxigenando as idéias, o corpo, a alma. Sinta o gosto pela vida.
Detenha-se a apreciar as pequeninas coisas que dão sentido à vida. Se no lugar que você mora lhe falta espaço, vá até a \Praça Pedro Alzides Giraldi e contemple o aroma da das flores, ou então na praça de teu lugar, imagine que você esta no meio do campo onde o céu é o limite.
Aquela flor miúda cheirosa e bela que, em meio as pedras sobrevive linda, perfumosa, a brilhar como se fosse grande te estimulará a ser como ela.
Sinta-se vivo ou viva ao apreciar o vôo da borboleta ou do pássaro à sua frente.
Escute os barulhos da natureza, a água a escorrer no riacho, ou simplesmente aprecie o céu, com suas nuvens a formar desenhos engraçados fazendo e desfazendo-se sobre seus olhos. Quão maravilhosa é a vida!Não importa se venta forte, ou cai pedras de gelo como aconteceu no dia 29 de Agosto aqui no Salto Osório acabando com as nossas parabólicas, não faz mal é o sinal do céu que Deus existe nos alertando que devemos aproveitar os dias bons para trabalhar, produzir, tudo em nome do nosso Criador.
Mas, se o céu estiver escuro e você não puder olhá-lo, detenha-se no micro universo, olhe o chão. Quanta vida há no chão...
Minúsculos seres caminhando na terra, na grama... A formiga na sua luta diária pela sobrevivência... A aranha, a tecer sua teia caprichosamente, As cutias procriando na sombra dos meus arvoredos alguns eu plantei outros cresceram com a ajuda dos animais que espalharam sementes e ao cair na terra germinaram, cresceu e produziu frutos e sombras para os seres se agasalharem, e tantas outras coisas para ver, ouvir, sentir, cheirar, para fazer você sentir- se vivo.
Observar a natureza é pequeno exercício diário que fará você relaxar, esquecer por instantes as provas, ora rudes, ora amenas, que a vida nos impõe.
Somos caminhantes da estrada, somando, a cada dia, virtudes às nossas vidas ainda medíocres, mas que se tornarão luminosas e brilhantes.
Aprenda a dar valor à dádiva da vida. Isso fará o seu dia se tornar mais leve e, em silêncio, sem palavras, sem pensamentos de revolta, você terá tido um momento de louvor a Deus.
Aprenda a silenciar o íntimo agitado e a beneficiar-se das belezas do mundo que Deus lhe oferece.
A sabedoria do sábio aprecia a natureza, o que Deus deseja para nos, que fôssemos aliados (a) do homem no seu progresso, oferecendo o alimento, dando-lhe os meios de defender-se das intempéries se alimentando e se curando usando o que tem na natureza criado por Deus, tudo funcionando harmoniosamente.
E, sobretudo, sendo o universo o colírio diário suavizando as aflições da vida.

OBS: A frase do cabeçalho do texto não encontrei o autor
Escritor e historiador: Antonio Monteiro da Silva

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

HOMEM QUE NÃO SE IRRITAVA UM DOM DE DEUS.

O Homem que não se irritava!
Em uma cidade interiorana havia um homem que não se irritava e não discutia com ninguém.
Sempre encontrava saída cordial, não feria a ninguém, nem se aborrecia com as pessoas.
Morava em modesta pensão, onde era admirado e querido. Para testá-lo, um dia seus companheiros combinaram levá-lo à irritação e à discussão numa determinada noite em que o levariam a um jantar.

Trataram todos os detalhes com a garçonete que seria a responsável por atender a mesa reservada para a ocasião. Assim que iniciou o jantar, como entrada foi servida uma saborosa sopa, que o homem gostava muito. A garçonete chegou próxima a ele, pela esquerda, e ele, prontamente, levou seu prato para aquele lado, a fim de facilitar a tarefa. Mas ela serviu todos os demais e, quando chegou à vez dele, foi embora para outra mesa. Ele esperou calmamente e em silêncio, que ela voltasse. Quando ela se aproximou outra vez, agora pela direita, para recolher o prato, ele levou outra vez seu prato na direção da jovem, que novamente se distanciou, ignorando-o.
Após servir todos os demais, passou rente a ele, acintosamente, com a sopeira fumegante, exalando saboroso aroma, como quem havia concluído a tarefa e retornou à cozinha.
Naquele momento não se ouvia qualquer ruído. Todos observavam discretamente, para ver sua reação.
Educadamente ele chamou a garçonete, que se voltou, fingindo impaciência e lhe disse: o que o senhor deseja? Ao que ele respondeu, naturalmente: a senhora não me serviu a sopa. Novamente ela retrucou, para provocá-lo, desmentindo-o: servi sim senhor! Ele olhou para ela, olhou para o prato vazio e limpo e ficou pensativo por alguns segundos... Todos pensaram que ele iria brigar... Suspense e silêncio total.
Mas o homem surpreendeu a todos, ponderando tranqüilamente: a senhorita serviu sim, mas eu aceito um pouco mais! Os amigos, frustrados por não conseguir fazê-lo discutir e se irritar com a moça, terminaram o jantar, convencidos de que nada mais faria com que aquele homem perdesse a compostura.
Bom seria se todas as pessoas agissem sempre com discernimento em vez de reagir com irritação e impensadamente. Ao protagonista da nossa singela história, não importava quem estava com a razão, e sim evitar as discussões desgastantes e improdutivas.
Quem age assim sai ganhando sempre, pois não se desgasta com emoções que podem provocar sérios problemas de saúde ou acabar em desgraça. Muitas brigas surgem motivadas por pouca coisa, por coisas tão sem sentido, mas que se avolumam e se inflamam com o calor da discussão.
Isso porque algumas pessoas têm a tola pretensão de não levar desaforo para casa, mas acabam levando para a prisão, para o hospital ou para o cemitério. Por isso a importância de aprender a arte de não se irritar, de deixar por menos ou encontrar uma saída inteligente como fez o homem no restaurante.
A pessoa que se irrita aspira ao tóxico que exterioriza em volta, e envenena-se a si mesma.

MANUAL DE UM BOM COMPORTAMENTO HUMANO QUANDO ESTÁ COM RAIVA


MANUAL DE UM BOM COMPORTAMENTO HUMANO QUANDO ESTÁ COM RAIVA.

Quando eu perco a cabeça Também perco a razão Nunca me orgulho não daquilo que com raiva eu faço
Quando eu falo com raiva e minhas bochechas ficam coradas Eu normalmente falo algo que dói até em minha orelha Com raiva só bobagens, bons atos nem pensar mas muita coisa para, depois, eu me desculpar
Quando olho para meu passado e tudo que deixei de lado Não me recordo de uma única vez que foi bom ter ficado zangado Então, eu hoje luto para ser paciente pois a sabedoria veio com a idade Hoje uso outro expediente nada daquela palavra dura e ardente Aprendi através daquela dura experiência que quando perco a ciência Meus atos não são a minha melhor parte pois viver com sabedoria é uma arte.
O Imperador Júlio César, quando provocado por alguém, começava arepetir todo o alfabeto Romano antes de se pronunciar.( Jonas 4.4 Efésios 4.26)
3.Raiva enfraquece um homem. Coloca-o em desvantagem em cada infortúnio
da vida. Quando Simbad e seus marinheiros desembarcaram em uma de suas
ilhas tropicais, eles viram no alto dos coqueiros, a fruta que poderia
matar a sede de todos e também alimentá-los. Os cocos estavam fora do
alcance e perto da moradia dos macacos. Então eles começaram a atirar
coisas para cima e isso enfureceu aqueles animais. Os macacos colhiam
os cocos e revidavam o ataque. Isso era tudo que Simbad e seus homens
queriam. Deixaram os macacos com raiva e com isso conseguiram os cocos.
Essa é uma ilustração de como agimos ingenuamente, quando com raiva,
na mão de nosso inimigo.
 4.Raiva anda muito próxima do perigo.
5.A raiva de hoje é o remorso de amanhã.
6.O pior para o escravo é ser governado com regras raivosas.
7.Uma outra coisa que parece melhorar quanto mais você guarda, é a sua ira.
8.Ficar zangado com um homem fraco é prova de grande fraqueza.
9.O seu temperamento pode trazê-lo problemas e o orgulho pode
fazer você continuar com eles.
10.Raiva é um estado que começa com loucuras e termina com remorso.
11.Raiva é como um ácido que pode fazer um mal maior para o vaso que o
contém do que para aquilo que é derramado.
12.Aquele que consegue evitar um momento de raiva, se previne de um dia de tristeza.
13.É muito fácil você dar um ataque de nervos – qualquer um pode fazer
isso – mas ficar nervoso com a pessoa certa, na hora certa, por um
motivo justo e da forma mais adequada – isso não é fácil e não é
qualquer pessoa que pode agir assim – Aristóteles.
14.Nossa raiva e nossa impaciência normalmente prova ser muito mais
importunaste do que aquilo pelo qual estamos com raiva ou impacientes.
- Marco Aurélio.
15.Toda raiva tem uma razão, mas raramente é uma boa razão. – Benjamin Franklin.
16.Nunca aja de maneira furiosa, pois será como levar uma tempestade no  mar.
17.Enquanto o ódio enchia o coração de Caim, o homicídio era mais eminente. – Matthew Henry.
18.Nada abre mais o caminho para Satanás que o ódio.
19.O melhor remédio para raiva é deixá-la para depois. – Sêneca
20.Ódio pode subir ao coração do homem, mas não deve permanecer ali. - John Trepp.
21.Para cada minuto de raiva que você vive, você deixa de viver 60 segundos de felicidade.
22.Aquele que não se enerva é chamado de bobo, mas aquele que se controla é chamado de sábio.
23.Palavras quentes não provocam um julgamento tranqüilo.
24.Quando alguém tem um ataque de nervos geralmente se perde o objetivo.
25.Quando você está certo, você pode se dar ao luxo de ficar calmo.
Quando você está errado, você não pode se dar ao luxo de perder a cabeça.
26.Se você quer controlar seu temperamento, seja como uma panela de pressão
 – cante quando você ferver.
27.O melhor remédio para um estopim curto é uma oração longa.
28.Algumas pessoas são como bombinhas de Festa de São João – explodem quando o calor se aproxima.
29.Perdão economiza os prejuízos da ira, o custo alto do ódio e toda uma energia desperdiçada.
30.Quando um homem perde a cabeça, sua razão sai de férias.
31.Sempre é uma boa idéia ser egoísta com o seu temperamento – então fique com ele para você.
32.Aquele que tem uma língua afiada, logo corta a própria garganta.
33.O ódio faz com que sua língua aja mais rapidamente do que sua cabeça.
34.Paciência reforça o espírito, adoça o temperamento, acaba com o ódio,
 subjuga o orgulho e controla a língua.
35.O homem que não consegue ser contra o ódio, tem falta de entusiasmo pelo bem.
36.Deus nos permite ter raiva para cerrarmos os dentes para Diabo – não para nos lançarmos uns contra os outros. – (Efésios 4:26)
37.Nunca responda com uma palavra ríspida, uma provocação. É a resposta que provoca uma briga.
38. Não digam aos outros o que pensa, eles já têm problemas que lhes bastem.
39.Engolir palavras duras é mais fácil do que ter que comê-las.
40.Você nunca estará totalmente certo do tipo de pensamento que alguém
possa ter, até que esse alguém tenha a chance de se revelar.
41.Aquele que tem os punhos cerrados, não consegue dar as mãos.
42.Quando o companheiro se enerva, ele está sendo um chato. Quando eu me
descontrolo é porque meus nervos estão me incomodando.
43.O problema em perder a calma, é que cada vez você se descontrola mais.
44.Aquele que braveja sua fúria, contribui para a poluição do mundo.
45.Você não conseguirá acertar as coisa se não as fizer com calma.
46.Um homem enraivado raramente é uma pessoa razoável, e um homem razoável raramente é uma pessoa enraivado.
47.Ódio é como aquele extintor de incêndio em um prédio – somente deve ser usado em caso de emergência.
48.Quando estiver com raiva, conte até dez antes de se pronunciar. Quando estiver muito bravo, conte até cem e não se pronuncie.
49.Malhar o ferro enquanto ele está quente, é sempre bom, mas não s atreva a malhar enquanto a cabeça estiver quente.
50.Você não é uma pessoa dinâmica simplesmente porque você estourou no topo.
51.O tamanho de um homem é medido pelo tamanho daquilo que o faz ficar  bravo.
52.Todo aquele que consegue te deixar com raiva, já conquistou a batalha sobre você.
53.Há duas coisas com as quais um homem nunca deve ficar bravo – aquio que está a sua mão e aquilo que não está.
54.Adquira o hábito de fechar a boca quando estiver bravo.
55.De um modo geral, a pessoa mais nervosa numa discussão, é aquela que está sem a razão.
56.Aquele que vai dormir com ódio no coração, tem como companheiro de sono o Diabo – nunca leve seus inimigos para cama consigo.
57.É fácil acordar nas nuvens,vir à realidade que é difícil.
58.Não importa o quanto você percorreu em uma estrada ou em uma discussão, se você vir algo vermelho, Pare!
59.Uma das cenas mais tristes é quando duas pessoas iniciam uma discussão sobre um assunto que ambas desconhecem.
61.Cheio de ódio, Moisés matou um egípcio e teve que fugir para não morrer. E isso, custou a ele 40 anos de aprendizado de paciência e humildade, cuidando de ovelhas no deserto e escutando a voz de Deus ao
invés de seus próprios impulsos, antes dele estar pronto para a lenta e trabalhosa obra do êxodo – lenta, mas correta!
62.Moisés esteve 40 dias e 40 noites na montanha escutando Deus, e em um segundo de raiva, ele quebrou as tábuas com todos os mandamentos e pôs tudo a perder, e teve de voltar a gastar mais 40 dias – sua fúria
lhe custou o dobro do tempo.
63.Quando Moisés ficou furioso e quebrou as tábuas da lei, ele teve de voltar e permanecer outros 40 dias na montanha, e ficou calmo de novo! Resultou alguma coisa de boa toda aquela fúria? Ele teve de se acalmar para escutar o Senhor – ele foi obrigado a ficar bem calminho ou ele teria outros 40 dias lá no topo da montanha.
65.Quem somos nós para compreender a ira de Deus?
Por acaso Deus levanta a sua voz…, fica com as faces vermelhas…, permite que seus sentimentos atrapalhem seus objetivos…, e perde o controle? Não, a ira de Deus é tão pura quanto Ele. Quando Deus está com raiva, Ele está perfeitamente com raiva. Quando Deus está insatisfeito, existem vários motivos para Ele estar assim.
66.O ódio é um ladrão que rouba o controle das faculdades dos homens e as usa cega e destrutivamente. Normalmente, um homem que perde a cabeça, perde temporariamente, sua habilidade de pensar logicamente. Autor desconhecido: Matéria fornecida pelo meu filho Jaque Péricre..
Gostaria de saber o dono deste texto, Deus com serteza iluminou a sua mente ao escrever esta matéria tão importante para os dias de hoje. Parabens.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O EXPEDICIONÁRIO E SEU CAPACETE DE AÇO

O EXPEDICIONÁRIO E SEU CAPACETE DE AÇO

De tantas histórias contadas alguma não da para acreditar, essa minha história, é mais uma daquelas difíceis de engolir, mas confesso que é pura verdade, se alguém não acreditar e quer descobri a verdade, ainda há tempo. A historia começa assim: Eu trabalhava em um hospital em Francisco Beltrão no sudoeste do Paraná. Com apenas 17 anos eu já exercia a profissão de enfermeiro leigo, pois naquela época era aceitável exercer a profissão de enfermeiro sem ser formado em curso superior. Nessa ocasião também trabalhava de enfermeira uma menina com apenas 13 anos, tanto eu como ela trabalhava - mos no mesmo andar do hospital, o hospital era composto de três andares, o dono desse estabelecimento de saúde era o Dr. Kit Abdala que ainda exerce a profissão de médico em Francisco Beltrão até o presente momento. Acontece que em certo dia internou no hospital um senhor com uma grave doença, tanto ele como nós da ária da saúde sabíamos que ele ia morrer bem logo pela gravidade de sua doença. Este senhor após uma longa entrevista com o médico diretor do hospital, e tendo acesso aos seus documentos descobrimos que ele lutou na 2º guerra Mundial, integrou na Força Expedicionária Brasileira na luta pela liberdade e pela
democracia. Era um expedicionário sobrevivente de uma guerra sangrenta e sofrida a começar do pavoroso inverno que os pracinhas tiveram que enfrentar em 1944 nos meses que antecederam a tomada do Monte Castelo e que muito poucos soldados voltaram a sua pátria salvo e muito deles alem da medalha de herói no peito trousse os traumas da guerra com seqüelas irreversível alguns vivendo no mais completo abandono na mais cruel miséria. Em uma ocasião ele o expedicionário assim eu lhe chamo porque o seu nome atendendo o seu pedido não queria que fosse revelado, em honra a sua memória devo respeitá-lo. Em uma conversa amigável nos confessou que ele não foi batizado quando criança, ele se encontrava agoniado, pois não queria morrer sem primeiro receber a santa hóstia do sacramento do batismo. O Dr. Kit providenciou um padre para atender o desejo do velho guerreiro. E foi em uma conversa que o ex pracinha revelou ao médico ele desejava que seus padrinhos fosse bem mais velho do

que ele ou bem mais novos, foi ai que eu e a Zelinda ambos enfermeiros em bem mais novos do que ele tivemos a felicidade de batizar este senhor que arriscou a sua vida para defender a sua Pátria lá no outro lado do Oceano. Para nós foi uma grande alegria, e como lembranças daquele ato religiosas ganharam do nosso recém batizado um presente, um capacete de aço que junto com seus pertences de guerra sobrou um espaço em sua mochila, ele usou na guerra aquela relíquia que por muitas ocasiões ricochetou balas que se não tivesse esse capacete com certeza o seu crânio se espatifava pelo menos foi o que ele disse e acredito que foi verdade. Esse capacete me acompanha até hoje, é um material bélico devia esta no Exército, mas esta comigo para mim é um troféu que do qual guardo com muito zelo. Se alguém ao ler esse blog entender que eu não podia ter comigo esse capacete eu me proponho a entregar, só que eu tenho muita estimação por ele, quando olho para esse capacete dependurado na parede de minha casa me traz muitas recordações, eu e Zelinda após termos batizado o velho guerreiro e termos atingido a maior idade e ter também voltado do Exercito nos casamos e somos muito Felizes e o capacete de aço faz parte de nossa historia profissional e conjugal esse capacete de aço contribuiu e muito em nossa união. Onde ele o velho guerreiro estiver com certezas também está feliz por que foi através dele que muitas coisas boas aconteceram, a começar pelo meu interesse de servir o Exército onde também senti o peso e a responsabilidade de conduzir em minha cabeça um capacete de aço nas fileiras do Exercito brasileiro em Francisco Beltrão em 1962.. 
Vou falar um pouco da força Expedicionária para os menos informados tomar conhecimento da importância cívica e heróica de um expedicionário. Força Expedicionária Brasileira, conhecida pela sigla FEB, foi a força militar brasileira de 25.334 homens que lutou ao lado dos Aliados na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Constituída inicialmente por uma divisão de infantaria, acabou por abranger todas as forças militares brasileiras que participaram do conflito. Adotou como lema "A cobra está fumando", em alusão ao que se dizia à época que era "mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra".Co o desenrolar da 2º guerra, o Brasil, ao posicionar ao lado dos aliados, criou uma força expedicionária a nossa FEB, que combateu ao lado dos americanos no teatro de operações da Itália em 1944 e1945, onde usou o capacete de aço modelo M-1 adotado pelo exército americano em 1841. Este capacete na realidade é composto de dois, sendo um de fibra que se aloja dentro do de aço, podendo usar só o de fibra ou os dois simultaneamente e foi o modelo mais fabricado no mundo até hoje, para se ter uma idéia em 1943 já tinha atingido a marca dos sete milhões e quinhentos mil unidades fabricadas.
Eles foram responsáveis por salvar a vida de muitos combatentes brasileiros, que como exemplo cito o caso do tenente Manoel Genito do Carmo, comandante do 2º pelotão da 7º Cia, do 1ºR, I, durante o ataque ao Monte Castelo, em 12 de dezembro de 1944, cuja narrativa se encontra no livro APOPÉIA DOS APENINOS página 241/243, de autoria de José de Oliveira Ramos e que assim descreve um momento marcante daquela luta onde o capacete é o responsável por salvar a vida do tenente

UMA MENSAGEM

Sim, uma mensagem aos meus companheiros que ainda resistem no tempo. Uma mensagem para aqueles que viram nos céus distantes a esperança de um possível regresso, a mensagem para aqueles que participaram de uma guerra e não a desejavam, mas que foram combatentes no seu modo de ser, de viver, de amar, de sentir e de sofrer. Companheiros, cinqüenta anos são passados. Estamos comemorando nossa volta à Pátria depois do término da Segunda Grande Guerra Mundial, e nela permanecemos por um longo ano. Nós, ex-combatentes que servimos de exemplo à Nação, pelos preceitos democráticos, pela dignidade em receber as homenagens de que somos merecedores ao atendermos o chamado da Pátria. Eis que há cinqüenta anos éramos jovens cheios de vida e de sonhos, como qualquer outro jovem em qualquer época. A pátria nos chamou a atender, partindo para o teatro de operações de guerra, precisamente na Itália para, em conjunto com os Exércitos Aliados, tentarmos consolidar a democracia no mundo conturbado que vivíamos. Partimos e deixamos aqui nossos amores, nossas famílias, nossos amigos, e no espaço de tempo que lá estivemos, houve acertos e também desacertos, mas o certo mesmo é que nós , nos campos de luta, soubemos elevar bem alto o nome de nosso Brasil.Os companheiros que sobreviveram voltara dispostos a recomeçar a vida e o tempo perdido. Entretanto, boa parte dos companheiros que não tiveram a mesma sorte, pois voltaram neuróticos e tornaram-se párias da sociedade, alguns até mesmo mendigando para poderem sobreviver. Outros ainda com menos sorte, ficaram sepultos em solo italiano, até que foram transladados para o Mausoléu do Soldado Desconhecido no Rio de Janeiro, onde repousam para a eternidade. Razão por que, meu companheiro, ou mesmo meu amigo, se um dia for ao Rio de Janeiro, não deixe de visitar o Mausoléu onde repousam para a eternidade os companheiros que deram suas vidas pela Pátria. Entretanto, vá só, não leve ninguém consigo que é para não distrair-se em diálogos inoportunos, porque o lugar é só de preces. E mais do que isso, de recolhimento, unção e respeito. Vá e desça humilde e pequeno, mas contrito sempre, os degraus que o leva para a cripta do Mausoléu e sinta a emoção confrangir-lhe o peito, tomar-lhe a garganta e estreitá-la num ritus incontrolável. E, aos poucos, a cada olhar pelo cenário que ali desponta, haverá lágrimas pedindo para rolarem, e no tabernáculo do soldado desconhecido que não regressou, um silêncio profundo o envolverá. Ouvir-se-á apenas o rumorejar da água que cai do pequeno lago para o plano da tumba eterna. Então, você ouvirá meu companheiro, os passos da sentinela que ali transita na monotonia do quarto de hora, para lá e para cá, e tudo mais é silêncio. O silêncio da Morte, da História, da Pátria, da Vida. Todos e tudo reverenciam a memória que lpa se agasalha, a saudade do brasileiro que a boa terra distante pediu o sacrifício de sua vida. E ele deu. Vá lentamente, sem pressa, passando de urna a urna e leia os nomes que no mármore de Carará foram gravados para a eternidade do tempo. A nostalgia haverá de invadir o seu coração, e aquele silêncio o atordoará, fazendo-o meditar. Meditará sim, no sacrifício daqueles homens desconhecidos que deram, em oblação por aqui que os dedos não sentem os olhos não vêem, mas que no imo palpitam e que se chama dever, também chamado Pátria.Você ouvirá os passos da sentinela e no fundo do seu ser, ecoará uma voz dos ausentes, ali presentes, que gritam o milenar do Sentido Alerta, para que possamos responder: Alerta estamos dos que sabem vigiar e estar atentos.
Você companheiro ouvirá os passos da sentinela, e então, se pegará filosofando sobre a tranqüilidade da sua ingratidão e a ingratidão do seu esquecimento em visitar o Monumento. Será apenas um minuto de silêncio que nunca se apagará de sua memória, se o impulso que o convidou à peregrinação daquele templo de recordações mais do que tristes for o mesmo que marca nos verdadeiros homens, o instante em que eles se agigantaram para a posteridade. Você ouvirá apenas o Cântico das Águas a cair e os passos da sentinela. Caro companheiro ou amigo, faça então uma prece por eles e, a seguir, deixe o relicário eternal e vá redimir-se a conhecer a história dos moços que deixaram a terra e não retornaram.E, enquanto sobe os degraus rumo ao sol, certo de que na penumbra da cripta há mais luz que no átrio do monumento, lembre-se que aqueles homens, tão jovens e tão cheios de vida e ardor pela Pátria, porque sabiam que iam morrer, cantavam esperançosos o estribilho da Canção do Expedicionário:do
Expedicionário Campineiro Salvador Moreno
Antonio Monteiro da Silva


IMPLORO PELA PAZ


A humanidade anseia pela paz mais do que qualquer outra coisa. Por mais incrível que possa parecer dado ao enorme número de guerras e conflitos que ocorreram ao longo de toda a história humana, nenhum sentimento supera a vontade de estar perto das pessoas que são importantes para nós e ter a garantia de
que ninguém aparecerá para praticar maldades.
Mesmo tão ansiada e querida, a paz é algo raro de se obter. E, por ser um item raro, tem um preço alto para muitos. A frase famosa que diz: “Se anseia pela paz; prepara-te para a guerra”. É uma dura realidade que nossa história teima em esfregar constantemente em nossos rostos.
Mesmo assim, pergunte ao mais feroz combatente se ele não anseia pela paz? Pergunte as mães dos soldados que vão para frente de batalha; se elas não anseiam pela paz? Pergunte as esposas e filhos dos milhões que estão em combate, todos imploro pela paz. Nesse momento muitas vidas estão sendo ceifada pela guerra, muita ou milhões neste mundo estão nas mãos de bandidos sendo torturado, massacrados, humilhados, estuprados violentados sem poder fazer nada. Os parentes dariam tudo para estar ao lado do filho, do esposo, do irmão de um parente e porque não de um amigo o mesmo desconhecido, pois todos são irmãos e merece a paz e a felicidade.
Existem pessoas cheias de orgulhos, rancores, inveja, desejos impossíveis de conquistar, sem noções sobre o mundo que aguarda um estante para dar o bote para tirar proveito a seu benefício em nossa volta; tem gente que sempre encontra um motivo “verdadeiro” para odiar nosso semelhante. Seja porque ele é da religião “A” ou da “B”; seja porque ele mora no Brasil ou em outro país Seja porque a cor de sua pele é diferente da nossa ou mesmo porque, simplesmente, “algo” não nos inspira confiança nele.
A paz no mundo inda está muito distante, mas temos que acreditar nos homens do bem e como o bem sempre vence, podemos ter esperança que um dia iremos viver em um mundo onde só existirá paz, alegria e felicidade. A paz no mundo ainda não aconteceu porque em nosso meio existem os mais diferentes tipos humanos; ainda encontramos elementos que se deixam levar pela idiotice do ódio racial, religioso ou de qualquer outra natureza.
Quando o homem evoluir o suficiente para entender que pouco importa se seu semelhante é diferente do que ele, entender que todos são filhos do mesmo Pai, não importa se estamos orando de joelho em um tapete de veludo ou em terra batida, na frente de imagem sagrada ou olhando somente para o alem, o efeito é o mesmo, o que importa é a nossa intenção e a nossa fé. Tanto faz a cor da pele que ele possua, já que somos todos originários do mesmo pai, e que fronteiras são apenas riscos nos mapas sem qualquer importância espiritual.
Quando o grau de sabedoria chegar, não haverá necessidade de descobrir qual a religião que devemos seguir, nem mesmo em que pais são naturais, ou que raça humana pertenceu para Deus o que importa é a nossa fidelidade.
Historiador: Antonio Monteiro da Silva

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

ENTRE DOIS CAMINHOS

entre dois caminhos

ENTRE DOIS CAMINHOS

ENTRE DOIS CAMINHOS


Tenho a absoluta certeza que você vai gostar do que este texto esta comentando, vale apena você ler e analisar, é tudo que um ser humano gostaria de falar de se expressar e de acreditar que o mundo seria bem melhor se fosse seguido a risca o que abaixo está escrito. Se você está encontrando dificuldade nesta vida, não desista, siga lendo até o fim este texto. Obrigado amigo (a) por aceitar o nosso pedido. Nós seres humano quando nascemos damos início em uma longa caminhada a caminhada na vida, o que temos que saber é escolher qual o rumo que temos que andar, e para onde queremos ir. Temos em nossa frente vários
caminhos a seguir.
Em uma longa estrada a seguir, há varias estradas. Algumas floridas, com flores campestres, outras apenas gramadas, ou árvores frondosas, floridas, onde você pode descansar à sombra antes de continuar a caminhada. Há outras que nada apresentam apenas um descampado, com um ou outro arbusto minguado, quase sem folhas, que não nos dará o descanso necessário na caminhada da vida. Nessa estrada, você vê tudo ao longe, nada fica escondido, sob colinas, morros, tudo está à mostra. Não adiante escolher e achar que poderá mudar todos os aspectos desagradáveis. As coisas são o que são dificilmente consegue-se mudar. Essas comparações usando a natureza como exemplo é as escolhas de vida que queremos. E Quando experientes, sabemos qual o melhor caminho a seguir, aquele que nos dará uma vida tranqüila, com paz e beleza; sem experiência ou com espírito aventureiro, podemos
pegar um dos caminhos onde faríamos “grandes descobertas” e a vida teria muita ação. Ninguém quer uma existência monótona, sem graça, sempre a mesmice, o conhecido. É preciso algum movimento, uma surpresa, alguma coisa que nos dê alegria de existir. Nem sempre acertamos na escolha e a vida torna-se desgastada, sem motivo para alegrias, risos; nem falo em felicidade, pois essa é feita de momentos, e todos sempre têm de alguma forma um momento feliz. Mas não é uma constante na vida de ninguém, assim como a tristeza não deveria ser sempre presente. Chega um dia em que você se sente no meio do caminho. Deixou a estrada das tristezas que lhe acompanhou por longos anos, por alguma razão, que só você que sentiu pode saber a intensidade desse sentimento tão ruim, e na parte seguinte se apresenta um caminho normal, com algumas flores, um gramado verdinho, mas sempre haverá algum espinho, pois nada é perfeito. Mas você deverá já ter a consciência e maturidade para saber qual o caminho a tomar... Retomar a estrada das tristezas, já tão conhecidas, ou enveredar por novas tentativas de se encontrar em paz consigo mesmo, sem tantas aflições, sabendo afastar-se dos espinhos que poderão aparecer. Não é possível, e uma pessoa inteligente, não se permitirá voltar no tempo, nos momentos em que a felicidade tornou-se o tormento da vida. A perda sempre deixa marcas profundas, e essas, temos que com a cabeça no lugar, com pensamentos adultos, tentar caminhar para frente, ainda que temerosa, mas com a chance de renovação, de refazer uma vida inteira de momentos tristes e tentar buscar a paz interior e quem sabe, uma nova vida cheia de momentos agradáveis. Não há paraíso na Terra, mas isso não significa que tenham que haver apenas lágrimas, dores na alma e fica o desejo de passar para o outro lado da nova vida, tão desconhecida para
todos nos.Isso não é uma solução, é covardia. Erguer a cabeça, tentar novos rumos, ter e sentir novas experiências são o correto, e para isso basta iniciar e seguir em frente. Todos neste mundo merecem um dia achar a sua paz de Espírito, seu lugar bonito neste mundo e ser feliz, ter momentos de felicidade e amar viver com dignidade. No lugar onde eu moro encontrei um cacho do fruto de uma pequena árvore, chamada laranjeira quando florida ficava muito linda, e depois se abriam as frutas. Eu adorava observar essas árvores com suas flores e frutos também muito bonita e perfumada. Já que estamos nos apoiando na natureza para inlustrar este texo, vou me alongar mais um pouco e falar do exemplo da águia: A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos. Mas para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos ela está com: - As unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as suas presas das quais se alimenta. - O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil! Então, a águia só tem duas alternativas: Morrer Ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar.
Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas.
E só após cinco meses sai para o famoso vôo de renovação e para viver então mais 30 anos.
Eu trabalhei por muitas horas encima de um texto, tentando transmitir aos meus leitores o que eu achava de uma situação que envolve o ser humano na atual conjuntura espiritual social e humana, foi horas e horas. Até um belo dia navegando na internet achei uma matéria que falava tudo àquilo que eu queria, parecia que foi eu que escrevi de tanto que se assemelhava com o meu sentimento. Foi aí que resolvi então abandonar o que eu estava escrevendo e colocar no meu Blogger este texto. Quem fez essa matéria que me pedôe, porque não achei o nome de quem escreveu, gostaria imensamente de saber, caso o autor ou autora tomar conhecimento, favor acrescentar comentário no meu blogger.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O VALOR DO DINHEIRO

O VALOR DO DINHEIRO


O valor do dinheiro em nossas vidas. Bem, o dinheiro tem varias formas diferente, de ser importante, depende do ponto de vista de cada pessoa. o valor do dinheiro pode ser medido de acordo com o valor que agregamos a ele, de acordo com nossos interesses, nossos valores pessoais, nossas escolhas. O dinheiro estimula os desejos e as aspirações da maioria das pessoas. O dinheiro penetrou na religião, do patriotismo, e até mesmo no amor .Os ricos e os pobres lutam por dinheiro por vários motivos bem
diferentes. Mas o dinheiro faz a diferença e resolve muita coisa.
Eu acho que uma coisa é certa; Sem, dinheiro, não é possível viver, mas o dinheiro em excesso pode prejudicar as pessoas, quando elas não sabem usá-lo. Se a distribuição de renda fosse mais justa, não haveria tanta miséria no mundo. E os mais endinheirados nem cogitam de dividir o que possuem com ninguém, que não lhe tiro a razão, tem seus motivos, tanto que adquiriu com honestidade e trabalho. O dinheiro compra quase tudo só não compra a fineza, a educação o caráter, a honra, isso vem de berço, bom, isso ele não compra! Apesar de que muito trazem de berços estes predicados e no decorrer do caminho jogam fora. Além do mais a grande maioria das coisas materiais que existe hoje, é completamente dispensável. Eu pessoalmente, não preciso de caviar, escargot, roupas finas carros do ano de milhares de reais, grifes famosas e nem do luxo exacerbado que circula entre os ricos. Se eu tiver comida, casa, roupa decente, assistência médica e dentária. Lazer na medida do possível e a companhia de minha esposa já me dou por satisfeito. Tenho muita pena dos mais pobres, que por circunstâncias alheia a sua vontade lhe jogou no mundo, sem lenço e sem documento, que muitas vezes sofrem de fome e frio e miséria total, espiritual, material e psicológico. É por isso que não vejo com bons olhos o desleixo dos governos no que tange aos cuidados com o ser humano, em vez de se preocuparem mais com o homem se dedicam em descobertas não necessárias no bom convívio humano. Que tal implorar por um atendimento médico que não chega nunca? Que tal seu filho, que você luta por ensinar o bom caminho, passar meses sem ter aulas? Que tal precisar de uma cirurgia ou remédio que o Poder Público não
lhe fornece? Que tal procurar pelas autoridades, que nem lhe enxergam, quando você é violado nos seus direitos? AHH o dinheiro é bom... O dinheiro é a coisa mais importante do mundo. Ele representa o nosso esforço, o nosso trabalho sagrado a nossa multiplicação do que Deus nos confiou, o dinheiro representa: saúde, força, honra, generosidade e para as mulheres a beleza, do mesmo modo que a falta dele representa: doença, fraqueza, desgraça, maldade, Abandono, lares destruídos, depressão suicídios e por ai vai.
A ruindade pode, ser dos que manipulam o nosso dinheiro, concluímos com isso, que Dinheiro na nossa cultura é tudo, pelo menos para que se tenha uma vida digna de um ser humano. O dinheiro em alguns casos é mau, mas precisamos dele para viver, mas ele não deve ser o deus de nossa vida.
Para conseguirmos dinheiro ou algo na vida não é necessário, apenas força, profissão, dom ou talento, é preciso, acima de tudo, ter vivido um grande amor e manter-se líder, porque o maior líder é aquele que se mantém pequeno, extraindo força de sua humildade e experiência a benefício de seu semelhante.

Antonio Monteiro da Silva



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O CABOCLO PIONEIRO

O CABOCLO PIONEIRO


Hoje existe um grande interesse pela história da Região. Há 10 mil anos aqui existiam os índios e no século passado vieram os caboclos, os escravos, os portugueses e os espanhóis. Só apartir da década de 40 que os imigrantes alemães, italianos e poloneses, vindo do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, começaram a
povoar a região. Todavia existe um personagem desconhecido e pouco valorizado que é o caboclo. As etnias são estudas e agora surge o caboclo o “brasileiro”, ou “o luso-brasileiro”, Na região de Palmas e Guarapuava, antes de 1836, só existia is indígena ocupando esta terra. Mas apartir do fim da guerra do contestado, em 1912 os caboclos chegara a região. O caboclo é o resultado do escravo e do índio. Os caboclos se localizavam em Lagoa Vermelha, Vacarias, Lages, Palmas e Joaçaba. Com entrada das firmas colonizadoras na região, tornou-se difícil a vida dos caboclos. Cada vez mais foram empurrados para o interior. Dede 1940, chegaram às serrarias onde os caboclos eram aproveitados para os trabalhos mais humildes outros trabalhavam na extração na erva mate ou na criação de porcos “soltos” Chamavam também, nessa época, de safra dos porcos.
Com a crise da erva mate,em 1931, recomeçou a criação de porcos soltos e pequenas roças ocupavam o tempo dos caboclos. A safra de roças consistia nas derrubadas das mortas, queima da ária e plantio. De milho, arroz e abóbora. Com a entrada dos colonizadores de origem italianos e alemães tornou-se inviável a criação de porcos soltos. Para os italianos os caboclos eram intrusos e eram retirados pelos colonizadores. Os caboclos iam adiante e via as suas tradições religiosas serem destruídas. Como os caboclos não tinham dinheiro, vendiam as suas posses por qualquer quantia. Cada caboclo tinha um cavalo encilhado, um facão e dois revolver. Suas principais festas eram a de São Sebastião E da bandeira do Divino Espírito Santo. Para isto se preparava o ano todo, preparavam poços, preparava doces e compravam roupas especiais. Com a entrada das capelas os caboclos se desestruturaram na vida da fé simples e o clima de então desapareceu, o papel de promessas acabou. Havia também a mesada dos inocentes, realizado no dia Santo Protetor, como pagamento da graça alcançada. Mas, como as festas nas capelas visavam obter fundos para a igreja ou escola, com uma centralização dos recursos sem nem uma redistribuição, as participações dos caboclos era insignificante nestas festas oficiais.
Havia entre os caboclos a alegria, a fartura e a solidariedade, este aspecto impõe ao presente, onde é cada um por si, onde os serviços são cobrados, e a terra ninguém sede. Estes fatos fizeram com que os brasileiros, os caboclos, fossem considerados estrangeiros em sua própria terra. Cultivava a fé no profeta João Maria (ou São João Maria), monge João Maria Agostini, um profeta que caminhava pelo mundo. Para os caboclos existem muitos conflitos com a igreja católica, mas eles não falam por serem muito humildes. Com a chegada das cidades, e do progresso, os caboclos foram se retirando para o Mato Grosso, Rondônia e outros para o Paraguai. Alguns continuaram resistindo em regiões de difícil acesso, nas margens dos rios, nas favelas e até nos assentamentos. Alguns se tornaram pequenos proprietários e não admitem serem chamados de caboclos. Aqueles que conseguiram estudar e se formar nas faculdades, hoje pensam diferente dos seus ancestrais. Alguns residem nos assentamentos dos sem terras.
Sua memória merece ser recuperada por ser um pioneiro esquecido e porque foi um desbravador regional.
Monsenhor Natalício José Weschenfeder
Livro: Nossa Terra Nossa Gente - Clevelândia